Caracterização Situação de Referência

Calçada das Necessidades, nº 48/50-52, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e de minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de movimentações de terras na Calçada das Necessidades.

IC17 – CRIL, lanço Buraca / Pontinha

Esta intervenção respeitou às especificações de salvaguarda do património cultural, directa ou indirectamente afectado no decurso das actividades de construção da CRIL, sublanço Buraca/Pontinha.

Escultura “As Três Graças”, Praça de Londres, Lisboa

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro na escultura “As Três Graças”, localizada na Praça de Londres.

Edifício da Calzedonia, Rossio, Lisboa

A ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de caracterização da técnica construtiva, estado de preservação e proposta de intervenção das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos no edifício da Calzedonia.

Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa

A ERA levou a cabo a caracterização da técnica construtiva e do estado de preservação das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos existentes no edifício, realizando posteriormente trabalhos de conservação e restauro.

Conservação de bens arqueológicos, Museu de Torres Vedras

O objectivo da intervenção foi restituir a forma física de dois fragmentos de bordo de vasos campaniformes provenientes do sítio arqueológico Castro de Santiago.

Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, descritor de Arqueologia e Património

Referentes ao descritor de Arqueologia e Património concernente ao Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, estes trabalhos foram adjudicados à ERA pela Aires Mateus e Associados e decorreram em Novembro de 2012.

Rua do Boqueirão Duro e Rua D. Luís I, Lisboa

Esta intervenção visou a elaboração de um Plano de Atuação Arqueológica que permitisse aferir do potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do Edifício Sorel, definindo diferentes áreas de sensibilidade arqueológica.

Rua da Graça, Lisboa

Na impossibilidade da observação do grau de afetação eventual sobre património na área de incidência deste projeto, foi adotada como medida mínima de minimização o registo fotográfico e descritivo do estado de situação.

Largo de São Julião, 15-19, Lisboa

Considerou-se adequado e vantajoso proceder a um estudo detalhado da arquitetura do edifício e, também, realizar uma avaliação aprofundada do estado de conservação dos elementos constituintes do mesmo.

Empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Odivelas

Estes trabalhos decorrem de uma solicitação da Câmara Municipal de Odivelas relativamente à Empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Odivelas, mais concretamente na Rua Neto, que decorria sem trabalhos arqueológicos.

Rua Serpa Pinto, n.º 96, Faro

Esta intervenção consistiu na elaboração de uma Caracterização de Situação de Referência relativa à reabilitação urbana de uma moradia localizada na Rua Serpa Pinto, n.º 96, em Faro.

Torre do Esporão, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

A ERA levou a cabo a observação do estado de preservação da exposição sobre o Complexo Arqueológico dos Perdigões instalada no piso térreo da torre medieval da Herdade do Esporão.

Cofinanciado por: