PDM

Plano Director Municipal - Calheta

Levantamento, pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais realizado no âmbito do Relatório de Definição do âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o PDM da Calheta.

Rua dos Prazeres nº11

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito das obras de requalificação de um edifício sito na Rua dos Prazeres, nº 11, em Lisboa.

Levantamento Arqueológico das Bacias Hidrográficas dos Rios Sado e Mira

O levantamento do Património Arqueológico da Bacia Hidrogáfica do Rio Sado e do Litoral Sado baseou-se em recolhas bibliográficas.

Prédio da Zara, Rua Augusta, Lisboa

A escavação arqueológica realizada na Baixa de Lisboa surgiu na sequência da identificação de estruturas e estratos arqueológicos conservados no decorrer do acompanhamento arqueológico das obras das futuras instalações da Zara.

Zona Histórica de Lisboa - Rua Augusta

A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico com o objectivo de prevenir uma possível afectação de vestígios arqueológicos na área afecta pela instalação das novas condutas de gás na zona histórica da Rua Augusta, Baixa de Lisboa

Edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, Lisboa

A ERA-Arqueologia realizou sondagens geotécnicas no edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, em Lisboa, de modo a poder ser diagnosticada a presença ou ausência de vestígios arqueológicos de forma expedita.

Largo dos Lóios, Freguesia de Santiago, Lisboa

Esta intervenção teve como objectivo o diagnóstico do grau de impacto da obra de reestruturação arquitectónica neste edifício sobre as realidades arqueológicas que pudessem vir a ser postas a descoberto.

Edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, Lisboa - 2ª Campanha

As sondagens de diagnóstico arqueológico desenvolvidas pela ERA-Arqueologia no edifício nº 1 a 13 da Rua Ivens, em Lisboa, decorreram na sequência de anteriores trabalhos com sondagens de trado a fim de avaliar o potencial interesse arqueológico do local.

Rua da Conceição e Outras (EPAL - PPF 14)

O acompanhamento arqueológico adjudicado pela EPAL à ERA-Arqueologia insere-se na zona de Intervenção de Nível 1 e 2 do PDM da Cidade de Lisboa, sendo necessária a realização de um acompanhamento permanente sempre que se verifiquem intervenções com remoção de terras.

Rua da Imprensa à Estrela e outras (EPAL - PPF 10)

Realizou-se o acompanhamento arqueológico no âmbito do PPF 10 da EPAL, inserido na Zona de Intervenção de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, sendo portanto objecto de cuidado particular sempre que se verificam intervenções com remoção de terras.

Cerca do Hospital Velho de Almeirim

Os trabalhos arqueológicos efectuados na zona da Cerca do Hospital Velho de Almeirim tiveram como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área, tendo em conta a possível existência de vestígios dos Antigos Paços Reais, de acordo com o proposto pelo Estudo de Pormenor do PDM.

Largo dos Lóios e Rua de Santiago (EPAL - PPF)

Os trabalhos arqueológicos realizados no Largo dos Lóios e na Rua de Santiago tiveram como objectivo o diagnóstico no âmbito do plano de medidas de minimização do Plano de Perdas e Fugas da EPAL.

Rua do Arco do Marquês de Alegrete

Estes trabalhos arqueológicos tiveram como objectivo o diagnóstico no âmbito do plano de medidas de minimização do PRR 31 - EPAL.

Rua da Prata, nº 250 e 284, Lisboa

O acompanhamento arqueológico objecto desta intervenção visou a minimização do impacte da obra de implantação de infraestruturas da EDP.

Av. da Liberdade e Praça da Figueira, Lisboa (EDP)

Estes trabalhos consistiram no acompanhamento arqueológico de uma obra da EDP conducente à abertura de valas para instalação de infra-estruturas eléctricas.

Rua Garrett, nº 4-40, Lisboa

Levaram-se a cabo acções de acompanhamento arqueológico com vista à minimização do impacte da obra de implantação de infraestruturas de telecomunicações.

EPAL (PRR 64) - Avenida Infante D. Henrique, Lisboa

O acompanhamento arqueológico incidiu de maneira minuciosa sobre todas as situações onde se verificou levantamentos de terras (abertura de vala), de forma a evitar a destruição de eventuais vestígios patrimoniais ou de interesse arqueológico.

EPAL PRR 48, Rua de Santo Estêvão e envolventes, Lisboa

A ERA-Arqueologia efectuou o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto da EPAL PRR 48 – Rua de Santo Estêvão e envolventes, inserido na Zona de Intervenção de Nível 1 e 2 no PDM da cidade de Lisboa.

Rua São João da Praça, nº 18, Lisboa (2ª intervenção)

A intervenção arqueológica neste edifício concretizou-se como medida de minimização no âmbito da construção de duas sapatas no 1º piso e da instalação de oito caixas de saneamento básico e respectivas valas no R/C.

Zona Industrial de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul

Realizaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de construção de uma unidade fabril, localizada na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis. Estes compreenderam remoções de terras (criação de plataformas e valas de fundação para os muros de sustentação de terras) numa área de cerca 4900m².

Projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa”

As acções de acompanhamento arqueológico realizadas, em 2007, no âmbito do projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa” tiveram como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de instalação dos cabos telefónicos.

Rua Nova da Trindade, nº 8 C a 9 B, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos consistiram no acompanhamento da abertura de uma vala na Rua Nova da Trindade, n.ºs 8 C a 9 B, no Chiado (Lisboa), conducente à colocação de infra-estruturas de telecomunicações.

Rua de Santo António à Estrela, nº 104 a 114, Lisboa

Este acompanhamento arqueológico incidiu no visionamento das movimentações de terras efectuadas para abertura de um ramal de electricidade na Rua de Santo António à Estrela.

Rua de Pedrouços, nº 111-123, Lisboa

O acompanhamento arqueológico realizado na Rua de Pedrouços, em zona de nível 2 do PDM de Lisboa, ocorreu no âmbito da construção de um novo empreendimento habitacional nesse espaço.

Rua Vítor Cordon, nº 9 a 13, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela (re)construção de um novo edifício habitacional.

Rua de Santiago, nº 7-9, Lisboa

Estes labores surgiram na sequência de um parecer do (ex) IPPAR decorrente da apreciação do projecto de obra e da obrigatoriedade de realizar trabalhos arqueológicos prévios em locais situados em Zona de Nível 1 segundo o PDM de Lisboa.

EPAL (PRR 62.13), Travessa de Santa Quitéria e Beco do Batalha, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico, efectuados no âmbito do projecto de melhoria da rede de distribuição de água, visaram a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que poderiam ser afectados ao longo da obra.

Rua 1º de Dezembro e outras, Lisboa

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da abertura de valas e movimentação de terras no âmbito da instalação das infraestruturas de fibra óptica em nove ruas da cidade de Lisboa.

Rua Garcia da Horta (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

Estes trabalhos visaram a minimização do impacte do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo) sobre o património arqueológico na Rua Garcia da Horta.

Rua do Telhal, nº 2-10 (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico consistiram na minimização do impacte do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo) sobre o património arqueológico na Rua do Telhal.

Calçada do Forte (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

No âmbito do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo), este trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a minimização do impacte sobre o património existente na Calçada do Forte.

Ruas de São Julião, da Prata e do Comércio, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da reabertura de valas para a colocação de cabos de electricidade de Média Tensão

Largo de Santos, nº 11, Lisboa

Foram realizadas três sondagens mecânicas no âmbito do projecto de construção imobiliária protagonizado pela EDIFER, com o objectivo de avaliar o potencial patrimonial.

Largo Trindade Coelho (diagnóstico arqueológico)

As acções arqueológicas executadas no Largo Trindade Coelho enquadraram-se numa perspectiva de minimização do impacte sobre o património decorrente da realização de uma vala para colocação de um sistema de saneamento

Calçada do Cabra, Lisboa

Estes trabalhos visaram a minimização do impacte sobre o património decorrente da realização de uma vala para colocação de um sistema de telecomunicações.

Rua Ivens, nºs 21 a 33, Lisboa

O acompanhamento arqueológico realizado teve como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela (re)construção de um novo edifício habitacional.

Pia do Penalva, Praça do Príncipe Real

Solicitada pela EPAL, a ERA realizou o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de reforço da abóbada da clarabóia da Pia do Penalva.

Convento dos Barbadinhos (Rua Alviela), Lisboa

A intervenção teve como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de abertura de valas para instalação de redes de telecomunicações.

Rua António Maria Cardoso, nº 2 a 38, Lisboa

O acompanhamento arqueológico visou a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela reposição da rede do gás.

Rua do Barão, n.º 2-4, e Travessa das Merceeiras, n.º 16, Lisboa

Estas acções de diagnóstico arqueológico visaram a aplicação de medidas de minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da empreitada de reabilitação deste edifício.

Largo Hintze Ribeiro, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Largo de São Rafael, n.° 6 a 10, Alfama

Esta intervenção visou a minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da implementação de um projecto de reabilitação no Largo de São Rafael.

Largo Trindade Coelho, Lisboa

O acompanhamento arqueológico da requalificação do Largo Trindade Coelho visou a minimização de impactes sobre eventuais vestígios arqueológicos e patrimoniais afectados pelas movimentações de terras.

Rua de São Bento e Avenida D. Carlos I, Lisboa

Inseridos numa Zona de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, os trabalhos de abertura de vala foram alvo de um acompanhamento minucioso e permanente, tendo sido feito todo o registo descritivo e fotográfico dos trabalhos.

Calçada da Graça, nº 8, Lisboa

A intervenção arqueológica enquadrou-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

Avenida da Índia, nº 186, Lisboa

A ERA acompanhou a escavação e movimentação de terras no âmbito da empreitada de desmantelamento do edifício da Casa do Arco da Torre e reconstrução, na mesma área, de um novo prédio.

Novo Terminal Fluvial no Interface do Terreiro do Paço

A área intervencionada localiza-se em zona de nível 2 do PDM de Lisboa, implicando a obrigatoriedade de acções de acompanhamento arqueológico permanente.

Rua de Santiago, 7-9, Lisboa

Foram abertas três sondagens de diagnóstico no sentido de aferir da existência de eventuais condicionantes arqueológicas à alteração do projecto de reabilitação do edifício.

Rua da Junqueira, 2, Lisboa

As acções de acompanhamento arqueológico resultaram de uma condicionante da Direcção Regional de Cultura, uma vez que este local se insere na Zona Especial de Protecção conjunta de diversos imóveis.

Hotel Barata Salgueiro, Rua do Salitre, Lisboa

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se no âmbito das medidas de minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes da instalação de infraestruturas de electricidade no subsolo.

Rua do Infante D. Henrique, nº 35, Porto

Foram executados trabalhos de acompanhamento arqueológico e registo tipológico do edificado na obra de reabilitação do prédio sito na Rua do Infante D. Henrique, com o número de polícia 35.

Rua António Pinheiro Caldas, nº 9, Porto

O acompanhamento arqueológico na obra de reabilitação de um edifício visou a minimização de impactes patrimoniais numa zona condicionada da cidade (ZAP 36 – Foz Velha).

Rua do Carmo, nº 97, e Rua 1º de Dezembro, nº 105, Lisboa

A ERA efectuou uma abordagem arqueológica integrada que contemplou a realização de 5 sondagens arqueológicas de diagnóstico, numa área total de 15 m2 até 1 m de profundidade (variável), a implantar no local de 5 das 9 sapatas a realizar em obra.

Travessa do Açougue, Lisboa

Foram realizadas 2 sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de abertura de valas para a colocação de infraestruturas de telecomunicação.

Rua de Santiago, n.º 10-14, Lisboa

No âmbito do empreendimento neste edifício, a ERA realizou trabalhos arqueológicos de diagnóstico e acompanhamento de obra, registando-se estruturas do tipo tanque e de cronologia romana, que nos é dada pelo seu modo construtivo, em opus signinum.

Edifício 1-3 do Alto do Longo, Príncipe Real, Lisboa

Efectuou-se o acompanhamento arqueológico da empreitada de construção de uma moradia familiar de três pisos na área do antigo edifício 1-3 do Alto do Longo.

Rua do Recolhimento, n.º 35, Lisboa

As sondagens de diagnóstico efetuadas possibilitaram a identificação de uma longa diacronia de ocupação neste local, desde a Idade do Ferro à actualidade. Numa delas, registaram-se vestígios atribuídos ao período Romano republicano, nomeadamente um muro, já muito afectado por contextos posteriores.

Largo da Academia Nacional das Belas Artes, nº 1, Lisboa

Efectuaram-se trabalhos de pesquisa histórico-arqueológica no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício nº 1 do Largo da Academia Nacional das Belas Artes.

Calçada de São Francisco, 23-27, Lisboa

Realizou-se uma sondagem de diagnóstico, numa zona coincidente com a futura caixa de elevador do edifício, de forma a avaliar o potencial arqueológico.

Calçada do Correio Velho, 2-8, Lisboa

Realizou-se uma sondagem arqueológica na área de implantação da vala para ligação do imóvel ao sistema de saneamento urbano da cidade de Lisboa.

Hotel Portugal, Rua João das Regras, n.º 4, Lisboa

A empreitada de reabilitação do edifício implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolveu numa Zona de Intervenção de nível I do PDM.

Rua dos Sapateiros (130-144)/Rua da Assunção (73-77), Lisboa

Foram programadas acções prévias de diagnóstico arqueológico, com o objectivo genérico de procurar compreender a estratigrafia do espaço e fornecer dados para a posterior instrução do projecto de obra.

Rua Conde Nova Goa, em Lisboa

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de escavação mecânica de três valas para a instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Rua dos Douradores 142-156 e Rua da Assunção 10-16, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito do projecto de reabilitação estrutural e adaptação a unidade hoteleira de 3 estrelas deste edifício.

Calçada Marquês de Abrantes, nº 17, Lisboa

Realizou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de quatro sondagens geotécnicas e da execução de duas sondagens arqueológicas manuais de diagnóstico neste edifício.

Rua da Madalena nº 75, Lisboa

A ERA realizou, em 2016, trabalhos de diagnóstico arqueológico no imóvel sito na Rua da Madalena nº 75, situado em zona de nível I do PDM de Lisboa, estando igualmente abrangido pelo Plano de Pormenor da Baixa.

Projecto de Adaptação Parcial do Extinto Tribunal da Boa Hora, Lisboa

O Largo da Boa-Hora localiza-se em Zona de Nível 1 do PDM de Lisboa e insere-se na área designada por “Baixa Pombalina”, o que implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico por parte das obras de adaptação do edifício.

Rua do Ferragial, 9-13, Lisboa

A obra a realizar neste local implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolve na Zona de Intervenção de Nível II do PDM de Lisboa, estando o imóvel classificado como Conjunto de Interesse Público (CIP).

Largo de Santos, nº 11, Lisboa

As intervenções arqueológicas efectuadas no edifício nº 11 do Largo de Santos, em Lisboa, inserido em Zona de Nível 2 do PDM, cuja afectação do subsolo requeria o acompanhamento arqueológico permanente, realizaram-se entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009.

Rua Presidente Arriaga, 19-27, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico referentes ao projecto executado na Rua Presidente Arriaga decorreram entre 15 de Dezembro de 2016 e 3 de Janeiro de 2017.

Rua da Madalena, 89-93, Lisboa

Esta intervenção consistiu num levantamento minucioso do estado de conservação específico dos objetos identificados ao longo da análise das campanhas decorativas presentes in loco.

EPAL - PRR 46 - Rua Passos Manuel e outras, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito deste projecto de melhoria da rede de distribuição de água na cidade de Lisboa – PRR 46, desenvolvido pela EPAL – decorreram entre Julho de 2006 e Novembro de 2007.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM de Porto de Mós – Descritor Património

A ERA desenvolveu acções de pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal de Porto Mós.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM da Calheta, Madeira

A ERA realizou a pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal da Calheta.

Travessa dos Ferreiros a Belém, 33-39, Lisboa

A ERA levou a cabo acções de acompanhamento arqueológico no âmbito do empreendimento da EPAL – Unidade de Manutenção de Lisboa

Calçada Marquês de Abrantes, 104-108, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património decorrentes das obras de reabilitação do edifício.

