Infraestruturas Comerciais

Almoinhas

A intervenção da Era Arqueologia S.A. enquadra-se numa perspetiva de prevenção e minimização de impactes sobre contextos arqueológicos afetos à obra da LIDL & Companhia, em Loures, correspondente ao sítio Romano da Villa das Almoinhas.

Diagnóstico arqueológico no Largo São João de Deus, Óbidos

Foram realizadas sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de reabilitação de edifício para espaço de restauração e bebidas no centro histórico de Óbidos. A sua realização permitiu confirmar o potencial arqueológico do local.

Acompanhamento Arqueológico da Mina de Castelo Ventoso, Alcácer do Sal

Trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados na Mina de Castelo Ventoso, Alcácer do

Antiga praia de Santos, Lisboa

Os vestígios da antiga fábrica metalúrgica Vulcano e Colares, cuja actividade no local remonta a meados do século XIX, foram os primeiros a emergir das escavações arqueológicas recentemente concluídas na zona da Boavista, em Lisboa. Mas para lá dessas marcas, os arqueólogos localizaram também várias estruturas e materiais associados a um passado bem mais longínquo: o da praia que ali existiu, antes da construção do aterro que veio a conquistar terreno ao rio.

Leroy Merlin (Loulé)

Os trabalhos arqueológicos adjudicados à Era-Arqueologia S.A. pela BRIMOGAL, S.A., decorreram entre os dias 26 de Dezembro de 2016 a 19 de Janeiro de 2017, numa acção de emergência decorrente da construção de um empreendimento comercial pertencente à cadeia de bricolage Leroy Merlin.

Zona Industrial de Oliveira de Azeméis

Este projecto surgiu no âmbito de prospecções sistemáticas efectuadas numa propriedade localizada na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis, freguesia de Santiago de Riba-Ul.

Electrofer 4, Marinha Grande

efectuou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) para a edificação da Electrofer 4 – instalação de tratamento de superfícies metálicas.

Pedreira de Vale da Pedreira, Rio Maior

Estes trabalhos arqueológicos de prospeção visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida por este empreendimento.

Tipografia Mirandela, Loures

Os labores desenvolveram-se em três fases: pesquisa prévia sobre a área em estudo; prospecções sistemáticas nas áreas de afectação pela edificação da Tipografia e respectiva ligação à REN (vala subterrânea); elaboração de parecer técnico sobre os elementos patrimoniais identificados, avaliação de impactes e propostas de medidas de minimização.

Parque de Campismo ZMar, concelho de Odemira

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção arqueológica e avaliação de impactes no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental para o Parque de Campismo ZMar.

Fábrica de cal Calcidrata, Alcanene

Os trabalhos consistiram numa recolha bibliográfica respeitante à área em estudo e na prospecção da área abrangida pelo empreitada, tendo como objectivo a identificação de património arqueológico e arquitectónico.

Área de Protecção da Villa das Almoínhas, Loures (3ª intervenção)

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e minimização de impactes sobre eventuais contextos arqueológicos detectados em área a ser afectada pela construção de uma escadaria afecta à obra da LIDL & Companhia.

Pedreira do Pé da Pedreira, Alcanede – Rio Maior

Os trabalhos desenvolvidos tiveram como objectivo a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto da futura pedreira do Vale da Pedreira, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização do mesmos.

AMS – Fábrica de Papel, Chamusca

Os objectivos da intervenção foram inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação, avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas e avaliar o impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto.

Área Industrial de Santa Margarida, Tavira

Os trabalhos de diagnóstico arqueológico efectuados no âmbito da empreitada de construção da Área Industrial de Santa Margarida enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face às movimentações de terras previstas.

Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados que corresponderiam a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local.

CC Dolce Vita, freguesia de Dume, Braga

A intervenção consistiu no acompanhamento permanente de todas as movimentações de terras e de outras acções que pudessem ter afectação do subsolo ou de elementos de carácter patrimonial.

Pedreira de Vale das Pedras, Cadaval

Os trabalhos executados no âmbito do EIA da Pedreira Vale das Pedras consistiram na realização de prospecções sistemáticas na área prevista para a ampliação da exploração da pedreira, área envolvente e respectiva avaliação do quadro de referência.

Quintas dos Poços e de São Pedro de Gramacho, Lagoa

O objectivo foi inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação e avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas.

Empreendimento Artenius PTA - Sines

O acompanhamento arqueológico teve como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação da fábrica de PTA e infraestruturas adjacentes.

Herdade do Roncão, Reguengos de Monsaraz, Monte Roncão 8

No âmbito do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projecto do Campo de Golfe do Monte Roncão D’El Rey, foram realizados trabalhos de diagnóstico arqueológico no sítio do Monte Roncão 8.

Loja IKEA de Loures

A ERA realizou trabalhos de acompanhamento arqueológico para a Empresa Soares da Costa S.A. no âmbito da construção da Loja IKEA de Loures.

Loja IKEA de Loures (2ª intervenção)

As sondagens de diagnóstico arqueológico enquadraram-se na sequência da identificação de vestígios de interesse patrimonial durante o acompanhamento arqueológico.

Loja Leroy Merlin, Matosinhos

A abertura de valas nas duas zonas de obra foi alvo de acompanhamento minucioso e permanente, de forma a salvaguardar as realidades de potencial interesse arqueológico.

Pedreira do Cabeço da Giesteira, Alcanede, Santarém

Esta intervenção teve como objectivo proceder ao levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Pedreira do Cabeço da Giesteira.

Pedreira de Casal Farto, Casal Farto, Ourém

Estes trabalhos consistiram no levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da ampliação da Pedreira de Casal Farto.

Loja IKEA de Loures (3ª intervenção)

A intervenção arqueológica realizada entre 11 e 19 de Fevereiro de 2010 na Rotunda 3 do empreendimento da Loja IKEA de Loures resultou do acompanhamento arqueológico que integrou as obras deste estabelecimento desde Fevereiro de 2009.

Loja IKEA de Loures (4ª intervenção)

O acompanhamento arqueológico efectuado no âmbito da empreitada de acabamentos do IKEA de Loures compreendeu a decapagem do terreno e a abertura de valas para colocação de tubagens e cabos eléctricos.

Fábrica de Cerâmica Coelho da Silva, Porto de Mós

Esta intervenção teve como objectivo realizar a componente de Património no âmbito do EIA da ampliação da Fábrica de Cerâmica, implicando a prospecção sistemática da área de incidência do projecto.

Campo de Golfe de Palmares, Lagos

No âmbito da construção do Campo de Golfe de Palmares, estas sondagens de diagnóstico corresponderam à execução de um conjunto de medidas de minimização de impacte/caracterização patrimonial a aplicar neste local.

Rua das Grutas, Alapraia, Cascais

Programaram-se trabalhos arqueológicos de diagnóstico que visaram a caracterização preliminar do potencial científico e patrimonial dos eventuais contextos arqueológicos presentes no local.

Parque de Golfe Jardim Original, Lagos

Realizaram-se trabalhos de prospecção sistemática na futura área do Parque de Golfe, com vista à elaboração do descritor Património a integrar o Estudo de Impacte Ambiental.

Edifícios da APDL, Leça da Palmeira, Matosinhos

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala (extensão de 7 metros e profundidade de cerca de 70 centímetros), com recurso a meios mecânicos e manuais.

Jumbo de Sintra, R. Francisco Lyon de Castro e Av. Raul Solnado, Mem Martins

Estes trabalhos arqueológicos de prospeção e acompanhamento decorreram no âmbito da empreitada de construção do Jumbo de Sintra.

Loteamento do IKEA de Loulé

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram realizados no âmbito do empreendimento do Loteamento do IKEA de Loulé.

Cofinanciado por: