Marinha Baixa, Cacia (Aveiro)

As sondagens arqueológicas de emergência realizadas na Marinha Baixa, em Cacia (Aveiro), decorreram entre os dias 10 de Janeiro e 9 de Junho de 2000. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia na sequência da detecção de vestígios arqueológicos no contexto das acções de acompanhamento de remoções de terras empreendidos, desde Janeiro de 1999, no âmbito da implementação do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro (SIMRIA).

Tiveram por objectivos genéricos a minimização dos impactes negativos resultantes da implementação do SIMRIA sobre o património arqueológico existente neste espaço, assim como a prevenção relativamente a eventuais situações de risco passíveis de interferir sobre o equilíbrio do arquivo de terra jazente na Marinha Baixa.

A intervenção registou a presença de duas estruturas arquitectónicas, em associação a determinados contextos arqueológicos – eventualmente tardo-romanos/medievais – denotando a irrefutável importância da Marinha Baixa do ponto de vista patrimonial. Refira-se também que, apesar destas sondagens constituírem um processo em curso e terem um carácter transitório, foi possível enumerar um conjunto de estratégias de investigação futura.