Castelo Branco

Requalificação da zona envolvente da Sé de Idanha-a-Velha (Castelo Branco)

Esta intervenção surgiu no âmbito da requalificação da zona envolvente à Sé de Idanha-a-Velha. Os trabalhos realizados nas várias frentes de obra permitiram identificar várias estruturas arqueológicas de diferentes graus de interesse arqueológico.

Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira, Castelo Branco

No âmbito de um estudo de impacto ambiental, relativo ao Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira, a ERA Arqueologia procedeu ao levantamento do Património Arqueológico e Histórico Construído inserido na sua área.

Sub-Estação de Penamacor

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais decorrentes da empreitada de desmatação e movimentação de terras.

Linha de Muito Alta Tensão Penamacor-Ferro

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se na perspectiva de minimização de impactes patrimoniais decorrentes da empreitada de desmatação e movimentação de terras para a implantação da Linha de Muito Alta Tensão Penamacor-Ferro a 220 kW.

Parque Eólico de Penamacor 3 A

Esta intervenção consistiu no reconhecimento prévio da localização dos apoios, prospecção e acompanhamento da abertura de fundações de três aerogeradores do Parque Eólico de Penamacor 3 A.

Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados que corresponderiam a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local.

AAE da área industrial de Vila Velha de Rodão

Os objectivos da intervenção foram os seguintes: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de estudo; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; e identificar valores patrimoniais que pudessem integrar um plano estratégico.

Rua Direita, nº1 – Casegas, Covilhã

Os trabalhos apresentaram-se com o intuito de avaliar o potencial arqueológico do local ou como medida preventiva dos impactos das obras de construção civil.

Rua Camilo Castelo Branco, Alcabideche (Cascais)

No âmbito do projeto de execução de edificação de moradias unifamiliares, preconizou-se a realização de um diagnóstico arqueológico através da implantação de seis sondagens.

Cofinanciado por: