Cineteatro Eduardo Brazão, Vila Nova de Gaia

Realizados entre 14 e 16 de Novembro de 2005, estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impacte face às obras de requalificação do Cineteatro Eduardo Brazão, em Vila Nova de Gaia. Situado na esquina das ruas Isabel Muller de Mesquita e Amadeu Santos, na freguesia de Valadares, este espaço foi construído em 1928, constituindo um expoente máximo da Arte Nova.

Os objectivos específicos da intervenção visaram o diagnóstico do potencial arqueológico local, com vista à determinação de eventuais medidas minimizadoras, no âmbito de uma abordagem preventiva. Procedeu-se então à abertura de três sondagens arqueológicas de diagnóstico num total de cerca de 12m2, cuja implantação no terreno pretendeu cobrir a área de uma forma global, procurando de igual forma obter uma amostragem da estratigrafia do terreno.

Constatou-se a inexistência de quaisquer vestígios arqueológicos estruturais, sendo o espólio pouco significativo e de cronologia marcadamente contemporânea. A realização das sondagens diagnóstico permitiu concluir da não existência de vestígios arqueológicos, não se preconizando a aplicação de outras medidas de mitigação decorrentes do projecto.

Cofinanciado por: