Investigação Arqueológica e Patrimonial

Complexo Arqueológico dos Perdigões

Classificado como Monumento Nacional, os Perdigões são um grande complexo arqueológico, abrangendo uma área de cerca de 20 ha, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio.

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Palácio dos Lumiares

A intervenção no Palácio dos Lumiares decorreu de um projeto de reabilitação do edifício que permitiu vislumbrar a presença de um contexto cronologicamente situado entre o Mesolítico e o Neolítico Antigo.

Altas Moras 1 - Bloco 5

O sítio das Altas Moras 1 confirmou-se a ocupação daquela plataforma por comunidades que usavam recipientes cerâmicos de fabrico manual. Foram detectadas algumas estruturas arquitectónicas, como muros e lajeados, mas, ainda não é perceptível a organização espacial do habitat, nem é possível estabelecer uma cronologia para esta ocupação, ou relacionar os dados de superfície com a informação recolhida durante a escavação dos contextos.

Altas Moras 2 - Bloco 9

Embora a expectativa inicial fosse realizar uma escavação arqueológica num povoado, os resultados desta intervenção nas Altas Moras vieram confirmar a existência, neste local, de uma necrópole do Bronze Pleno, formada por duas sepulturas, e indicar a presença de um povoado, de cronologia indefinida, nas suas imediações.

Antiga praia de Santos, Lisboa

Os vestígios da antiga fábrica metalúrgica Vulcano e Colares, cuja actividade no local remonta a meados do século XIX, foram os primeiros a emergir das escavações arqueológicas recentemente concluídas na zona da Boavista, em Lisboa. Mas para lá dessas marcas, os arqueólogos localizaram também várias estruturas e materiais associados a um passado bem mais longínquo: o da praia que ali existiu, antes da construção do aterro que veio a conquistar terreno ao rio.

Ponte Romana da Catribana, Sintra

Os trabalhos arqueológicos realizados na Ponte da Catribana, Sintra no âmbito do Projecto de Recuperação da Ponte e Calçada romanas da Catribana – Freguesia de São João das Lampas, Sintra

Moinhos de Água, Alqueva

A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.

Projecto POTOR, Povoado da Torre, Cacia

Este projecto de investigação visou avaliar o potencial arqueológico do Povoado da Torre – no contexto da rede de povoamento da região do Baixo Vouga e no âmbito da ocupação romana do território português – dando sequência a uma série de trabalhos realizados pela ERA, em Cacia, desde Janeiro de 1999.

Rua das Janelas Verdes, edifício nº 3 a nº 7

A ERA-Arqueologia levou a cabo o levantamento histórico, de carácter bibliográfico, sobre a área abrangida por um novo empreendimento imobiliário, e um plano de prevenção para impactes patrimoniais negativos.

Albufeira de Venda Velha, Palmela

No âmbito da realização do Plano de Pormenor da Albufeira da Venda Velha foram realizados trabalhos de levantamento e avaliação do património histórico, arqueológico e etnográfico existente nessa propriedade.

Núcleos arquitectónicos no Hospital de Sant’Ana, Parede

Os trabalhos de análise e avaliação patrimonial de dois núcleos arquitectónicos resultaram da necessidade de analisar e avaliar em termos patrimoniais e científicos os dois conjuntos estruturais, com vista à sua gestão futura.

Área de Protecção da Villa das Almoínhas, Loures (3ª intervenção)

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e minimização de impactes sobre eventuais contextos arqueológicos detectados em área a ser afectada pela construção de uma escadaria afecta à obra da LIDL & Companhia.

Linha Portimão-Tunes (REN)

Durante esta intervenção realizaram-se consultas bibliográficas, prospecções sistemáticas, acompanhamento permanente de todas as movimentações de terra, relatórios mensais de progresso, e verificação da conformidade dos trabalhos no final destes.

Empreendimento turístico Alfamar, Albufeira

Os trabalhos desenvolvidos visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto do futuro empreendimento turístico Alfamar, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização dos mesmos.

Inventário do Património numa propriedade em Machico e Santa Cruz, Madeira

Esta intervenção consistiu na inventariação de património numa propriedade de cerca de 20 ha, desenvolvendo-se acções de pesquisa bibliográfica e documental e prospecções sistemáticas na área de estudo.

Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados que corresponderiam a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local.

AAE da área industrial de Vila Velha de Rodão

Os objectivos da intervenção foram os seguintes: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de estudo; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; e identificar valores patrimoniais que pudessem integrar um plano estratégico.

Quintas dos Poços e de São Pedro de Gramacho, Lagoa

O objectivo foi inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação e avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas.

Carta Arqueológica de Vila do Bispo

Esta intervenção visou uma actualização da Carta Arqueológica do concelho de Vila do Bispo e constituiu uma base fundamental para futuros projectos de inventariação, estudo, digitalização e divulgação do património arqueológico.

Rua das Taipas, 71-77, Porto

A ERA-Arqueologia realizou o estudo histórico deste imóvel, situado numa área de elevada sensibilidade patrimonial, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia de diversos fortes pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço

A ERA levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e o plano de recuperação do Forte do Alqueidão, pertencente ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Rua dos Machadinhos, 34-38 (e zonas envolventes), Lisboa

Esta intervenção consistiu na realização de pesquisa histórica para a avaliação do potencial arqueológico do edifício sito na Rua dos Machadinhos.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça de D. Luís, Lisboa

Em 2011, realizou-se um diagnóstico arqueológico no âmbito da construção do Parque. Posteriormente, foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, destacando-se quatro estruturas portuárias. Mais tarde, em 2013, foi identificado um contexto arqueológico que faz recuar até à época Romana os vestígios de utilização/ocupação desta área.

Calçada Marquês de Abrantes, nº 104-108, Lisboa

A ERA levou a cabo, em 2010, trabalhos de pesquisa histórica sobre o edifício sito no nº 104-108 da Calçada Marquês de Abrantes, localizado na freguesia de Santos-o-Velho.

Rua do Passadiço, 26-30, Lisboa

Da análise de documentação e na sequência da pesquisa realizada no Arquivo Histórico Municipal, pudemos concluir que o imóvel já existia no final do séc. XIX.

Pousada de Óbidos, Rua do Castelo, nº 1, Óbidos

A ERA levou a cabo, em 2011, o parecer técnico relativo ao projecto de ampliação da Pousada de Óbidos na área do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Rua Ferreira Borges, 99 a 105, Lisboa

Pretendeu-se determinar a relação espacial entre o Aqueduto das Águas Livres e o lote de terreno entre os números 99 a 105 da Rua Ferreira Borges, de forma a poder-se aferir da eventual afectação do aqueduto por um projecto previsto para o local.

Hotel Project Lisboa, Avenida da Liberdade, 136, Lisboa

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação do potencial científico do local afecto à construção do Hotel Project Lisboa.

Largo da Academia Nacional das Belas Artes, nº 1, Lisboa

Efectuaram-se trabalhos de pesquisa histórico-arqueológica no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício nº 1 do Largo da Academia Nacional das Belas Artes.

Carta Arqueológica do Concelho de Peniche

O objectivo foi actualizar informação referente a 26 sítios constantes da Carta Arqueológica do Concelho de Peniche e, também, prospectar 4 áreas previamente definidas como sensíveis devido à sua posição no território.

Rua Nova do Desterro, 16, Lisboa

Esta intervenção consistiu na definição de um Plano de Actuação Arqueológica que permitisse aferir o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do imóvel.

Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente Pina Manique, Lisboa

A ERA levou a cabo um estudo para a compreensão da evolução e da história do Palácio Visconde da Graça, situado no Largo do Intendente Pina Manique, 32-39, e das particularidades arquitetónicas que o caracterizam.

Santa Suzana, Redondo, Évora

No âmbito do projecto de investigação Santa Suzana Archaeological Program 2017, estas acções arqueológicas foram adjudicadas à ERA pela PortAnta Associação de Arqueologia Ibérica.

Avenidas 24 de Julho e da Índia e Rua João de Oliveira Miguens, Lisboa

No quadro de um projecto imobiliário a implementar na zona de Alcântara, levou-se a cabo uma pesquisa histórico-arqueológica sobre a área de incidência e envolvente.

Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira

O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.

Sepulcro 2 do Povoado dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

Estes trabalhos arqueológicos e de gabinete surgiram na continuidade dos que se desenvolveram no projecto “Ambientes Funerários no Povoado dos Perdigões” e que permitiram intervencionar integralmente o Sepulcro 1 e iniciar os trabalhos de investigação no Sepulcro 2.

Rua do Recolhimento, 38, Lisboa

No ano de 2008, efectuou-se um breve enquadramento histórico-arqueológico da Rua do Recolhimento e área envolvente resultante da compilação compilação de dados existentes para a área em estudo, através da recolha da bibliografia geral e específica.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM de Porto de Mós – Descritor Património

A ERA desenvolveu acções de pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal de Porto Mós.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM da Calheta, Madeira

A ERA realizou a pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal da Calheta.

Estação Fotovoltaica do Baixo Alentejo, Mombeja, Beja

Os objectivos desta intervenção consistiram na identificação, inventariação, localização e avaliação relativa aos elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial construído conhecidos para a área em estudo.

Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado

Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.

Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, descritor de Arqueologia e Património

Referentes ao descritor de Arqueologia e Património concernente ao Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, estes trabalhos foram adjudicados à ERA pela Aires Mateus e Associados e decorreram em Novembro de 2012.

Plano de Urbanização da Entrada Norte da cidade de Setúbal

Na fase inicial foi efetuado um levantamento bibliográfico, cartográfico e documental dos sítios arqueológicos localizados na proximidade da área de afetação. Posteriormente, realizou-se a prospeção sistemática de toda a área a intervencionar.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Príncipe Real, Lisboa

Estes trabalhos decorreram no âmbito do planeamento e licenciamento de um projeto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo localizado na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

Palácio Ficalho, Rua dos Caetanos n.º 18-20, Lisboa

O Palácio Ficalho integra a lista de bens de interesse municipal e outros bens culturais imóveis do PDM, encontrando-se os projetos de arquitetura sujeitos a parecer vinculativo da administração do património cultural.

Hospital CUF TEJOS, Lisboa

A ERA-Arqueologia definiu um Plano de Atuação Arqueológica com o intuito de verificar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto no Hospital CUF TEJOS.

Empreendimento Alcântara Rio, Lisboa

A ERA-Arqueologia elaborou um Plano de Atuação Arqueológica com vista a averiguar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto Empreendimento Alcântara Rio.

Quinta de Santa Catharina de Ribamar, Cruz Quebrada, Oeiras

De modo a dar resposta à necessidade de determinar o valor patrimonial, a ERA levou a cabo a caracterização histórico-arqueológica e identificação de elementos patrimoniais da quinta de Santa Catharina.

Cofinanciado por: