Levantamentos topográficos e Arquitectónicos

Moinhos de Água, Alqueva

A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.

Cisterna da Fortaleza de Ouguela (Campo Maior)

Os trabalhos arqueológicos efectuados na Cisterna da Fortaleza de Ouguela enquadraram-se no Projecto de Salvaguarda e Revalorização do Castelo e Fortificações de Ouguela.

Calçada Bento Rocha Cabral, nº 1, Lisboa

A ERA Arqueologia procurou determinar o percurso do Aqueduto das Águas Livres no subsolo de uma área específica, modo que as obras de remodelação de um edifício pudessem ser estruturadas de forma a não afectar o monumento.

Rua das Flores, nº 59 (Pavimento), Lisboa

No âmbito dos trabalhos arqueológicos que decorreram neste edifício, procedeu-se ao registo gráfico de um pavimento em seixo com motivos bicromáticos (azul escuro e branco), posto a descoberto com o levantamento do pavimento hidráulico existente na entrada do imóvel.

Azenha 1, Quinta da Charneca, Óbidos

Esta intervenção consistiu no levantamento topográfico para o sítio designado por Azenha 1, identificado na fase das prospecções arqueológicas que tinham por objectivo a identificação de realidades com interesse arqueológico ou etnográfico, no âmbito da construção da Barragem de Óbidos.

Ponte dos Ingleses - Barragem de Óbidos

As acções realizadas no sítio Ponte dos Ingleses resultaram da elaboração de um conjunto de medidas de minimização, predefinidas no âmbito da apresentação do Relatório de Prospecções Arqueológicas na Barragem de Óbidos, aprovado pelo Instituto Português de Arqueologia.

Antiga Casa da Câmara de Alverca

As acções arqueológicas programadas visaram a identificação e levantamento das realidades estratigráficas visíveis (paredes e abóbodas) e não rebocadas do imóvel.

Ponte da Ribeira de Jardas, Cacém

Os trabalhos arqueológicos na ponte sobre a Ribeira de Jardas, Cacém, enquadraram-se no âmbito da sua salvaguarda patrimonial e arqueológica durante a intervenção do programa Polis no Cacém.

Imóveis Arquitectónicos e Arte Rupestre (preservação), Sabor

A preservação in situ dos imóveis arquitectónicos e maciços com arte rupestre inseriu-se no cumprimento das medidas de minimização do RECAPE do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, em conformidade com o estabelecido na DIA.

Muralha de Praia da Vitória, Terceira, Açores

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área adjacente à Muralha da Frente Marginal da Praia da Vitória, assim como a Caracterização do Estado de Conservação e Proposta de Recuperação deste monumento.

Mosteiro Jesuíta de Carcavelos – Quinta da Alagoa

Esta intervenção visou dar resposta a uma solicitação da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do projecto de valorização do Mosteiro Jesuíta de Carcavelos.

Rua do Chafariz/Rua do Olival, Lote 1, Via Rara, Santa Iria da Azóia

A ERA foi solicitada para elaborar uma descrição tão aprofundada quanto possível das construções anteriormente existentes no terreno sito na Via Rara, Santa Iria da Azóia.

Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira

O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.

Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado

Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.

Cofinanciado por: