Restauro

Anta do Monte Ruivo

Conjunto de trabalhos realizados na Anta do Monte Ruivo, quer de investigação, quer de conservação e preservação na sequência dos trabalhos que a Era-Arqueologia realizou para o IPPAR no âmbito do Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Milreu

Trabalho que visou a execução de sondagens preventivas de implantação do Centro Interpretativo da estação arqueológica de Milreu, procurar conhecer e compreender o estabelecimento da relação das realidades arqueológicas postas a descoberto com os vestígios já conhecidos.

Alcalar 7

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto "Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar" num concurso lançado pelo IPPAR.

Restaurante Páteo de Alfama

Recuperação e conservação de um troço exterior da Cerca Velha ou Cerca Moura

Casa dos Bicos

Trabalhos de Conservação e Restauro levados a cabo sobre as estruturas arqueológicas. A consolidação e manutenção é também um factor decisivo para uma boa musealização.

Antas das Pedras Grandes

Restauro, colagem e consolidação em mais um dos inúmeros trabalhos com a marca ERA Arqueologia.

Príncipe Real Nº 34

Trabalho de limpeza de cantarias e também dos guardas metálicos das varandas. Foi um trabalho realizado sobre ambas as fachadas do prédio.

Convento do Desagravo

Todo o trabalho de conservação e restauro ficou a cargo da ERA Arqueologia desde a componente cantaria, à pintura mural ou mesmos os estuques.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

Villa Romana da Abicada

A equipa da ERA realizou trabalhos de conservação e restauro num conjunto de pavimentos em mosaico da Villa Romana da Abicada depositados no Museu de Portimão.

Monumento 7 de Alcalar

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto - Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar - num concurso lançado pelo IPPAR.

San Fernando

Projecto de conservação e restauro que inclui a recuperação da grade de cobertura do pátio do edifício sede do município de San Fernando, Cádis, Espanha.

Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

Um vasto projecto, enquadrado no processo de reabilitação do edifício. Equipa da ERA realizou os trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Reabilitação do Palácio Galveias

Os trabalhos são realizados para a CM de Lisboa no âmbito da empreitada geral a cargo da CARI, S.A. A supervisão técnica do projecto está a cargo da Divisão de Salvaguarda de Património Cultural da autarquia, também responsável pelo projecto de intervenção.

Forte de São Vicente de Torres Vedras

A ERA executou trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro no âmbito do projecto de recuperação do Forte de São Vicente em Torres Vedras, monumento protegido juridicamente como imóvel de interesse público. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA – Arqueologia S.A. pela Câmara Municipal de Torres Vedras e decorreram em 2011.

Palácio dos Condes de Tomar

Equipa da ERA em trabalhos de conservação e restauro de pinturas decorativas.

Fontanário da Praça Leandro da Silva

Projecto ERA nº 311.04

Núcleo Arqueolológico da R. dos Correiros, em Lisboa

Importante projecto de conservação e restauro do mosaico romano

Palácio de Dona Rosa, Rua dos Remédios, Lisboa

O edifício em questão insere-se na Zona de Protecção do “Castelo de São Jorge e Restos das Cercas de Lisboa”, facto que levou à programação de uma abordagem arqueológica integrada prévia às obras, contemplando-se a realização de sondagens de diagnóstico arqueológico.

Boqueirão dos Ferreiros

Recuperação Painel Siza Vieira

R. General Sousa Machado (Chaves)

Trabalhos arqueológicos

Biblioteca Municipal de Mértola

No âmbito do projecto de reabilitação e ampliação da Biblioteca Municipal de Mértola, a intervenção da ERA visou a minimização de impactes sobre o património arqueológico.

Anta da Venda, Elvas

A intervenção da ERA Arqueologia na Anta da Venda incluiu trabalhos de carácter arqueológico e de conservação e restauro, no âmbito do Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Villa Romana de S. Cucufate, Vidigueira

A ERA realizou para o IPPAR trabalhos de limpeza, conservação e restauro na Villa Romana de S. Cucufate, com a finalidade de tornar visível e visitável este sítio arqueológico.

Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (2ª Campanha), Vila Franca de Xira

O prolongamento das escavações arqueológicas de emergência levadas a cabo na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa realizou-se entre 6 de Setembro e 7 de Outubro de 1998.

Antas de Monte Ruivo e Venda, Elvas

A ERA realizou para o IPPAR um conjunto de trabalhos arqueológicos na Anta do Monte Ruivo, inserido no Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Circuito Arqueológico da Cola (Ourique)

Promovidos pelo IPPAR, a ERA Arqueologia realizou em 1999 um conjunto de trabalhos de conservação, restauro e limpeza em diversos monumentos enquadrados no Circuito Arqueológico da Cola (Ourique)..

Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, C.A. Cola (Ourique)

A ERA efectuou um conjunto de acções de salvaguarda, conservação e restauro com a finalidade de tornar visíveis e visitáveis os Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, pertencentes ao Circuito Arqueológico da Cola – Ourique.

Alcaria - Circuito Arqueológico da Cola

A pedido do IPPAR, a ERA levou a cabo, em 1999, trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro nos núcleos de Alcaria.

Atalaia - Circuito Arqueológico da Cola

O IPPAR recorreu à ERA-Arqueologia para a execução, em 1999, de um parecer técnico definindo trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro na grande necrópole da Atalaia.

Necrópole de Fernão Vaz - C.A. da Cola, Ourique

Os serviços de conservação, restauro e limpeza nesta necrópole da Idade do Ferro visaram a apresentação do sítio ao público que visita o Circuito Arqueológico da Cola.

Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial

O objectivo dos trabalhos realizados na Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial foi a criação de um plano de actuação para salvaguarda das suas estruturas, com vista à apresentação ao público.

Anta das Pedras Grandes, Odivelas

Os trabalhos arqueológicos realizados pela ERA na Anta das Pedras Grandes tiveram como objectivos a avaliação do potencial patrimonial e científico dos vestígios arqueológicos conservados por forma a sustentar a tomada de decisões relativamente ao monumento.

Diagnóstico de Pintura Mural, C.C. Vasco Vilalva, Évora

A Fundação Eugénio de Almeida solicitou à ERA a realização de um estudo sobre o estado de conservação de um elemento de pintura mural, localizado na sala de acesso ao Centro de Conferências Vasco Vilalva, situado no centro de Évora

Castro da Cola - Pesquisa Bibliográfica

Este trabalho teve como objectivo a recolha, organização e análise dos dados significativos disponíveis sobre o Castro da Cola, quer de natureza bibliográfica, quer de natureza documental.

Igreja do Senhor dos Passos, São Miguel, Açores

A ERA-Arqueologia empreendeu o estudo da fachada desta igreja, com o objectivo genérico da elaboração de um caderno de encargos e programa de concursos para a sua recuperação.

Mosaico de Boca do Rio, Vila do Bispo

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de conservação do pavimento de mosaico deste sítio arqueológico, avançando também com proposta de intervenção de recuperação sobre o mesmo.

Menir do Prazo, Freixo de Numão

O objectivo deste trabalho foi a colagem e verticalização deste elemento patrimonial, de modo a poder ser apresentado, no âmbito das visitas ao sítio, com uma imponência mais próxima da original. Pretendeu-se assim evidenciar o seu valor plástico enquanto objecto escultórico e patrimonial.

Fonte do Poeta, Alfama

A ERA-Arqueologia levou a cabo a conservação e restauro desta fonte localizada numa pequena praça no lado Oeste da Rua da Judia, em Alfama.

Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40

A ERA-Arqueologia foi contratada com a finalidade de realizar um parecer técnico sobre o impacte patrimonial provocado pelo projecto de reabilitação do prédio nº 32 a nº 40.

Convento dos Inglesinhos, Lisboa

A ERA-Arqueologia desenvolveu várias intervenções no Convento dos Inglesinhos ao longo dos anos: escavação arqueológica, acompanhamento arqueológico, trasladação de elemento patrimonial e conservação e restauro.

Anta da Matança, Fornos de Algodres

Adjudicada pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de conservação e restauro na Anta da Matança, realizando também a documentação fotográfica deste processo.

Castro de Santiago, Fornos de Algodres

Os trabalhos de conservação e restauro e escavação arqueológica no Castro de Santiago enquadraram-se em medidas implementadas no âmbito do plano de valorização de sítios do circuito arqueológico de Fornos de Algodres.

Castelo Velho de Freixo de Numão

O objectivo genérico da intervenção foi a recuperação da ruína do sítio, assentando na implementação de uma estratégia que garantisse a sua preservação para o futuro.

Castelo de Alter Pedroso

Os objectivo genéricos da intervenção foram definidos pela Câmara Municipal de Alter do Chão e visaram a recuperação das muralhas e da capela de S. Bento e o acompanhamento arqueológico das actividades de escavação no sub-solo decorrentes da implantação de cabos de electricidade.

Forte de São Sebastião, Castro Marim

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro de rebocos decorativos da torre sineira e limpeza de cantarias no âmbito do projecto “Recuperação do forte de São Sebastião”.

Conservação e restauro de bens patrimoniais, Torres Novas

O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação de bens patrimoniais através de acções que minorassem os processos de degradação em curso.

Hospital Ortopédico de Sant’Ana, Parede

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro sobre os peitoris das janelas da ala sudoeste do Hospital Ortopédico de Sant’Ana.

Ecomuseu do Seixal, escultura Mercúrio

A intervenção de conservação e da primeira parte da investigação de caracterização estrutural e de superfície da escultura Mercúrio foi realizada pela ERA-Arqueologia em 2006.

Cruzeiro de pedra “Alminha”, Convento dos Inglesinhos, Lisboa

A ERA-Arqueologia concretizou os trabalhos de transladação do cruzeiro de pedra em baixo relevo “Alminha”, que apareceu no decorrer do acompanhamento arqueológico na zona do pátio/jardim do Convento dos Inglesinhos.

Painéis de azulejos “Arte Nova”, Hospital Ortopédico de Sant’Ana, Parede

O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação dos referidos bens através de acções de conservação e restauro de modo a reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso.

Convento da Graça, Tavira

Os trabalhos de conservação e restauro nas Ruínas Islâmicas assentaram na implementação de uma estratégia que garantisse a preservação do monumento para o futuro, dentro dos princípios definidos internacionalmente para a recuperação do património em geral e arqueológico em particular.

Escadinhas de S. Crispim, nº 18, Lisboa

O objectivo genérico foi a protecção do referido troço de muralha através de acções de recobrimento, de modo a minorar os processos de degradação em curso e salvaguardar este bem patrimonial para o futuro.

Rua São João da Praça n.º 18, Lisboa (3ª intervenção)

Os trabalhos sobre um troço da Cerca Velha e Torreão tiveram como objectivo a sua recuperação através de acções de conservação e restauro de modo a reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa

As acções de conservação e restauro durante as intervenções de remoção de resíduos e limpeza de cetárias e poço pombalino do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foram adjudicadas à ERA-Arqueologia pela Fundação BCP

Capela de S. Lourenço e Igreja de S. Antão da Barca (trasladação), Sabor

Levou-se a cabo o estudo prévio relativo à transladação do património artístico integrado da Capela de S. Lourenço e Igreja do Santuário de S. Antão da Barca, no âmbito dos estudos a desenvolver na fase de concurso do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Aqueduto das Águas Livres, troço Calçada das Necessidades/Av. Infante Santo

A ERA-Arqueologia elaborou o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do Troço do Aqueduto da Águas Livres entre a Calçada das Necessidades e a Avenida Infante Santo.

Oratório de S. Jerónimo, Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria

A ERA-Arqueologia levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do património integrado do Oratório de São Jerónimo, localizado nos jardins da Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria.

CED - Casa Pia de Lisboa

A ERA-Arqueologia realizou o diagnóstico preliminar das causas dos principais problemas que afectavam dois dos edifícios da Casa Pia em Lisboa, o pavilhão Artur Bívar e os edifícios Jerónimos/Francisco Margiochi.

Muralha de Praia da Vitória, Terceira, Açores

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área adjacente à Muralha da Frente Marginal da Praia da Vitória, assim como a Caracterização do Estado de Conservação e Proposta de Recuperação deste monumento.

Escultura “As Três Graças”, Praça de Londres, Lisboa

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro na escultura “As Três Graças”, localizada na Praça de Londres.

Edifício da Calzedonia, Rossio, Lisboa

A ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de caracterização da técnica construtiva, estado de preservação e proposta de intervenção das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos no edifício da Calzedonia.

Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa

A ERA levou a cabo a caracterização da técnica construtiva e do estado de preservação das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos existentes no edifício, realizando posteriormente trabalhos de conservação e restauro.

Chafariz das Terras, Alto da Cova da Moura

A ERA-Arqueologia concretizou trabalhos de conservação e restauro nas cantarias e elementos metálicos do conjunto arquitectónico “Chafariz das Terras”.

Colecção de numismática, Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica

Os trabalhos de conservação do conjunto de 250 moedas da colecção de numismática do Museu de Évora foram efectuados no laboratório de conservação e restauro de metais, 047, da Universidade Nova de Lisboa, sito no Monte da Caparica.

Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia de diversos fortes pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lagos

O objectivo genérico desta intervenção foi a recuperação do património integrado no edifício, para que pudesse ser usufruído pelos visitantes do local.

Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa (conservação e restauro)

Os trabalhos de conservação e restauro de painéis de azulejos do séc. XVIII existentes no edifício Benetton decorreram em duas fases.

Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço

A ERA levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e o plano de recuperação do Forte do Alqueidão, pertencente ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras

A ERA levou a cabo a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial no Forte de São Vicente, no âmbito da requalificação deste edificado, mais concretamente na antiga Casa da Guarda, cuja demolição estava prevista.

Espaço Público da Ribeira das Naus, Lisboa

Estas acções de diagnóstico arqueológico foram preconizadas no âmbito da requalificação do Espaço Público da Ribeira das Naus, com a realização de sondagens em áreas referentes ao antigo Arsenal da Marinha.

Ruínas Lusitano-Romanas da Boca do Rio, Budens, Vila do Bispo

O objectivo foi o levantamento em placas do pavimento de mosaico e transporte do mesmo para instalações da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras (2ª intervenção)

Estes trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro decorreram em Junho de 2011.

Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, Estremoz

Estes trabalhos enquadraram-se numa acção de manutenção da Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, que englobou genericamente a desinfestação e limpeza da superfície da cantaria, tratamento de juntas e hidrofugação do terraço.

Requalificação Ambiental e Paisagística da Envolvente às Muralhas de Elvas

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação e restauro das Muralhas de Elvas, nos troços entre as Portas de Olivença e o Baluarte do Trem, estruturas protegidas juridicamente como Monumento Nacional.

Estufa Fria, Parque Eduardo VII, Lisboa

Esta intervenção consistiu na conservação e restauro de cantarias na Estufa Fria, mais precisamente no pombal da entrada, muro exterior esquerdo e capeamento em pedra de muro interno junto a canteiros.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2013)

A intervenção teve por objectivos garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC e das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.

Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122, Lisboa

Realizaram-se sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito das obras de reabilitação deste edifício sito na Rua da Prata, para adaptação do Hotel Lisboa Prata Boutique.

Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122 (conservação e restauro)

Os objectivos da intervenção foram a limpeza e consolidação das estruturas arqueológicas no Hotel da Prata, assentando a sua concretização na implementação de uma estratégia de intervenção mínima que garantisse a preservação das mesmas para a referida musealização.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2016)

À semelhança de intervenções anteriores, o objectivo foi garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC, bem como das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.

Quinta da Pimenteira, Monsanto, Lisboa

A ERA levou a cabo o trabalho de caracterização técnica e diagnóstico do estado de preservação do património integrado no edifício sito na Quinta da Pimenteira.

Palacete D. Maria Rosa de Faria, Praça do Príncipe Real, 2-4

A ERA efectuou um estudo sobre duas pinturas murais existentes em tectos de duas salas do piso 1 do Palacete D. Maria Rosa de Faria.

Gabinete da Rainha D. Amélia, Palácio da Pena, Sintra

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação da lareira em latão pertencente ao Gabinete da Rainha D. Amélia, no Palácio da Pena.

Sala dos Comandos da Estação Fluvial de Sul e Sueste, Lisboa

O objectivo do trabalho foi a salvaguarda dos azulejos antes de serem iniciados trabalhos de remodelação do edifício, permitindo no futuro a sua recolocação segundo projecto defendido pelo cliente.

Escadinhas do Duque e Calçada da Glória, Lisboa

Esta intervenção visou definir os critérios que fundamentariam as acções de conservação e de arqueologia relativas ao troço de Muralha Fernandina existente na área do património edificado da CP.

Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho

Os trabalhos de diagnóstico de conservação e restauro realizados no âmbito do projecto “Recuperação da Igreja de Santo António” foram adjudicados à ERA pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Rua Nova de São Mamede, 62-68, Lisboa

A ERA procedeu à elaboração de um parecer técnico, de um diagnóstico do estado de conservação e restauro e de uma proposta de conservação e restauro para o revestimento parietal da escadaria existente no edifício.

Rua da Madalena, 89-93, Lisboa

Esta intervenção consistiu num levantamento minucioso do estado de conservação específico dos objetos identificados ao longo da análise das campanhas decorativas presentes in loco.

Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira

O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.

Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 2

Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a realização da memória descritiva de várias estruturas, como um pequeno curral em alvenaria de pedra, incluindo a descrição das características gerais bem como das suas especificidades.

Quinta Alegre – Palácio do Marquês do Alegrete, Lisboa

Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico abrangeram uma superfície total de 95 m2 distribuídos pelas áreas de maior interesse para o projecto de arquitectura paisagista.

Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Monte de Cortes 1

No sítio Cortes 1 haviam sido identificadas, no decurso do acompanhamento de abertura de uma vala, três interfaces e um recinto megalítico constituído por um menir aparentemente delimitado por um fosso.

Forte de São João de Deus, Bragança

Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.

Atividades de Educação Patrimonial, Colégio São João de Brito, Lisboa

No ano lectivo 2014/2015, dando continuidade a um trabalho que a ERA vinha a realizar em conjunto com o Colégio SJB no campo da educação para o património, foi apresentada uma proposta para a realização de atividades a desenvolver ao longo do primeiro trimestre que culminariam com a Semana da Ciência e da Cultura, já no início do segundo trimestre.

Loja da Benetton, Largo do Chiado, 1-7, e Rua Garrett, 83, Lisboa

A ERA-Arquelogia efetuou o levantamento do estado de conservação e uma proposta de intervenção sobre o património integrado da Loja da Benetton, no Chiado.

Praça Tomás Ribeiro, n.º 7 e 9, Sines

O principal objetivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, promovendo para isso ações de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

Palácio da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos

A intervenção permitiu identificar vestígios arqueológicos relacionados com vários momentos de ocupação do Palácio da Falcoaria Real, desde a sua fundação no século XVIII até ao estado de degradação em que se encontrava no início do século XXI.

Convento de Santo Agostinho, Leiria

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de reconversão do Convento enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico. Mais tarde, a ERA levou a cabo o processo de conservação e restauro de elementos de pintura mural e cantarias.

Palácio Vila Garcia, Lisboa

A ERA-Arqueologia apresentou uma proposta de metodologia de desmontagem e montagem da escadaria do alçado nascente do edifício A existente no Palácio Vila Garcia.

Rua General Sousa Machado, n.º 51, Chaves

O principal objetivo da intervenção consistiu em garantir a integridade física e química dos elementos de uma pintura mural de época Romana durante o processo de escavação arqueológica do espaço em causa.

Edifício Stephens, Marinha Grande

Após o estudo em que se procedeu ao levantamento dos objetos de valor histórico e cultural integrado existentes no interior e exterior do Edifício Stephens, surgiu a necessidade de conhecer de forma mais aprofundada as características formais, extensão e estado de conservação das pinturas murais aí identificadas.

Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, 133 a 133 A, Cascais

A ERA-Arqueologia desenvolveu o projeto de recobrimento das estruturas arqueológicas presentes no interior do antigo Posto de Turismo de Cascais.

Horta do Palácio Nacional de Sintra

Os trabalhos visaram a estabilização dos elementos arquitetónicos e decorativos, assim como melhorar aspetos de ordem estética, no sentido de permitir ao visitante, ou especialista, a contemplação e usufruto do bem sem interferências causadas pelo mau estado de conservação ou pela presença de alterações/intervenções não adequadas.

Igreja do Convento de Corpus Christi, Rua dos Fanqueiros, 113-117, Lisboa

Este projeto de conservação e restauro tem como principal objetivo a salvaguarda dos elementos patrimoniais que sobreviveram às diversas alterações e que ainda permanecem no imóvel

Quinta de Santa Catharina de Ribamar, Cruz Quebrada, Oeiras

De modo a dar resposta à necessidade de determinar o valor patrimonial, a ERA levou a cabo a caracterização histórico-arqueológica e identificação de elementos patrimoniais da quinta de Santa Catharina.

Igreja Paroquial de S. Martinho, Sintra

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se no trabalho de conservação e restauro sobre estrutura com possíveis elementos arqueológicos – Muro do Portão de acesso ao adro da Igreja.

Torre do Esporão, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

A ERA levou a cabo a observação do estado de preservação da exposição sobre o Complexo Arqueológico dos Perdigões instalada no piso térreo da torre medieval da Herdade do Esporão.

Antigo Convento do Corpus Christi, Rua dos Douradores nº 84, Lisboa

Esta intervenção de conservação e restauro incide no conjunto de Cetárias existentes no antigo Convento do Corpus Christi, localizado na Baixa Pombalina, em Lisboa, imóvel classificado na categoria de Monumento de Interesse Público.

Rua de Santa Marta, nº 56, Lisboa

Esta intervenção de reabilitação e conservação enquadrou-se numa empreitada de requalificação neste edifício da Rua de Santa Marta.

Mercado do Bom Sucesso, Porto

O relatório levado a cabo pela ERA descreveu o estado de conservação, diagnóstico de patologias e os pressupostos da intervenção de conservação e restauro para a totalidade do património integrado que se propunha alterar.

Cofinanciado por: