Chafariz das Terras, Alto da Cova da Moura

A ERA-Arqueologia concretizou trabalhos de conservação e restauro nas cantarias e elementos metálicos do conjunto arquitectónico “Chafariz das Terras”, localizado no Alto da Cova da Moura. A intervenção foi realizada durante o Inverno de 2008/2009, tendo sido acompanhada pela Câmara Municipal de Lisboa.

O conjunto arquitectónico encontrava-se coberto de grafitis, com excepção de alguns locais. Constatou-se alguma colonização biológica, sendo esta mais intensa na parte superior do corpo principal, mais exactamente os dois pináculos, o medalhão central e grande parte dos dois pilares laterais. Além disso, todos os elementos metálicos estavam afectados por oxidação.

Chafariz (antes).          

Para a concretização desta intervenção foram levados a cabo os seguintes trabalhos: caracterização genérica e registo antes, durante e no final dos trabalhos de todo o conjunto; limpeza, abertura e fecho de juntas, remoção de grafitis, colagem e protecção dos elementos pétreos.

Os objectivos propostos para esta intervenção foram alcançados. Observou-se que a zona envolvente estava notoriamente vandalizada por acção do grafiti, mais concretamente nas fachadas de prédios e muros. Devido a este facto, pensámos ser essencial a criação de agentes dissuasores como, por exemplo, uma boa iluminação do local e uma vigilância regular.

Chafariz (depois).

Em relação à manutenção, aconselhámos a execução de uma nova acção intensa de limpeza, reforço de protecções e verificação das juntas volvidos cinco anos, caso não se verificasse a existência de acções de vandalismo.

Cofinanciado por: