Licenciamento Arqueológico de Obras

Complexo Arqueológico dos Perdigões

Classificado como Monumento Nacional, os Perdigões são um grande complexo arqueológico, abrangendo uma área de cerca de 20 ha, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio.

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves

Esta intervenção teve como objectivo principal a realização de sondagens de diagnóstico no sentido de compreender o potencial científico e patrimonial deste espaço, tendo em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização relativamente aos trabalhos de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves levados a cabo pelo Programa Polis de Silves.

Mercado da Ribeira

A intervenção arqueológica no Mercado da Ribeira, pertencente à freguesia de S. Paulo em Lisboa, trouxe algumas conclusões sobre a ocupação do espaço onde, nos inícios do Século XX, foi construído o atual Mercado da Ribeira.

Convento das Bernardas

Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo convento das Bernardas, Tavira, permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense nos inicios do século XVI até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.

Mercador - Bloco 5

O povoado do Mercador apresenta um potencial científico imensurável para o estudo do povoamento do 3º milénio a.C. na bacia do Guadiana, nomeadamente da sua margem esquerda.

Almoinhas

A intervenção da Era Arqueologia S.A. enquadra-se numa perspetiva de prevenção e minimização de impactes sobre contextos arqueológicos afetos à obra da LIDL & Companhia, em Loures, correspondente ao sítio Romano da Villa das Almoinhas.

Casa do Governador, Belém, Lisboa

A unidade romana de produção de preparados de peixe da Casa do Governador da Torre de Belém é um complexo edificado em uma única fase de construção, de planta regular, com uma área total de 1525,08 m².

Marinha Baixa

No decurso do acompanhamento das obras, a cargo da SIMRIA S.A., de implantação do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro e por deliberação do, já extinto, Instituto Português de Arqueologia, a Marinha Baixa foi objeto da realização de cinco sondagens arqueológicas efetuadas em duas fases nos anos de 1999 e 2000.

Praça Rodrigues Lobo

A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que insere-se no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização e, consequentemente, representa um contributo para o estudo das necrópoles deste período.

Barragem dos Minutos

Projecto de coordenação geral dos trabalhos arqueológicos que decorreu no âmbito de prevenção e minimização de impactes sobre o património arqueológico. Resultaram, deste âmbito, inúmeras intervenções a diversos níveis nos sítios localizados na área afectada pela obra.

Parque da Cidade de Lagos

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados em Lagos, na área a afectar pelas obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo, Parque da Cidade/ Anel Verde, da responsabilidade do Consórcio EL, S.A.

Palácio dos Lumiares

A intervenção no Palácio dos Lumiares decorreu de um projeto de reabilitação do edifício que permitiu vislumbrar a presença de um contexto cronologicamente situado entre o Mesolítico e o Neolítico Antigo.

Altas Moras 1 - Bloco 5

O sítio das Altas Moras 1 confirmou-se a ocupação daquela plataforma por comunidades que usavam recipientes cerâmicos de fabrico manual. Foram detectadas algumas estruturas arquitectónicas, como muros e lajeados, mas, ainda não é perceptível a organização espacial do habitat, nem é possível estabelecer uma cronologia para esta ocupação, ou relacionar os dados de superfície com a informação recolhida durante a escavação dos contextos.

Porto da Junto 1 - Bloco 5

Escavação arqueológica que nda revelou de um eventual sítio arqueológico pré-histórioco.

Cruz de Celas

Os trabalhos arqueológicos realizaram-se numa das áreas de estacionamento do empreendimento Celas Studio Residence localizado na zona de protecção da DGCP do Mosteiro de Santa Cruz de de Celas classificado como Monumento Nacional.

Ermida de Santo António

Trata-se de uma antiga Ermida dedicada a Santo António. Terá sido provavelmente construída na 2ª metade do século XVIII, tendo perdido o seu uso religioso entre 1803 e 1853, começando a ser utilizada para fins profanos. A última actualização do sítio levou à construção de um piso superior, que veio cortar os altares. Da construção original existem ainda vestígios de frescos com decoração geométrica, que terão decorado os altares. Durante os trabalhos de escavação foram detectados enterramentos.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

Rua Cecílio de Sousa

No âmbito das obras de reabilitação do edfício localizado na Rua Cecílio de Sousa, n.º 31, na Freguesia de São Mamede, Lisboa foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico onde foram detectados níveis do período Moderno e Contemporâneo.

Rua da Junqueira, 156

No decurso dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada em curso no nº 156 da Rua da Junqueira, foram postas a descoberto uma série de estruturas relacionadas com unidade de carácter industrial dos inícios do Séc. XIX - fábrica de curtumes. A escavação arqueológica que se seguiu contribuirá decisivamente para o conhecimento do arranque do processo de industrialização da cidade de Lisboa.

Reforço e protecção costeira da arriba da Praia do Quebrado

Trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento “Obra de Reforço e Protecção Costeira da Arriba Praia do Quebrado”, intervenção promovida pela Câmara Municipal de Peniche e com protocolo firmado com a Agência Portuguesa do Ambiente. Os trabalhos permitiram identificar vestígios da antiga muralha construída no século XVII.

Reabilitação do Edifício Largo do Intendente Pina Manique, 57-58

No âmbito da reabilitação de um efifício no Largo do Intendente Pina Manique foram realizadas sondagens de diagnóstico arqueológico para detecção de eventuais vestígios arqueológicos.

Remodelação do prédio da Rua Mouzinha da Silveira, Porto

No âmbito da remodelação de um edifício no centro histórico do Porto a Era, arqueologia

Antiga praia de Santos, Lisboa

Os vestígios da antiga fábrica metalúrgica Vulcano e Colares, cuja actividade no local remonta a meados do século XIX, foram os primeiros a emergir das escavações arqueológicas recentemente concluídas na zona da Boavista, em Lisboa. Mas para lá dessas marcas, os arqueólogos localizaram também várias estruturas e materiais associados a um passado bem mais longínquo: o da praia que ali existiu, antes da construção do aterro que veio a conquistar terreno ao rio.

Leroy Merlin (Loulé)

Os trabalhos arqueológicos adjudicados à Era-Arqueologia S.A. pela BRIMOGAL, S.A., decorreram entre os dias 26 de Dezembro de 2016 a 19 de Janeiro de 2017, numa acção de emergência decorrente da construção de um empreendimento comercial pertencente à cadeia de bricolage Leroy Merlin.

Centro de Fisioterapia da Stª Casa da Misericórida, Almeirim

Apesar da diminuta área intervencionada e da exiguidade dos dados obtidos, as cinco sondagens arqueológicas realizadas, permitiram registar um pequeno conjunto de elementos antrópicos, de diferentes tipologias, relativos a seis grandes momentos/fases de ocupação/abandono deste espaço, que apontam para um potencial de presença de vestígios arqueológicos nesta área.

Obras de Remediação Ambiental das Minas de Prado Velho, Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão (Guarda)

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efetuados no âmbito do Projeto de Remediação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Prado Velho e Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão.

Hotel Casa Mãe, Lagos

As obras a realizar no âmbito do projecto de construção do Hotel Casa Mãe sito na rua do Jogo da Bola/Rua do Caracol no 11 e 13, em Lagos, desenvolvem-se em Zonas de Sensibilidade Arqueológica de Grau 3 –Sensibilidade reduzida (Zona intramuros fora das áreas com sensibilidade arqueológica e antiga estrada de Portugal e paredão fluvial) e localizam-se na Zona Especial de Proteção (ZEP) as muralhas e torreões de Lagos (portaria Publicada do DG, II Serie, no 275 de 24/11/1969. Monumento Nacional: Decreto no 9842, DG, I Serie, no 137, de 20/06/1924.

Nova Sede Corporativa da EDP, Avenida 24 de Julho, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito do projecto de construção da Nova Sede Corporativa do Grupo EDP.

Rua Beato Rodrigues e Av. Combatentes da Grande Guerra, Alcochete

O objectivo desta intervenção foi o diagnóstico prévio de uma área abrangida por uma Zona Especial de Protecção da Igreja de Alcochete, Capela da Nossa Senhora da Vida e Igreja da Misericórdia de Alcochete.