Rua Tomás Ribeiro, 109, Lisboa

Visou-se permitir uma intervenção atempada de salvaguarda de valores patrimoniais não identificados previamente ao início da obra de reabilitação, verificar o cumprimento das medidas de mitigação estabelecidas e documentar/registar as acções desenvolvidas.

Rua da Misericórdia, 76, Lisboa

Estas acções arqueológicas enquadraram-se na reabilitação do edifício sito no nº 76 da Rua da Misericórdia, em Zona de Intervenção de nível II do PDM e em Zona de protecção CASTELO DE SÃO JORGE E RESTOS DAS CERCAS DE LISBOA.

Requalificação do Terreiro do Paço, Lisboa

Enquadrado no empreendimento de remodelação do Terreiro do Paço, este acompanhamento arqueológico resultou deste local se encontrar em Zona de Nível I do PDM de Lisboa, pelo que as obra afectariam uma área com potencial arqueológico.

EPAL - Rua da Emenda, 84, Lisboa

O acompanhamento de todas as movimentações de terra justificaram-se pelos contextos histórico-arqueológicos de toda a área do Bairro Alto e Praça Camões e conforme a legislação do PDM de Lisboa.

Rua de S. Julião, n.º 72 Lisboa

Estes serviços arqueológicos decorreram no âmbito do empreendimento de requalificação do n.º 72 da Rua de S. Julião, o qual implicou a afectação de áreas com potencial de carácter arqueológico, dado que se desenvolveu em zonas de intervenção de nível 1 do PDM.

Rua de São Julião/Rua Augusta, Lisboa

Estes labores arqueológicos integraram-se no empreendimento de abertura de vala para instalação de cablagem de fibra óptica na Rua de São Julião/Rua Augusta.

Rua Henriques Nogueira, Lisboa

A necessidade de se proceder à abertura de uma travessia conduziu, por deliberação da DGPC e nos termos da lei geral (PDM e Plano de Pormenor da Baixa Pombalina) à realização de uma sondagem arqueológica.

Rua de Artilharia 1, Lisboa

Estas ações de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da abertura de valas para colocação de cabos de telecomunicações.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Príncipe Real, Lisboa

Estes trabalhos decorreram no âmbito do planeamento e licenciamento de um projeto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo localizado na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

Avenida da Liberdade, n.º 236, Lisboa

Uma vez que a empreitada se realizava num dos edifícios que integra o Conjunto de Interesse Público da Av. da Liberdade, estava previsto o acompanhamento arqueológico permanente de todas as ações que implicassem remeximento do subsolo ou eventual afetação de bens patrimoniais.

Rua de São Paulo, n.º 246, Lisboa

Tendo em conta a localização do edifício e a afetação prevista no âmbito deste projeto, procedeu-se ao acompanhamento arqueológico permanente de todas as ações realizadas por via mecânica ou manual que implicavam remeximento do subsolo.

Alteração do Antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, Lisboa

Apesar de grandes alterações no Convento, o acompanhamento permitiu registar um conjunto de estruturas edificadas anteriores ao atual complexo do imóvel.

Praça da Figueira, n.º 15, Lisboa

A intervenção permitiu aferir a diacronia ocupacional do sítio, identificando-se um conjunto de estruturas provavelmente de época pré-pombalina, identificadas no piso inferior, e um conjunto de estruturas correspondentes aos momentos contemporâneos de ocupação do edificado, no piso térreo.

Rua Eduardo Coelho, n.º 67, Lisboa

Os resultados obtidos permitiram concluir que, para além das estruturas contemporâneas do atual edifício (um muro de contenção e duas caixas de esgoto já anuladas), não existiam outras realidades de valor arqueológico.

Casas da Lapa, Rua de São Domingos, n.º 8, Lisboa

Foram realizadas 5 sondagens geotécnicas, com abertura acompanhada pela equipa de arqueologia, e 4 sondagens arqueológicas em poço, sendo possível avançar com a caracterização do subsolo do local até à cota de substrato geológico.

Rua do Boqueirão Duro e Rua D. Luís I, Lisboa

Esta intervenção visou a elaboração de um Plano de Atuação Arqueológica que permitisse aferir do potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do Edifício Sorel, definindo diferentes áreas de sensibilidade arqueológica.

Rua de Santa Cruz do Castelo, lotes 50/52 e 54/56, Lisboa

Os trabalhos possibilitaram a identificação de uma estratigrafia complexa e intrincada, o que é consentâneo com contextos urbanos deste tipo (onde ocorre uma ocupação contínua ao longo dos séculos), sugerindo uma ocupação intensa de um mesmo espaço, sobretudo de âmbito doméstico.

Rua Ivens, n.º 49, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da instalação de um ramal de baixa tensão (EDP).

Palácio Ludovice, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito do empreendimento de reabilitação do Palácio Ludovice, classificado como Imóvel de Interesse Público e abrangido pela Zonas de Proteção do Ascensor da Glória, do Aqueduto das Águas Livres e dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente.

Palácio Ficalho, Rua dos Caetanos n.º 18-20, Lisboa

O Palácio Ficalho integra a lista de bens de interesse municipal e outros bens culturais imóveis do PDM, encontrando-se os projetos de arquitetura sujeitos a parecer vinculativo da administração do património cultural.

Hospital CUF TEJOS, Lisboa

A ERA-Arqueologia definiu um Plano de Atuação Arqueológica com o intuito de verificar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto no Hospital CUF TEJOS.

EDP-Gás, Rua Dom Frei Caetano Brandão, 154 e 161-C, Braga

Os edifícios em questão encontram-se num local cuja ocupação remonta às origens da cidade romana. De facto, esta artéria encontrou-se abrangida pelos perímetros muralhados da cidade romana e, também, da cidade medieval.

Empreendimento Alcântara Rio, Lisboa

A ERA-Arqueologia elaborou um Plano de Atuação Arqueológica com vista a averiguar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto Empreendimento Alcântara Rio.

Rua da Esperança, n.º 41, Lisboa

A constatação de uma estrutura em alvenaria localizada no logradouro, no decurso da obra de reabilitação do imóvel, conduziu o promotor do empreendimento a interromper a empreitada e solicitar a intervenção da ERA.

Rua do Jardim do Tabaco/Travessa do Cais da Lingueta, Lisboa

As empreitadas para implantação de cablagem de baixa e média tensão, tubagem de esgoto e cablagem de telecomunicações implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, uma vez que se desenvolveram em Zonas de Intervenção de nível II do PDM de Lisboa.

Projeto de Ampliação e Remodelação da Estação de Arroios, Lisboa

A empreitada envolvia a afetação de áreas com potencial arqueológico, desenvolvendo-se em Zonas de Intervenção de nível III do PDM e na Zona Especial de Proteção do Convento de Arroios/Convento de Nossa Senhora da Nazaré.

Travessa da Arrochela, 7, Lisboa

As obras realizadas que implicaram afetação de subsolo foram alvo de acompanhamento arqueológico permanente, incluindo a abertura de sapatas e a escavação da zona mais a sul.

Rua das Cruzes da Sé, 15, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se no projeto de reabertura de valas para a colocação de infraestruturas na área situada entre a Rua Cruzes da Sé, a Travessa do Almargem e a Rua Afonso de Albuquerque.

Estação Colégio Militar/Luz da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da Execução de Intervenções para a Garantia de Acessibilidades a Pessoas de Mobilidade Reduzida e Tratamento de Patologias da Estação Colégio Militar/Luz da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa.

Largo das Olarias, n.º 35 a 42, Lisboa

As sondagens de diagnóstico confirmaram a existência de estruturas de combustão, associadas à produção oleira, assim como de estruturas negativas repletas de despejo de restos de produção de cerâmica e cinzas.

Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo – Percurso da Graça (Lisboa)

Estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico enquadraram-se no Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo – Percurso da Graça, projeto que implicava a afetação de áreas com potencial arqueológico.

Antigo Edifício dos CTT, Praça D. Luís I, Lisboa

No âmbito do empreendimento de reconstrução do Antigo Edifício dos CTT, realizou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de 59 valas com recurso à escavação mecânica.

Cofinanciado por: