Prospecção Arqueológica

Barragem dos Minutos

Projecto de coordenação geral dos trabalhos arqueológicos que decorreu no âmbito de prevenção e minimização de impactes sobre o património arqueológico. Resultaram, deste âmbito, inúmeras intervenções a diversos níveis nos sítios localizados na área afectada pela obra.

Palácio dos Lumiares

A intervenção no Palácio dos Lumiares decorreu de um projeto de reabilitação do edifício que permitiu vislumbrar a presença de um contexto cronologicamente situado entre o Mesolítico e o Neolítico Antigo.

Leroy Merlin (Loulé)

Os trabalhos arqueológicos adjudicados à Era-Arqueologia S.A. pela BRIMOGAL, S.A., decorreram entre os dias 26 de Dezembro de 2016 a 19 de Janeiro de 2017, numa acção de emergência decorrente da construção de um empreendimento comercial pertencente à cadeia de bricolage Leroy Merlin.

Linha Eléctrica AHE/Sistelo (Arcos de Valdevez)

Estes trabalhos consistiram na prospeção arqueológica sistemática do traçado da linha eléctrica nas zonas compreendidas entre a freguesia de Sistelo e a zona de Sinos, situada na freguesia de Loureda, concelho de Arcos de Valdevez.

Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira, Castelo Branco

No âmbito de um estudo de impacto ambiental, relativo ao Projecto Hidroagrícola da Cova da Beira, a ERA Arqueologia procedeu ao levantamento do Património Arqueológico e Histórico Construído inserido na sua área.

Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro

De âmbito terrestre, os trabalhos arqueológicos relativos ao Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro consistiram em prospecções e acompanhamento de obras.

Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo)

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito de um estudo de impacto patrimonial enquadram-se numa perspectiva de minimização de impactos na zona a afectar pelo empreendimento da Barragem dos Minutos.

Metropolitano de Lisboa - Troço Rato-Alcântara

O estudo realizado pela ERA teve como finalidade a Avaliação do Impacte Ambiental da construção do prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa.

Prospecções arqueológicas no território Espanhol a afectar pela barragem do Alqueva

Estes trabalhos de prospecção arqueológica foram realizados em território espanhol, na zona afectada pela Barragem do Alqueva, após estudo requerido pela EDIA à ERA-Arqueologia.

A7 Guimarães – Fafe – Basto

A ERA-Arqueologia levou a cabo prospecções arqueológicas sistemáticas no traçado aprovado para a auto-estrada A7 Guimarães – Fafe – Basto, num total de cerca de 37 km e tendo por limites a área de afectação directa de implantação do eixo da nova via.

Programa Polis de Aveiro - Incidências Patrimoniais

A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e do Desenvolvimento (futuramente designado por IDAD) para integrar o Estudo de Incidência Ambiental do Programa Polis da cidade de Aveiro, na vertente de Património e de Arqueologia.

IC1 - Costa da Prata, Lanço Miramar/Madalena

Estes trabalhos consistiram na realização de um trabalho sistemático de prospecção arqueológica ao longo do corredor definido para a implantação da via previamente à fase de construção, e no planeamento atempado de intervenções que viessem a tornar-se necessárias.

Parques Eólicos das Beiras - Balocas e Serra da Cebola

Nesta intervenção foram consultadas bases de dados, bibliografia específica e inventários sobre este tema, sendo também realizados trabalhos de prospecção selectiva e sistemática no local.

Parques Eólicos das Beiras - Serra do Castelo e Souto

Este trabalho consistiu no levantamento do Património Arqueológico e Arquitectónico na área a afectar pelo Parque Eólico da Serra do Castelo e Souto.

Parques Eólicos das Beiras - Pedras Lavradas

Na área a afectar por este parque identificaram-se três grupos de arte rupestre de elevado interesse científico e valor patrimonial. Estas gravuras teriam que ser submetidas a um processo de preservação durante a fase de construção e exploração, sendo importante dar início à sua investigação.

Parques Eólicos das Beiras - Serra da Alvoaça

Esta intervenção teve como objectivos a inventariação do património existente na área a afectar pelo Parque Eólico da Serra da Alvoaça e a elaboração de medidas de minimização para o mesmo.

Parque Eólico da Altas Terras de Fafe

A ERA-Arqueologia levou a cabo prospecções sistemáticas no âmbito do quadro de referência patrimonial na área de afectação do futuro Parque Eólico.

Aproveitamento Hidroagrícola das Furnazinhas

Este trabalho de prospecções sistemáticas teve como objectivo a identificação de vestígios arqueológicos e património etnográfico e arquitectónico que pudessem vir a ser afectados pela execução da obra.

IC 25 Lanço Paços de Ferreira/Nó da EN 106 - EIA

Este estudo teve como objectivos genéricos, em primeiro lugar, identificar o património arqueológico, arquitectónico e etnográfico afectado e, em segundo lugar, propor soluções adequadas para a resolução dos problemas patrimoniais identificados.

Pedreira de Cilha Queimada – Rio Frio

O objectivo destes trabalhos foi a avaliação do impacte sobre sítios de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial que pudessem existir na área onde iria ser implantada a Pedreira.

Parque Eólico de Testos

Levaram-se a cabo trabalhos de prospecção sistemática e levantamento bibliográfico no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais do Parque Eólico de Testos.

Rua das Sobreiras, nº 636, Porto

Os trabalhos realizados no âmbito do empreendimento imobiliário Cidade Foz tiveram como objectivo a elaboração de um diagnóstico acerca da existência de vestígios arqueológicos e consequente mitigação de efeitos negativos.

Ligação Ferroviária de Alta Velocidade - Lisboa e Porto, troço Alenquer – Pombal

Estes trabalhos de inventário e relocalização do património surgiram no âmbito do Estudo Impacte Ambiental (Estudo Prévio) para a área a ser afectada pela Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto.

Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem

A intervenção consistiu na realização de trabalhos de prospecção prévia e acompanhamento arqueológico das obras de execução da Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem.

Parque Eólico do Monte do Tolo, Vila do Bispo

A inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área afectada pela implantação deste parque eólico foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela Strixplus, Consultadoria e Gestão, Lda.

Zona Industrial de Oliveira de Azeméis

Este projecto surgiu no âmbito de prospecções sistemáticas efectuadas numa propriedade localizada na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis, freguesia de Santiago de Riba-Ul.

Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor

Estes trabalhos de prospecção decorreram da aplicação das medidas de minimização de impactes constantes na Declaração de Impacte Ambiental no âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Rede Ferroviária de Alta Velocidade, Troço Montemor-o-Novo/Évora

Estas acções incluíram uma fase prévia de pesquisa bibliográfica e documental, uma segunda fase de prospecções arqueológicas e, finalmente, a elaboração de um parecer técnico com o inventário e avaliação patrimonial, avaliação de impactes e proposta de medidas de minimização.

Linha de Alta Tensão Tunes-Estói

Foram realizados trabalhos de reconhecimento prévio da localização dos apoios, prospecção e acompanhamento da desmatação e abertura de acessos e plataformas para trabalhos de desenrolamento de cabos, e prospecção e acompanhamento da abertura de fundações para os apoios.

Parque Eólico de Penamacor 3 A

Esta intervenção consistiu no reconhecimento prévio da localização dos apoios, prospecção e acompanhamento da abertura de fundações de três aerogeradores do Parque Eólico de Penamacor 3 A.

Electrofer 4, Marinha Grande

efectuou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) para a edificação da Electrofer 4 – instalação de tratamento de superfícies metálicas.

Parque Eólico da Serra do Alvão

Visou-se a inventariação dos elementos patrimoniais existentes na área de afectação, a avaliação da importância patrimonial de cada uma das evidências detectados, assim como do impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto, seguidos pela elaboração de uma proposta de Medidas de Minimização de Impacte.

Pedreira de Vale da Pedreira, Rio Maior

Estes trabalhos arqueológicos de prospeção visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida por este empreendimento.

Tipografia Mirandela, Loures

Os labores desenvolveram-se em três fases: pesquisa prévia sobre a área em estudo; prospecções sistemáticas nas áreas de afectação pela edificação da Tipografia e respectiva ligação à REN (vala subterrânea); elaboração de parecer técnico sobre os elementos patrimoniais identificados, avaliação de impactes e propostas de medidas de minimização.

Parque Eólico de Alto da Folgorosa

O trabalho efectuado contemplou a realização de um levantamento bibliográfico/documental, bem como de prospecções sistemáticas, resultando na inventariação de 12 sítios de valor etnográfico e 3 sítios de valor arqueológico, dos quais 2 foram alvo de propostas para medidas de minimização específicas.

Parque de Campismo ZMar, concelho de Odemira

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção arqueológica e avaliação de impactes no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental para o Parque de Campismo ZMar.

Sobreira de Cima, Subestação de Alqueva da REN

No decorrer destes labores viria a ser detectada uma necrópole de sepulcros artificialmente escavados no substracto rochoso, de cronologia neolítica, cuja localização obrigou a um intenso trabalho, englobando prospecções geofísicas e escavações arqueológicas de mitigação e acompanhamento arqueológico.

IC13 – Alter do Chão/Portalegre, Chocanal

A intervenção arqueológica realizada no sítio do Chocanal enquadrou-se numa perspectiva de avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras de construção do IC13 – Alter do Chão/Portalegre.

IC13 – Alter do Chão/Portalegre, Flor da Rosa

Realizada entre 10 e 13 de Abril de 2007, a intervenção arqueológica no sítio da Flor da Rosa enquadrou-se numa perspectiva de avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras de construção do IC13 – Alter do Chão/Portalegre.

IC13 – Alter do Chão/Portalegre, Ribeira dos Canais

Estes trabalhos surgiram na sequência das medidas de minimização propostas no Relatório do Estudo de Impacte Ambiental, tendo os trabalhos de prospecção identificado quatro potenciais sítios arqueológicos em plena área de afectação, entre outros em áreas mais limítrofes.

CIRVER - Vale de Moinho, Carregueira, Chamusca

No âmbito da minimização de impactes para a construção do CIRVER, desenvolveram-se acções de prospecção/recolhas de superfície, sondagens mecânicas de diagnóstico e estudo de materiais arqueológicos.

IC33 – Grândola/Évora (EIA)

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do traçado do IC33 – Grândola/Évora. A área de estudo corresponde a uma faixa de 400 metros ao longo das várias alternativas do traçado e nela foram inventariadas 28 ocorrências patrimoniais.

Fábrica de cal Calcidrata, Alcanene

Os trabalhos consistiram numa recolha bibliográfica respeitante à área em estudo e na prospecção da área abrangida pelo empreitada, tendo como objectivo a identificação de património arqueológico e arquitectónico.

IC17 – CRIL, lanço Buraca / Pontinha

Esta intervenção respeitou às especificações de salvaguarda do património cultural, directa ou indirectamente afectado no decurso das actividades de construção da CRIL, sublanço Buraca/Pontinha.

Quinta do Coleginho, Lisboa

Tendo-nos sido solicitado um diagnóstico desta área, no âmbito de um projecto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo e outras edificações, propusemos a realização de prospecções geofísicas, visto tratar-se de um método expedito e de grande fiabilidade.

Herdade da Abrunheira, concelho de Portalegre

A ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de prospecção e inventariação do património arqueológico e arquitectónico existente na Herdade da Abrunheira, localizada na freguesia de Urra, Concelho de Portalegre

Barragem de Picote, Miranda do Douro (arte rupestre)

Esta intervenção consistiu na realização de diagnóstico do potencial arqueológico e das condições de execução de ulteriores trabalhos de prospecção dirigida à identificação de arte rupestre na zona de afectação da empreitada.

Ligação Ferroviária de Alta Velocidade, troço Alenquer (Ota) – Pombal

Foram realizados trabalhos de pesquisa bibliográfica e documental e, em fase posterior, trabalhos de relocalização de sítios, prospecção selectiva nos troços com alternativa e trabalhos de prospecção sistemática nos troço sem alternativa, em ambos os casos, num corredor com a largura de 400 metros.

Linha Portimão-Tunes (REN)

Durante esta intervenção realizaram-se consultas bibliográficas, prospecções sistemáticas, acompanhamento permanente de todas as movimentações de terra, relatórios mensais de progresso, e verificação da conformidade dos trabalhos no final destes.

Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, concelho do Sabugal

As acções de acompanhamento arqueológico da escavação mecânica dos caboucos das sapatas dos Aerogeradores do Parque Eólico 3 B, freguesia da Malcata, decorreram em 6 e 7 de Dezembro de 2007.

Reforço de Potência do Alqueva - Alqueva II

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) na área da futura Central de Alqueva II – Reforço de Potência.

Subestação de Vila Pouca de Aguiar (220 kV)

Os trabalhos arqueológicos consistiram no acompanhamento arqueológico de toda a área, com a presença de um arqueólogo em todos os momentos da obra que implicaram a escavação ou afectação do subsolo e outros labores na área.

Pedreira do Pé da Pedreira, Alcanede – Rio Maior

Os trabalhos desenvolvidos tiveram como objectivo a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto da futura pedreira do Vale da Pedreira, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização do mesmos.

AMS – Fábrica de Papel, Chamusca

Os objectivos da intervenção foram inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação, avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas e avaliar o impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto.

Linha Dupla Valdigem – Vila Pouca de Aguiar (REN)

Estes trabalhos arqueológicos foram preconizados na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) no âmbito da empreitada de construção da Linha Dupla Valdigem – Vila Pouca de Aguiar, a 220KV.

Inventário do Património numa propriedade em Machico e Santa Cruz, Madeira

Esta intervenção consistiu na inventariação de património numa propriedade de cerca de 20 ha, desenvolvendo-se acções de pesquisa bibliográfica e documental e prospecções sistemáticas na área de estudo.

EPIA - Beneficiação da rede viária secundária - Auto-Estradas do Centro

Este trabalho foi realizado pela ERA-Arqueologia para a Horizonte de Projecto e restringiu-se à pesquisa bibliográfica, pressupondo trabalhos de validação da mesma através da execução de prospecções de campo.

Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados que corresponderiam a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local.

CC Dolce Vita, freguesia de Dume, Braga

A intervenção consistiu no acompanhamento permanente de todas as movimentações de terras e de outras acções que pudessem ter afectação do subsolo ou de elementos de carácter patrimonial.

Herdade do Roncão (Descritor Património), Parque Alqueva

As prospecções arqueológicas desenvolvidas no âmbito do Descritor Património do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do Parque Alqueva decorreram em Novembro de 2008

Royal Óbidos Spa & Golfe Resort, Óbidos

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da empreitada de construção deste empreendimento turístico.

Linha MAT Falagueira-Estremoz (400 kv)

Levou-se a cabo o acompanhamento de todos os trabalhos de remoção de terras, designadamente, escavação das fundações dos apoios, desmatação, abertura de plataformas e de caminhos de acesso necessários para o desenrolar da obra.

AAE da área industrial de Vila Velha de Rodão

Os objectivos da intervenção foram os seguintes: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de estudo; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; e identificar valores patrimoniais que pudessem integrar um plano estratégico.

Zona da Central Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo

Estes trabalhos tiveram como objectivo a prospecção sistemática e caracterização exaustiva da valência patrimonial da área a afectar pela construção da central fotovoltaica.

Pedreira de Vale das Pedras, Cadaval

Os trabalhos executados no âmbito do EIA da Pedreira Vale das Pedras consistiram na realização de prospecções sistemáticas na área prevista para a ampliação da exploração da pedreira, área envolvente e respectiva avaliação do quadro de referência.

Estação do Oeste da Linha Ferroviária de Alta Velocidade (Lisboa/Porto)

Os objectivos principais foram a identificação e inventariação de elementos patrimoniais existentes na área de afectação pela construção dos acessos, a sua avaliação patrimonial e a avaliação do seu impacte.

Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Casqueira 2

O sítio arqueológico Casqueira 2 levou a que se efectuassem duas sondagens mecânicas no eixo da futura vala de uma conduta, na zona onde esta passa mais próxima do referido sítio, de modo a localizar possíveis contextos arqueológicos que pudessem vir a ser afectados.

Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Corça 1

Pelo facto deste sítio arqueológico ser atravessado a meia encosta pela vala da conduta, o plano de minimização de impactes previu a realização de sondagens manuais num mínimo de 16 m2.

Subestação de Lagoaça (220 kV), Freixo de Espada à Cinta

Esta intervenção incidiu sobre todas as movimentações de solos realizadas por meios mecânicos, como abertura de caboucos, desmatações, bem como a realização de uma prospecção sistemática antes e depois das desmatações

Linha Bodiosa - Valdigem (400 kV), Armamar

Os trabalhos de prospecção e acompanhamento arqueológico efectuados visaram detectar vestígios patrimoniais que pudessem ser afectados no decorrer das remoções de terras.

Sítio de Monte Augusto 1, Palmares, Lagos

Na sequência de trabalhos de prospecção geofísica, os quais acusaram positivamente a existência de estruturas no sítio, foi decidido proceder-se à execução de sondagens arqueológicas de diagnóstico.

Pedreira do Cabeço da Giesteira, Alcanede, Santarém

Esta intervenção teve como objectivo proceder ao levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Pedreira do Cabeço da Giesteira.

Pedreira de Casal Farto, Casal Farto, Ourém

Estes trabalhos consistiram no levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da ampliação da Pedreira de Casal Farto.

Linha Batalha/Lavos, sítio de Vidigal de Baixo, freguesia de Pousos, Leiria

A intervenção arqueológica neste sítio surgiu na sequência dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha Batalha/Lavos, enquadrando-se numa perspectiva de minimização de impactes face à proximidade da Bancada de Sílex Chitas I.

Linha Palmela - Ribatejo, 400 kV, Subestação de Fernão Ferro

As acções de prospecção e acompanhamento arqueológico tiveram lugar nos 83 Apoios da Linha e áreas envolventes onde foram executadas actividades que implicaram movimentação de terras.

Sítio de Palmares 3, Lagos

Foram realizadas prospecções geofísicas neste sítio arqueológico, no âmbito do Empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos), na zona do “Green” do campo 10.

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Monte do Carrascal 2

O conhecimento sobre a área de implantação do projecto determinou que a mesma fosse considerada de extrema sensibilidade arqueológica/patrimonial, levando à necessária tomada de acções tendo em vista a eventual necessidade de cumprir medidas de carácter preventivo.

Fábrica de Cerâmica Coelho da Silva, Porto de Mós

Esta intervenção teve como objectivo realizar a componente de Património no âmbito do EIA da ampliação da Fábrica de Cerâmica, implicando a prospecção sistemática da área de incidência do projecto.

Rua Direita, nº1 – Casegas, Covilhã

Os trabalhos apresentaram-se com o intuito de avaliar o potencial arqueológico do local ou como medida preventiva dos impactos das obras de construção civil.

Pedreira de Chainça nº 4, Pé da Pedreira, Alcanede

Estes trabalhos de prospecção arqueológica sistemática tiveram como objectivo proceder ao levantamento arqueológico e patrimonial no âmbito do EIA (Fase Estudo Prévio) da Ampliação da Pedreira de Chainça nº 4.

Pedreira de Boleiros, Fátima

Visou-se a identificação de vestígios de património etnográfico, arqueológico ou edificado na área abrangida pelo projecto da futura pedreira, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização.

Empreitada Geral de Construção do Reforço de Potência do Picote

O objectivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Lanço C, Figueira de Cavaleiros/Beja, Subconcessão do Baixo Alentejo

Levaram-se a cabo trabalhos de prospecção geofísica com vista a mitigar impactes negativos sobre elementos arqueológicos existentes no subsolo e nas imediações da área de implementação do empreendimento.

Lanço B, Nó de Grândola Sul (IP1)/Figueira de Cavaleiros, sítio de Altavasca 1

Foram realizados trabalhos de prospeção geofísica no sítio Altavasca 1 que confirmaram a existência de uma ocupação de época romana já muito afetada. Posteriormente, procedeu-se à escavação manual e mecânica do local, tendo-se identificado contextos arqueológicos preservados.

Construção da Variante da Caranguejeira, 2º Troço, Caldelas (Leiria)

Após os trabalhos de verificação e prospeção ao longo do eixo e estremas do futuro troço, foram acompanhados todos os trabalhos de desmatação e movimentação de terras ao longo da futura via.

Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, Sintra

Estes trabalhos de prospecção arqueológica foram realizados no âmbito da elaboração do Relatório Ambiental do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte.

Herdade da Abrunheira, freguesia de Urra, concelho de Portalegre

No seguimento de trabalhos decorridos nos anos de 2007 e 2008, realizaram-se trabalhos de reprospecção nos terrenos desta herdade, no âmbito do EIA do Campo de Golfe e Projectos Associados.

Desvio da Linha Recarei/Lavos para a Subestação de Feira

Levaram-se a cabo trabalhos de prospecção e acompanhamento arqueológicos foram realizados no âmbito do empreendimento DESVIO DA LINHA RECAREI – LAVOS.

Circuito Hidráulico de Baleizão – Quintos, Beja

Estes trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes arqueológicos na área a afectar pela construção do Circuito Hidráulico de Baleizão-Quintos e respectivo Bloco de Rega

Santa Suzana, Redondo, Évora

No âmbito do projecto de investigação Santa Suzana Archaeological Program 2017, estas acções arqueológicas foram adjudicadas à ERA pela PortAnta Associação de Arqueologia Ibérica.

Linha Portimão-Tunes Norte/Portimão-Tunes 3

Levou-se a cabo o acompanhamento permanente de todos os trabalhos de movimentação de terras, designadamente decapagem e desmatação, abertura de acessos, terraplenagens, escavação de caboucos e execução de plataformas de trabalho necessários para o desenrolar da obra.

Parque de Golfe Jardim Original, Lagos

Realizaram-se trabalhos de prospecção sistemática na futura área do Parque de Golfe, com vista à elaboração do descritor Património a integrar o Estudo de Impacte Ambiental.

Águas do Centro Alentejo, Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão

Realizaram-se trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito dos empreendimentos 2º e 3º Grupo de PITAR’S do Centro Alentejo, Sistema de Abastecimento de água e saneamento do Município de Portel e Subsistema de Abastecimento de Água do Monte-Novo – Adução a Reguengos de Monsaraz e Mourão.

Remodelação e Ampliação do Posto de Corte de Picote a 220Kv, Miranda do Douro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico tiveram como principal objectivo a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e na área envolvente à obra.

Aproveitamento Hidroeléctrico do Sistelo, Arcos de Valdevez

Os trabalhos consistiram na realização de prospecções arqueológicas na zona compreendida entre o lugar de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, e a zona de Tangil, concelho de Monção.

Estação Fotovoltaica do Baixo Alentejo, Mombeja, Beja

Os objectivos desta intervenção consistiram na identificação, inventariação, localização e avaliação relativa aos elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial construído conhecidos para a área em estudo.

Construção da Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês

A ERA desenvolveu trabalhos de prospecção arqueológica prévios ao início da empreitada da Construção da 2ª Fase da Nova Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês.

Requalificação do Habitat Lagunar dos Salgados, freguesia de Pêra, Silves

A intervenção consistiu na prospeção dos terrenos da expropriação em fase prévia ao início da obra, bem como no acompanhamento de todas as movimentações de terras inerentes à execução desta.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Salema, Vila do Bispo

Estas acções de prospecção arqueológica sistemática decorreram nas áreas a afectar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento e acessos).

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Burgau, Vila do Bispo

A prospecção sistemática visou a identificação, descrição, localização, classificação e inventariação de elementos de interesse arqueológico, histórico e etnográfico construído na área a afectar pela empreitada.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Malhão, Odemira

A ERA levou a cabo ações de reavaliação de prospecção arqueológica sistemática e sondagens arqueológicas na Praia do Malhão, no âmbito do empreendimento Programa Polis do Litoral Sudoeste.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Samouqueira, Sines

No âmbito do empreendimento Polis do Litoral Sudoeste, foram aqui desenvolvidos, de janeiro a junho de 2014, trabalhos arqueológicos de prospeção, diagnóstico (sondagens) e acompanhamento de obras.

Bloco de Rega Moura Gravítico, Monte da Charneca 3

Este sítio corresponde a um achado isolado de período indeterminado, constituído por um elemento arquitectónico em calcário (friso?), tendo sido inventariado com o n.º 37 na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica realizados durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental.

Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Monte do Serralho 1

Assinalado e inventariado na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica realizados durante a Avaliação de Impacte Ambiental, o sítio em questão corresponde a uma ocorrência patrimonial localizada numa área a afectar pelas infraestruturas a construir.

EN 374-2, Km 1+500, Reabilitação de Aterro (Loures)

Após os trabalhos de pesquisa e prospeção, não foi identificada qualquer ocupação antiga neste local, devendo, no entanto, assinalar-se que, devido a esta área ter sido já aterrada, não foi possível observar o solo original.

Plano de Urbanização da Entrada Norte da cidade de Setúbal

Na fase inicial foi efetuado um levantamento bibliográfico, cartográfico e documental dos sítios arqueológicos localizados na proximidade da área de afetação. Posteriormente, realizou-se a prospeção sistemática de toda a área a intervencionar.

Castelo de Montemor-o-Novo

Estes trabalhos de prospeção geofísica resultaram de uma solicitação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN) e enquadraram-se no projecto de investigação em torno do Castelo de Montemor que a CMMN vinha desenvolvendo através do seu gabinete de arqueologia.

Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Zambujeira 1

A escavação do local revelou a presença de três interfaces de natureza antrópica, de cronologia desconhecida. Foi possível, no entanto, enquadrar estas fossas, dada a presença de líticos e cerâmica manual à superfície, na Pré-história recente.

Estabilização de Aterro e Plataforma EN 361, KM 33+450, Rio Maior

Da análise da situação de referência, do projeto de obra e do terreno, verificou-se que não existiam condicionantes para o processo de reabilitação da estrada, uma vez que os depósitos a serem afetados eram de formação recente.

Parque Eólico do Guardão, Serra do Caramulo

As ações arqueológicas de prospeção realizadas no âmbito do empreendimento Parque Eólico do Guardão resultaram da necessidade de relocalizar determinados sítios de potencial arqueológico que foram identificados aquando da elaboração do E.I.A.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Almograve

Considerando as realidades observadas e a intervenção a desenvolver durante a empreitada, considerou-se que a empreitada a realizar não afetariam nenhum vestígio ou contexto arqueológico.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Alteirinhos

Dado que a área do parque de estacionamento se encontrava já rebaixada e alterada, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as ações realizadas por via mecânica ou manual que implicassem remeximento do subsolo.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Amoreira

Os trabalhos de prospeção tiveram como base a planta do projeto a realizar, sendo que a visibilidade da superfície do terreno se encontrava condicionada pela vegetação e infraestruturas existentes.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Amoreira – Monte Clérigo

Toda a empreitada incidiu em zonas onde já existiam infraestruturas construídas, aterros ou sobre o substrato rochoso, não se tendo preconizado quaisquer trabalhos arqueológicos.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Arrifana

Estes trabalhos de prospeção arqueológica na Praia da Arrifana decorreram no âmbito do Programa Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afetar pelas empreitadas de valorização de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Ingrina

Não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação, uma vez que todos os trabalhos a realizar incidiram em zonas onde já existiam infraestruturas construídas, aterros ou sobre o substrato rochoso.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Mareta

Não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação das obras a realizar. No entanto, registou-se uma estrutura, possível forno de telha, provavelmente relacionada com os vestígios já identificados em trabalhos anteriores.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia Norte de Odeceixe

Na área de afetação do projeto não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação resultante das obras a realizar.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Porto Covinho

Nas proximidades dos locais que seriam afetados pela obras existiam artefactos de pedra lascada (lascas, núcleos, etc) e depósitos que poderiam conter elementos patrimoniais.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Porto Covo

A única zona que seria alvo de uma nova construção corresponde à área da praia (construção de um cais), não sendo provável que em zona de marés com dinâmicas sedimentares específicas existissem vestígios arqueológicos preservados.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Vale Figueiras

Tendo em conta as realidades observadas, considerou-se que a empreitada a desenvolver não afetaria nenhum vestígio ou contexto arqueológico.

Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo

As prospeções arqueológicas no âmbito do projeto de Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo visaram a relocalização de sítios e a identificação de novas realidades patrimoniais que pudessem existir no concelho, bem como proceder à sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

ER338 – Beneficiação entre Piornos (KM 34+470) e Manteigas (KM 45+580)

Relativamente às ocorrências registadas no decurso dos trabalhos de prospeção, salientou-se essencialmente a identificação de elementos patrimoniais edificados de cariz vernacular.

Bloco de Rega de Pias, prospeções arqueológicas

Foram prospetados os troços de infraestruturas (redes de rega e redes viárias) que, durante a execução do Estudo de Impacte Ambiental, se encontravam descritas com visibilidade reduzida a nula, complementando desta forma a avaliação efetuada.

Lote 8 da Subconcessão da Auto-estrada Transmontana Vila Real/Bragança

Nesta intervenção visaram-se os seguintes procedimentos: identificação de novos elementos patrimoniais; relocalização de ocorrências patrimoniais que deveriam vir a ser diretamente afetadas; sugestão de medidas minimizadoras sobre o património identificado.

Rua Padre Américo e Rua das Cotovias, Loures

Tendo em consideração o novo projeto para o local, situado na Zona Especial de Protecção do “Palácio da Mitra”, e o seu impacto no subsolo, que implicava uma afetação de áreas muito significativa, propusemos uma estratégia de intervenção assente na execução de prospeção geofísica.

Reconversão Agrícola na Herdade da Torre de São Brissos, Monte do Bolor 6, Beja

Estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens arqueológicas de diagnóstico para caracterização das afetações observadas e na prospeção arqueológica sistemática georreferenciada com contagem de materiais e utilização de detetor de metais.

Construção das estações elevatórias EE5, EE7, EE8, EE9 do sistema de águas residuais de Albufeira, Lagoa e Silves

Levou-se a cabo a prospeção dos terrenos da expropriação em fase prévia ao início da obra, bem como o acompanhamento de todas as movimentações de terras inerentes à execução da mesma.

Herdade do Pereiro, Cuba, Beja

Os trabalhos arqueológicos enquadrados no empreendimento de reconversão agrícola planeado para a Herdade do Pereiro consistiram em duas fases.

Estudo de Impacte Patrimonial na Herdade do Freixo (Évora)

Estes trabalhos arqueológicos de minimização de impactes enquadraram-se no projeto de reconversão agrícola planeado para a Herdade do Freixo.

Villas Romanas de Santa Suzana e do Freixo, Redondo

Os trabalhos de prospeção geofísica enquadraram-se numa perspetiva de investigação e valorização dos sítios arqueológicos de Santa Suzana e Freixo.

Reconversão Agrícola na Herdade da Torre de São Brissos, sítio Monte da Diabrória, Beja

Tendo em conta esta localização de elevado potencial arqueológico, a área foi alvo de trabalhos arqueológicos anteriores, dos quais decorreram um conjunto de medidas de minimização, preconizadas pela tutela.