Herdade do Roncão (Descritor Património), Parque Alqueva

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no âmbito do Descritor Património do processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Parque Alqueva decorreram em Novembro de 2008. Foram realizados trabalhos de prospecção sistemática nas Parcelas P12R, P13R, P14R, P15R, P16R e acessos Sul da Herdade do Roncão.

Nas parcelas P12R e P16R foram identificados os seguintes sítios: Monte Roncão 1(nº 17), Monte Roncão 20 (nº 26), Monte Roncão 2 (nº 28), Monte Roncão 3 (nº 36); na Parcela P15R foram identificados materiais cerâmicos (Monte Roncão 27, nº 39); e, por fim, nas áreas das Parcelas P14R, P13R e da rede viária Sul não foram identificados vestígios arqueológicos.

Quando localizado um sítio dentro da área de afectação, procedeu-se ao seu registo fotográfico, georeferenciação com um aparelho tipo GPS, localização cartográfica e preenchimento de uma ficha descritiva de sítio. Sempre que possível procurou-se contactar com a população local.

Como medida de minimização sugeriram-se medidas específicas para cada um dos elementos a afectar e, genericamente, a realização de acompanhamento arqueológico sempre que ocorressem acções de desmatação, escavação ou movimentações de terras.