Valorização Património e Projectos Turismo Imobiliário

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves

Esta intervenção teve como objectivo principal a realização de sondagens de diagnóstico no sentido de compreender o potencial científico e patrimonial deste espaço, tendo em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização relativamente aos trabalhos de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves levados a cabo pelo Programa Polis de Silves.

Mercado da Ribeira

A intervenção arqueológica no Mercado da Ribeira, pertencente à freguesia de S. Paulo em Lisboa, trouxe algumas conclusões sobre a ocupação do espaço onde, nos inícios do Século XX, foi construído o atual Mercado da Ribeira.

Convento das Bernardas

Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo convento das Bernardas, Tavira, permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense nos inicios do século XVI até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.

Anta do Monte Ruivo

Conjunto de trabalhos realizados na Anta do Monte Ruivo, quer de investigação, quer de conservação e preservação na sequência dos trabalhos que a Era-Arqueologia realizou para o IPPAR no âmbito do Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Casa do Governador, Belém, Lisboa

A unidade romana de produção de preparados de peixe da Casa do Governador da Torre de Belém é um complexo edificado em uma única fase de construção, de planta regular, com uma área total de 1525,08 m².

Praça Rodrigues Lobo

A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que insere-se no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização e, consequentemente, representa um contributo para o estudo das necrópoles deste período.

Milreu

Trabalho que visou a execução de sondagens preventivas de implantação do Centro Interpretativo da estação arqueológica de Milreu, procurar conhecer e compreender o estabelecimento da relação das realidades arqueológicas postas a descoberto com os vestígios já conhecidos.

Castelo de Ouguela

As escavações arqueológicas no Castelo de Ouguela permitiram-nos reavaliar os últimos 400 anos da história deste monumento e devolver uma história esquecida pelos seus conterrâneos.

Museu de Évora

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de remodelação e valorização do edifício do Museu de Évora, antigo Paço Arquiepiscopal desta cidade, da responsabilidade da FDO, Construções, S.A.

Alcalar 7

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto "Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar" num concurso lançado pelo IPPAR.

Cruz de Celas

Os trabalhos arqueológicos realizaram-se numa das áreas de estacionamento do empreendimento Celas Studio Residence localizado na zona de protecção da DGCP do Mosteiro de Santa Cruz de de Celas classificado como Monumento Nacional.

Santa Vitória do Ameixial

Projecto de valorização que contemplou a escavação e foram complentados pelo levantamento, inventariação e levantamento gráfico dos fragmentos de pintura mural postos a descoberto.

Santa Vitória

Na plataforma superior de uma elevação, onde se situa o marco geodésico de Campo Maior, foi possível identificar através de escavações um recinto rodeado por um sistema de fossas escavadas na rocha de base, com ocupação ao longo da 1ª metade do III milénio a.C.

Villa Romana de Pisões

Villa de que, segundo J. Alarcão, só tem escavada, parcialmente, a pars urbana. Esta compreende mais de 40 divisões, centradas num pequeno peristilo de quatro colunas. Diversas destas áreas apresentam pavimento de mosaicos. Aparentemente a fachada, que seria porticada, está virada a sul, abrindo para um tanque de 40x8,30 m. O corredor dá acesso ao peristilo, para o qual se abrem as salas, aquela com ábside e um pequeno lago central. As termas ficam a Noroeste e compreendem uma piscina ao ar livre com 6x4,60 m.

Restaurante Páteo de Alfama

Recuperação e conservação de um troço exterior da Cerca Velha ou Cerca Moura

Casa dos Bicos

Trabalhos de Conservação e Restauro levados a cabo sobre as estruturas arqueológicas. A consolidação e manutenção é também um factor decisivo para uma boa musealização.

Antas das Pedras Grandes

Restauro, colagem e consolidação em mais um dos inúmeros trabalhos com a marca ERA Arqueologia.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

Villa Romana da Abicada

A equipa da ERA realizou trabalhos de conservação e restauro num conjunto de pavimentos em mosaico da Villa Romana da Abicada depositados no Museu de Portimão.

Monumento 7 de Alcalar

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto - Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar - num concurso lançado pelo IPPAR.

Recuperação e requalificação da antiga igreja do Convento da Graça, Loulé

Os trabalhos arqueológicos inserem-se no âmbito do projecto de recuparação do Portal da antiga Igreja do Convento da Graça e à requalificação do seu espaço interior a realizar pelo Município de Loulé.

Palácio Nacional de Queluz e jardins

Estes trabalhos centraram-se no âmbito do projecto de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz (CNS:11225). Numa operação que teve como promotor os Parques de Sintra-Monte da Lua S.A.. As intervenções decorreram em três fases, separadas no tempo e no espaço, com objectivos equivalentes: a salvaguarda, a prevenção e a minimização de impactes e em acções de emergência a realizar em sítios arqueológicos que se encontrem em perigo iminente de destruição parcial ou total.

Forte de São Vicente de Torres Vedras

A ERA executou trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro no âmbito do projecto de recuperação do Forte de São Vicente em Torres Vedras, monumento protegido juridicamente como imóvel de interesse público. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA – Arqueologia S.A. pela Câmara Municipal de Torres Vedras e decorreram em 2011.

Empreitada de Construção do Campo de Golfe da Herdade do Roncão D’El Rey (Reguengos de Monsaraz)

O trabalho de acompanhamento arqueológico de obras pressupõe a observação de movimentações no subsolo (i.e. levantamento de pavimentos, desmonte de paredes, revolvimento de terras, desaterros ou outras acções que possam ter afectação directa do subsolo ou de elementos edificados) realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente.

Pestana Tróia Eco-Resort, Tróia

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito do empreendimento Pestana Tróia Eco-Resort & Residences, correspondente à construção de um Conjunto Turístico, formado por dois Aldeamentos Turísticos e um Hotel-Apartamentos.

Ampliação da Pousada de Óbidos

O projecto consistiu num parecer técnico relativo ao projecto de ampliação da Pousada de Óbidos no nº 1 da Rua do Castelo, em Óbidos, na área do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Campo de Golfe de Palmares (Lagos)

Os trabalhos arqueológicos de minimização de impacte sobre o património arqueológico realizados entre Julho de 2009 e Setembro de 2010 no âmbito do empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos). Destacam-se os dados relativos aos sítios arqueológicos de Palmares 3, Sete Figueiras 4 e Monte Augusto 1.

Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)

Foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha para o Centro Interpretativo. Os trabalhos incidiram sobre a observação e registo da abertura de uma vala para a passagem dos cabos do ar condicionado (AVAC) com um comprimento total de 86,60m aproximadamente .

Obras de Remediação Ambiental das Minas de Prado Velho, Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão (Guarda)

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efetuados no âmbito do Projeto de Remediação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Prado Velho e Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão.

Portugal dos Pequenitos

O plano de trabalhos aprovado preconizou a realização de 3 sondagens de diagnóstico de 4X4 metros, perfazendo uma área de 48 metros quadrados, equidistantes e implantadas em áreas a afectar directamente pela mobilização de solos no decurso dos trabalhos de implantação do projecto.

Condomínio do Freixo

No sentido de diagnosticar o potencial arqueológico do local e dar resposta à deliberação da Tutela, procedeu-se à realização de sondagens arqueológicas de diagnóstico que abrangendo uma superfície de 80 m2, dispersas pelas principais áreas a afectar , recorrendo a meios mecânicos de escavação. Tendo em conta a avaliação feita no local, foram executadas 4 sondagens arqueológicas mecânicas de 10m X 2m até ao substrato geológico.

Rua Carvalho Araújo nº 2

O principal objectivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, constituída por cantaria e azulejos, um painel azulejar parietal e elementos de cantaria dos vãos de porta e de janela, bem como a laje da entrada principal da casa, todos com valor Histórico, promovendo para isso acções de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

Ponte Romana da Catribana, Sintra

Os trabalhos arqueológicos realizados na Ponte da Catribana, Sintra no âmbito do Projecto de Recuperação da Ponte e Calçada romanas da Catribana – Freguesia de São João das Lampas, Sintra

Cortijo Berlanga-Valbuena, Cártama, Málaga

Os contextos mais significativos detetados permitiram-nos concluir estarmos perante a pars rústica de uma villa romana de dimensões consideráveis.

Sítio Figueiras 2 e 3 – Lagos

A ERA está a realizar na Meia Praia, em Lagos, um projecto de actuação arqueológica relacionada com um processo de urbanização.

Palácio dos Condes de Tomar

Equipa da ERA em trabalhos de conservação e restauro de pinturas decorativas.

Fontanário da Praça Leandro da Silva

Projecto ERA nº 311.04

Núcleo Arqueolológico da R. dos Correiros, em Lisboa

Importante projecto de conservação e restauro do mosaico romano

Villa Romana Freiria, Cascais

Realização trabalhos de limpeza e manutenção

Castro de Cola, Ourique

As escavações arqueológicas realizadas pela ERA no Castro de Cola inseriram-se num projecto de valorização do sítio, promovido pelo IPPAR.

Ermida de São Pedro, Campo Maior

A intervenção da ERA Arqueologia visou o diagnóstico do potencial arqueológico da Ermida de São Pedro, no âmbito do projecto de valorização e salvaguarda do imóvel desenvolvido pela autarquia.

Moinho do Rodete, Silves

Os trabalhos de campo levados a cabo pela ERA em 2005 tiveram como principais objectivos a avaliação do potencial cientifico, patrimonial e museológico do conjunto edificado.

Museu de Évora

A intervenção da ERA Arqueologia teve como objectivo a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que poderiam ser afectados pelo desenvolvimento das obras programadas para o interior do Museu, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Cascais

A intervenção no adro da Igreja de Nossa Senhora da Assunção revelou a presença de um espaço funerário com uma cronologia de ocupação remetendo para o século XVII.

Anta da Venda, Elvas

A intervenção da ERA Arqueologia na Anta da Venda incluiu trabalhos de carácter arqueológico e de conservação e restauro, no âmbito do Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa, Vila Franca de Xira

As escavações arqueológicas de emergência na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (Vila Franca de Xira) foram adjudicadas à ERA Arqueologia pelo Município de Vila Franca de Xira.

Moinhos de Água, Alqueva

A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.

Villa Romana de S. Cucufate, Vidigueira

A ERA realizou para o IPPAR trabalhos de limpeza, conservação e restauro na Villa Romana de S. Cucufate, com a finalidade de tornar visível e visitável este sítio arqueológico.

Cisterna da Fortaleza de Ouguela (Campo Maior)

Os trabalhos arqueológicos efectuados na Cisterna da Fortaleza de Ouguela enquadraram-se no Projecto de Salvaguarda e Revalorização do Castelo e Fortificações de Ouguela.

Levantamento Arqueológico das Bacias Hidrográficas dos Rios Sado e Mira

O levantamento do Património Arqueológico da Bacia Hidrogáfica do Rio Sado e do Litoral Sado baseou-se em recolhas bibliográficas.

Calçada Bento Rocha Cabral, nº 1, Lisboa

A ERA Arqueologia procurou determinar o percurso do Aqueduto das Águas Livres no subsolo de uma área específica, modo que as obras de remodelação de um edifício pudessem ser estruturadas de forma a não afectar o monumento.

Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (2ª Campanha), Vila Franca de Xira

O prolongamento das escavações arqueológicas de emergência levadas a cabo na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa realizou-se entre 6 de Setembro e 7 de Outubro de 1998.

Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (3ª Campanha), Vila Franca de Xira

Dada a necessidade de compreender de que modo novos dados se articulavam com estruturas postas a descoberto, a ERA levou a cabo uma 3ª campanha de escavações na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa.

Antas de Monte Ruivo e Venda, Elvas

A ERA realizou para o IPPAR um conjunto de trabalhos arqueológicos na Anta do Monte Ruivo, inserido no Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Circuito Arqueológico da Cola (Ourique)

Promovidos pelo IPPAR, a ERA Arqueologia realizou em 1999 um conjunto de trabalhos de conservação, restauro e limpeza em diversos monumentos enquadrados no Circuito Arqueológico da Cola (Ourique)..

Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, C.A. Cola (Ourique)

A ERA efectuou um conjunto de acções de salvaguarda, conservação e restauro com a finalidade de tornar visíveis e visitáveis os Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, pertencentes ao Circuito Arqueológico da Cola – Ourique.

Antas de Forte de Botas e Valmor e Cabeço do Torrão, Elvas

Em Maio de 1999, a ERA-Arqueologia realizou de trabalhos de limpeza num conjunto de três monumentos megalíticos pertencentes ao Circuito Arqueológico das Antas de Elvas.

Ruínas de Torre de Palma, Monforte

Os trabalhos realizados pela ERA neste sítio visavam diagnosticar o potencial arqueológico da área abrangida pela construção do Centro de Acolhimento e Parque de Estacionamento, de modo a emitir-se um parecer à construção do mesmo.

Alcaria - Circuito Arqueológico da Cola

A pedido do IPPAR, a ERA levou a cabo, em 1999, trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro nos núcleos de Alcaria.

Atalaia - Circuito Arqueológico da Cola

O IPPAR recorreu à ERA-Arqueologia para a execução, em 1999, de um parecer técnico definindo trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro na grande necrópole da Atalaia.

Necrópole de Fernão Vaz - C.A. da Cola, Ourique

Os serviços de conservação, restauro e limpeza nesta necrópole da Idade do Ferro visaram a apresentação do sítio ao público que visita o Circuito Arqueológico da Cola.

Bloco 5, Agualta 7, Mourão

A intervenção pela ERA no sítio com arte rupestre da Agualta 7 realizou-se no âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área afectada pelo regolfo da Barragem de Alqueva

Bloco 10, Lameira 1, Alandroal

Perante a insuficiência de dados obtidos com trabalhos efectuados em 1998, e a perspectiva de se poder identificar elementos concretos quanto à ocupação deste sítio, considerou-se pertinente a realização de nova campanha em 1999.

Bairro da Graça (R. Natália Correia), Lisboa

A ERA realizou o estudo de Avaliação do Impacte Patrimonial do Edifício Habitacional e do Edifício Polidesportivo a construir entre a Rua Natália Correia e Rua Josefa de Óbidos, no Bairro da Graça, Lisboa.

Igreja Matriz de Campo Maior

A ERA realizou escavações arqueológicas no âmbito do projecto de repavimentação e colocação de um novo altar mor na Igreja Matriz de Campo Maior.

Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial

O objectivo dos trabalhos realizados na Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial foi a criação de um plano de actuação para salvaguarda das suas estruturas, com vista à apresentação ao público.

Fábrica de Papel de Carnide - 1ª Campanha

As sondagens arqueológicas realizadas na Fábrica do Papel, localizada no núcleo histórico de Carnide, concelho de Lisboa, resultaram de uma estratégia de intervenção arqueológica preventiva no âmbito da construção do novo edifício da Fulcar neste imóvel.

Ermida de Santo António, Monchique

Os trabalhos de arqueologia levados a cabo na Ermida de Santo António enquadraram-se numa perspectiva de arqueologia preventiva e de diagnóstico, face às obras que a Câmara Municipal previa executar no local.

Páteo do Bairro Alto, Lisboa

Esta intervenção decorreu da detecção de vestígios arqueológicos durante as acções de acompanhamento arqueológico da construção do Empreendimento Páteo do Bairro Alto.

Pista Olímpica de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe (Aveiro)

A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e Desenvolvimento para realizar um Estudo de Impacte Patrimonial (Património Arqueológico e Construído), no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Pista Olímpica de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe (Aveiro).

Centro de Conferências Vasco Vilalva, Évora

As sondagens arqueológicas realizadas pela ERA no Centro de Conferências Vasco Vilalva, em Évora, tiveram lugar entre 5 de Março e 5 de Abril de 2001 e decorreram no âmbito da arqueologia preventiva.

Muralha Norte do Castelo de Avis

O objectivo desta intervenção consistiu na aplicação de uma medida de minimização do impacte negativo sobre o património arqueológico das movimentações de terras efectuadas no âmbito da reparação do sistema de drenagem junto à Muralha Norte do Castelo de Avis.

Anta das Pedras Grandes, Odivelas

Os trabalhos arqueológicos realizados pela ERA na Anta das Pedras Grandes tiveram como objectivos a avaliação do potencial patrimonial e científico dos vestígios arqueológicos conservados por forma a sustentar a tomada de decisões relativamente ao monumento.

Fundação Calouste Gulbenkian - Inventário

Este projecto teve como principal objectivo determinar o stock dos produtos de merchandising da Fundação Calouste Gulbenkian, fazendo simultaneamente uma avaliação tão criteriosa quanto possível do seu estado de conservação.

Herdade das Navalhas, Faro

Estes trabalhos decorreram no âmbito da construção do Campo de Golfe da Herdade das Navalhas, no Concelho de Faro, e enquadraram-se numa perspectiva de avaliação e caracterização de vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados pela obra.

Quinta da Ombria, Concelho de Loulé

Os trabalhos arqueológicos de prospecção sistemática aqui realizados surgiram no âmbito do Estudo de Impactes sobre o Património Arqueológico na área abrangida pelo Projecto do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Ombria.

Diagnóstico de Pintura Mural, C.C. Vasco Vilalva, Évora

A Fundação Eugénio de Almeida solicitou à ERA a realização de um estudo sobre o estado de conservação de um elemento de pintura mural, localizado na sala de acesso ao Centro de Conferências Vasco Vilalva, situado no centro de Évora

Rua 1º de Dezembro, Seixal

A 2ª fase do estudo de materiais arqueológicos recolhidos durante a escavação na Rua 1º de Dezembro, no Seixal, corresponde ao estudo dos artefactos metálicos, e foi realizada entre 22 de Abril e 29 de Maio de 2003, nas instalações do EcoMuseu do Seixal.

El Pico, Extremadura, Espanha

Os trabalhos arqueológicos efectuados no El Pico, local situado no termo municipal de Cheles, Extremadura (Espanha), enquadraram-se no âmbito das actuações de minimização dos impactes provocados pela Barragem do Alqueva.

Embaixada de Itália, Lisboa

Nos finais de 2001, a ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de recuperação nos azulejos do pátio central e corredor de acesso ao jardim da Embaixada de Itália.

Castro da Cola - Pesquisa Bibliográfica

Este trabalho teve como objectivo a recolha, organização e análise dos dados significativos disponíveis sobre o Castro da Cola, quer de natureza bibliográfica, quer de natureza documental.

Arquivo Histórico Ultramarino - Azulejos

Estes trabalhos consistiram na apresentação dos dados recolhidos no terreno relativos ao registo gráfico dos painéis de azulejo do Arquivo Histórico Ultramarino.

São Francisco, Alcochete

A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa promotora de um empreendimento imobiliário em S. Francisco, em Alcochete, para proceder à escavação de três sepulturas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico realizado na área de obra.

Igreja do Senhor dos Passos, São Miguel, Açores

A ERA-Arqueologia empreendeu o estudo da fachada desta igreja, com o objectivo genérico da elaboração de um caderno de encargos e programa de concursos para a sua recuperação.

Herdade da Sabrosa, concelho de Lagos

Esta intervenção inseriu-se no âmbito do Estudo de Viabilidade a realizar na área da Herdade da Sabrosa, correspondendo à execução da 1ª e 2ª Fases de trabalhos propostos: pesquisa bibliográfica e prospecções de terreno.

Villa Romana das Argamassas

Estes trabalhos surgiram em resposta a uma solicitação para realizar um diagnóstico do estado de conservação e potencial científico e patrimonial que informasse do interesse num plano geral de valorização deste sítio arqueológico, de forma a transformá-lo num recurso patrimonial disponível para a comunidade.

Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande

Esta intervenção consistiu no levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente, procedendo-se, de seguida, a trabalhos de prospecção sistemática.

Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal

Trabalhos realizados no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal, avaliando-se o impacte da mesma no que se refere a património construído e arqueológico.

Mosaico de Boca do Rio, Vila do Bispo

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de conservação do pavimento de mosaico deste sítio arqueológico, avançando também com proposta de intervenção de recuperação sobre o mesmo.

Menir do Prazo, Freixo de Numão

O objectivo deste trabalho foi a colagem e verticalização deste elemento patrimonial, de modo a poder ser apresentado, no âmbito das visitas ao sítio, com uma imponência mais próxima da original. Pretendeu-se assim evidenciar o seu valor plástico enquanto objecto escultórico e patrimonial.

Pedreira do Areeiro da Guia

Estes trabalhos surgiram no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira do Areeiro da Guia, concelho de Pombal, visando proceder a uma avaliação do impacte provocado pela mesma no que se refere a património construído e arqueológico.

Projecto POTOR, Povoado da Torre, Cacia

Este projecto de investigação visou avaliar o potencial arqueológico do Povoado da Torre – no contexto da rede de povoamento da região do Baixo Vouga e no âmbito da ocupação romana do território português – dando sequência a uma série de trabalhos realizados pela ERA, em Cacia, desde Janeiro de 1999.

Fonte do Poeta, Alfama

A ERA-Arqueologia levou a cabo a conservação e restauro desta fonte localizada numa pequena praça no lado Oeste da Rua da Judia, em Alfama.

El Pico, Extremadura, Espanha - 3ª Campanha

A terceira campanha efectuada em El Pico, Cheles, Comunidade Autónoma da Extremadura (Espanha), no âmbito das actuações de minimização dos impactes provocados pela Barragem do Alqueva, foi levada a cabo entre 19 de Maio e 19 de Junho de 2003.

Cerca do Hospital Velho de Almeirim

Os trabalhos arqueológicos efectuados na zona da Cerca do Hospital Velho de Almeirim tiveram como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área, tendo em conta a possível existência de vestígios dos Antigos Paços Reais, de acordo com o proposto pelo Estudo de Pormenor do PDM.

Outeiro do Castelinho, Alandroal

A intervenção arqueológica realizada no sítio do Outeiro do Castelinho enquadrou-se numa perspectiva preventiva de emergência face aos trabalhos de remoção de terras decorrente da abertura de uma vala e poço de rega no âmbito do emparcelamento rural do Alqueva.

Anta da Matança, Fornos de Algodres

Adjudicada pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres, a ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de conservação e restauro na Anta da Matança, realizando também a documentação fotográfica deste processo.

Castro de Santiago, Fornos de Algodres

Os trabalhos de conservação e restauro e escavação arqueológica no Castro de Santiago enquadraram-se em medidas implementadas no âmbito do plano de valorização de sítios do circuito arqueológico de Fornos de Algodres.

Pedreira de Cilha Queimada – Rio Frio

O objectivo destes trabalhos foi a avaliação do impacte sobre sítios de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial que pudessem existir na área onde iria ser implantada a Pedreira.

Faião, Sintra (Sondagens de diagnóstico)

Levou-se a cabo o diagnóstico prévio do potencial arqueológico de um terreno localizado em Faião (Terrugem/Sintra), face a uma futura intervenção no local decorrente de um projecto de cariz imobiliário.

Cerca de Santa Mónica, Évora

Estes trabalhos arqueológicos inseriram-se no âmbito da minimização de impacte da construção de moradias, tendo como principal objectivo a caracterização funcional e cronológica do espaço.

Castelo Velho de Freixo de Numão

O objectivo genérico da intervenção foi a recuperação da ruína do sítio, assentando na implementação de uma estratégia que garantisse a sua preservação para o futuro.

Castelo de Alter Pedroso

Os objectivo genéricos da intervenção foram definidos pela Câmara Municipal de Alter do Chão e visaram a recuperação das muralhas e da capela de S. Bento e o acompanhamento arqueológico das actividades de escavação no sub-solo decorrentes da implantação de cabos de electricidade.

Rua 1º de Dezembro, nº 2, Seixal

Esta intervenção respeitou aos estudos efectuados dos numismas e do espólio vítreo provenientes da escavação realizada no nº 2 da Rua 1º de Dezembro, Seixal.

Forte de São Sebastião, Castro Marim

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro de rebocos decorativos da torre sineira e limpeza de cantarias no âmbito do projecto “Recuperação do forte de São Sebastião”.

Estação Arqueológica de Vila Fria, Silves

As sondagens arqueológicas de diagnóstico tiveram os seguintes desígnios: avaliação do grau de impacte sofrido; definição dos limites do sítio arqueológico; avaliação do potencial arqueológico de Vila Fria; e avaliação do potencial do sítio quanto a uma possível valorização e musealização.

Conservação e restauro de bens patrimoniais, Torres Novas

O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação de bens patrimoniais através de acções que minorassem os processos de degradação em curso.

Barragem Romana de Santa Rita, Vila Real de Santo António

O objectivo destes trabalhos foi caracterizar o estado de preservação da barragem e avaliar o valor patrimonial do imóvel.

Ecomuseu do Seixal, escultura Mercúrio

A intervenção de conservação e da primeira parte da investigação de caracterização estrutural e de superfície da escultura Mercúrio foi realizada pela ERA-Arqueologia em 2006.

Albufeira de Venda Velha, Palmela

No âmbito da realização do Plano de Pormenor da Albufeira da Venda Velha foram realizados trabalhos de levantamento e avaliação do património histórico, arqueológico e etnográfico existente nessa propriedade.

Cruzeiro de pedra “Alminha”, Convento dos Inglesinhos, Lisboa

A ERA-Arqueologia concretizou os trabalhos de transladação do cruzeiro de pedra em baixo relevo “Alminha”, que apareceu no decorrer do acompanhamento arqueológico na zona do pátio/jardim do Convento dos Inglesinhos.

Área de Protecção da Villa das Almoínhas, Loures (2ª campanha)

A intervenção surgiu no âmbito dos trabalhos arqueológicos de minimização executados em Loures, numa área sujeita a loteamento e construção. Este local encontra-se nas proximidades de uma outra área intervencionada arqueologicamente, e onde, com as labutas aí efectuadas, foi identificada a Villa das Almoínhas.

Painéis de azulejos “Arte Nova”, Hospital Ortopédico de Sant’Ana, Parede

O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação dos referidos bens através de acções de conservação e restauro de modo a reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso.

Núcleos arquitectónicos no Hospital de Sant’Ana, Parede

Os trabalhos de análise e avaliação patrimonial de dois núcleos arquitectónicos resultaram da necessidade de analisar e avaliar em termos patrimoniais e científicos os dois conjuntos estruturais, com vista à sua gestão futura.

Convento da Graça, Tavira

Os trabalhos de conservação e restauro nas Ruínas Islâmicas assentaram na implementação de uma estratégia que garantisse a preservação do monumento para o futuro, dentro dos princípios definidos internacionalmente para a recuperação do património em geral e arqueológico em particular.

Conjunto de 25 moedas antigas, Vila Real de Santo António

Visou-se melhorar pontualmente, e na medida do possível, a legibilidade da superfície, a estabilização dos processos de corrosão e a aplicação de camadas de protecção, prevenindo a deterioração progressiva.

Paço dos Negros, Almeirim

A escavação arqueológica realizada, em 2007, no terreno anexo ao Pórtico do Paço dos Negros teve como objectivo a avaliação do potencial científico e patrimonial do sítio, tendo-se para isso efectuado sete sondagens.

Escadinhas de S. Crispim, nº 18, Lisboa

O objectivo genérico foi a protecção do referido troço de muralha através de acções de recobrimento, de modo a minorar os processos de degradação em curso e salvaguardar este bem patrimonial para o futuro.

Herdade da Abrunheira, concelho de Portalegre

A ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de prospecção e inventariação do património arqueológico e arquitectónico existente na Herdade da Abrunheira, localizada na freguesia de Urra, Concelho de Portalegre

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa

As acções de conservação e restauro durante as intervenções de remoção de resíduos e limpeza de cetárias e poço pombalino do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foram adjudicadas à ERA-Arqueologia pela Fundação BCP

Aqueduto das Águas Livres, troço Calçada das Necessidades/Av. Infante Santo

A ERA-Arqueologia elaborou o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do Troço do Aqueduto da Águas Livres entre a Calçada das Necessidades e a Avenida Infante Santo.

Inventário do Património numa propriedade em Machico e Santa Cruz, Madeira

Esta intervenção consistiu na inventariação de património numa propriedade de cerca de 20 ha, desenvolvendo-se acções de pesquisa bibliográfica e documental e prospecções sistemáticas na área de estudo.

Oratório de S. Jerónimo, Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria

A ERA-Arqueologia levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do património integrado do Oratório de São Jerónimo, localizado nos jardins da Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria.

Ecomuseu do Seixal, colecção de numismática

A ERA-Arqueologia levou a cabo a avaliação do estado da colecção de numismática intervencionada, em 2004, no Ecomuseu do Seixal, bem como a identificação das necessidades de intervenção e a especificação de outras necessidades de conservação da colecção.

Royal Óbidos Spa & Golfe Resort, Óbidos

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da empreitada de construção deste empreendimento turístico.

Escultura “As Três Graças”, Praça de Londres, Lisboa

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro na escultura “As Três Graças”, localizada na Praça de Londres.

AAE da área industrial de Vila Velha de Rodão

Os objectivos da intervenção foram os seguintes: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de estudo; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; e identificar valores patrimoniais que pudessem integrar um plano estratégico.

Edifício da Calzedonia, Rossio, Lisboa

A ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de caracterização da técnica construtiva, estado de preservação e proposta de intervenção das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos no edifício da Calzedonia.

Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa

A ERA levou a cabo a caracterização da técnica construtiva e do estado de preservação das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos existentes no edifício, realizando posteriormente trabalhos de conservação e restauro.

Conservação de bens arqueológicos, Museu de Torres Vedras

O objectivo da intervenção foi restituir a forma física de dois fragmentos de bordo de vasos campaniformes provenientes do sítio arqueológico Castro de Santiago.

Carta Arqueológica de Vila do Bispo

Esta intervenção visou uma actualização da Carta Arqueológica do concelho de Vila do Bispo e constituiu uma base fundamental para futuros projectos de inventariação, estudo, digitalização e divulgação do património arqueológico.

Rua das Taipas, 71-77, Porto

A ERA-Arqueologia realizou o estudo histórico deste imóvel, situado numa área de elevada sensibilidade patrimonial, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Chafariz das Terras, Alto da Cova da Moura

A ERA-Arqueologia concretizou trabalhos de conservação e restauro nas cantarias e elementos metálicos do conjunto arquitectónico “Chafariz das Terras”.

Pia do Penalva, Praça do Príncipe Real

Solicitada pela EPAL, a ERA realizou o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de reforço da abóbada da clarabóia da Pia do Penalva.

Colecção de numismática, Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica

Os trabalhos de conservação do conjunto de 250 moedas da colecção de numismática do Museu de Évora foram efectuados no laboratório de conservação e restauro de metais, 047, da Universidade Nova de Lisboa, sito no Monte da Caparica.

Mosteiro Jesuíta de Carcavelos – Quinta da Alagoa

Esta intervenção visou dar resposta a uma solicitação da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do projecto de valorização do Mosteiro Jesuíta de Carcavelos.

Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia de diversos fortes pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lagos

O objectivo genérico desta intervenção foi a recuperação do património integrado no edifício, para que pudesse ser usufruído pelos visitantes do local.

Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa (conservação e restauro)

Os trabalhos de conservação e restauro de painéis de azulejos do séc. XVIII existentes no edifício Benetton decorreram em duas fases.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção realizada permitiu a observação de contextos funerários preservados, constituídos por cinco indivíduos.

Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço

A ERA levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e o plano de recuperação do Forte do Alqueidão, pertencente ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.

Sítio de Monte Augusto 1, Palmares, Lagos

Na sequência de trabalhos de prospecção geofísica, os quais acusaram positivamente a existência de estruturas no sítio, foi decidido proceder-se à execução de sondagens arqueológicas de diagnóstico.

Linha Batalha/Lavos, sítio de Vidigal de Baixo, freguesia de Pousos, Leiria

A intervenção arqueológica neste sítio surgiu na sequência dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha Batalha/Lavos, enquadrando-se numa perspectiva de minimização de impactes face à proximidade da Bancada de Sílex Chitas I.

Sítio de Currais do Chão, Mem Martins, concelho de Sintra

As sondagens de diagnóstico prévio do potencial arqueológico de terrenos inseridos na área definida para o sítio de Currais do Chão visaram a caracterização do lugar e a preconização de medidas de minimização.

Sítio de Quinta da Eira da Loba 4, freguesia de Estombar, Lagoa

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e caracterização do sítio arqueológico Quinta da Eira da Loba 4, identificado através de trabalhos de prospecção.

Sítio de Quinta dos Poços 4 e 5, freguesia de Parchal, Lagoa

A avaliação e caracterização deste sítio arqueológico tornou possível adequar as obras previstas para aquela área aos vestígios aí identificados, pois o projecto encontrava-se ainda em fase de elaboração.

Sítio de Palmares 3, Lagos

Foram realizadas prospecções geofísicas neste sítio arqueológico, no âmbito do Empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos), na zona do “Green” do campo 10.

Ruínas Lusitano-Romanas da Boca do Rio, Budens, Vila do Bispo

O objectivo foi o levantamento em placas do pavimento de mosaico e transporte do mesmo para instalações da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Necrópole de Carenque, Amadora

Foram realizadas 25 sondagens de diagnóstico, precedidas da desmatação e prospecção da área do traçado, no âmbito do projecto 2ª Fase da Conduta entre o Reservatório do Alto de Carenque e o Reservatório das Mercês.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção arqueológica permitiu a identificação de contextos funerários, tendo a escavação e exumação destes contextos respeitado à segunda fase destes trabalhos.

Rua do Chafariz/Rua do Olival, Lote 1, Via Rara, Santa Iria da Azóia

A ERA foi solicitada para elaborar uma descrição tão aprofundada quanto possível das construções anteriormente existentes no terreno sito na Via Rara, Santa Iria da Azóia.

Calçada Marquês de Abrantes, nº 104-108, Lisboa

A ERA levou a cabo, em 2010, trabalhos de pesquisa histórica sobre o edifício sito no nº 104-108 da Calçada Marquês de Abrantes, localizado na freguesia de Santos-o-Velho.

Rua do Passadiço, 26-30, Lisboa

Da análise de documentação e na sequência da pesquisa realizada no Arquivo Histórico Municipal, pudemos concluir que o imóvel já existia no final do séc. XIX.

Rua Ferreira Borges, 99 a 105, Lisboa

Pretendeu-se determinar a relação espacial entre o Aqueduto das Águas Livres e o lote de terreno entre os números 99 a 105 da Rua Ferreira Borges, de forma a poder-se aferir da eventual afectação do aqueduto por um projecto previsto para o local.

Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, Estremoz

Estes trabalhos enquadraram-se numa acção de manutenção da Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, que englobou genericamente a desinfestação e limpeza da superfície da cantaria, tratamento de juntas e hidrofugação do terraço.

Estufa Fria, Parque Eduardo VII, Lisboa

Esta intervenção consistiu na conservação e restauro de cantarias na Estufa Fria, mais precisamente no pombal da entrada, muro exterior esquerdo e capeamento em pedra de muro interno junto a canteiros.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2013)

A intervenção teve por objectivos garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC e das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.

Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122 (conservação e restauro)

Os objectivos da intervenção foram a limpeza e consolidação das estruturas arqueológicas no Hotel da Prata, assentando a sua concretização na implementação de uma estratégia de intervenção mínima que garantisse a preservação das mesmas para a referida musealização.

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2016)

À semelhança de intervenções anteriores, o objectivo foi garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC, bem como das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.

Quinta da Pimenteira, Monsanto, Lisboa

A ERA levou a cabo o trabalho de caracterização técnica e diagnóstico do estado de preservação do património integrado no edifício sito na Quinta da Pimenteira.

Palacete D. Maria Rosa de Faria, Praça do Príncipe Real, 2-4

A ERA efectuou um estudo sobre duas pinturas murais existentes em tectos de duas salas do piso 1 do Palacete D. Maria Rosa de Faria.

Gabinete da Rainha D. Amélia, Palácio da Pena, Sintra

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação da lareira em latão pertencente ao Gabinete da Rainha D. Amélia, no Palácio da Pena.

Sala dos Comandos da Estação Fluvial de Sul e Sueste, Lisboa

O objectivo do trabalho foi a salvaguarda dos azulejos antes de serem iniciados trabalhos de remodelação do edifício, permitindo no futuro a sua recolocação segundo projecto defendido pelo cliente.

Carta Arqueológica do Concelho de Peniche

O objectivo foi actualizar informação referente a 26 sítios constantes da Carta Arqueológica do Concelho de Peniche e, também, prospectar 4 áreas previamente definidas como sensíveis devido à sua posição no território.

Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente Pina Manique, Lisboa

A ERA levou a cabo um estudo para a compreensão da evolução e da história do Palácio Visconde da Graça, situado no Largo do Intendente Pina Manique, 32-39, e das particularidades arquitetónicas que o caracterizam.

Santa Suzana, Redondo, Évora

No âmbito do projecto de investigação Santa Suzana Archaeological Program 2017, estas acções arqueológicas foram adjudicadas à ERA pela PortAnta Associação de Arqueologia Ibérica.

Avenidas 24 de Julho e da Índia e Rua João de Oliveira Miguens, Lisboa

No quadro de um projecto imobiliário a implementar na zona de Alcântara, levou-se a cabo uma pesquisa histórico-arqueológica sobre a área de incidência e envolvente.

Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira

O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.

Sepulcro 2 do Povoado dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

Estes trabalhos arqueológicos e de gabinete surgiram na continuidade dos que se desenvolveram no projecto “Ambientes Funerários no Povoado dos Perdigões” e que permitiram intervencionar integralmente o Sepulcro 1 e iniciar os trabalhos de investigação no Sepulcro 2.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM de Porto de Mós – Descritor Património

A ERA desenvolveu acções de pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal de Porto Mós.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM da Calheta, Madeira

A ERA realizou a pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal da Calheta.

Quarteirão dos Lagares, Mouraria, Lisboa

O objectivo foi a caracterização funcional e cronológica deste espaço, tendo também por base os dados resultantes de trabalhos anteriores, onde se identificaram vestígios de um jardim do século XVI, que teria sido construído sobre contextos relacionados com a produção oleira.

Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado

Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.

Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, descritor de Arqueologia e Património

Referentes ao descritor de Arqueologia e Património concernente ao Plano de Pormenor da Calçada da Ajuda, estes trabalhos foram adjudicados à ERA pela Aires Mateus e Associados e decorreram em Novembro de 2012.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Salema, Vila do Bispo

Estas acções de prospecção arqueológica sistemática decorreram nas áreas a afectar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento e acessos).

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Burgau, Vila do Bispo

A prospecção sistemática visou a identificação, descrição, localização, classificação e inventariação de elementos de interesse arqueológico, histórico e etnográfico construído na área a afectar pela empreitada.

Centro de Artes e Tecnologia, Belém, Lisboa

Durante a intervenção foram detectadas diferentes realidades arqueológicas. A fase mais recente (séc. XX) materializou-se pelas edificações de carácter industrial relacionadas com a antiga Central Tejo, complexo conhecido pela produção de electricidade a carvão.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Malhão, Odemira

A ERA levou a cabo ações de reavaliação de prospecção arqueológica sistemática e sondagens arqueológicas na Praia do Malhão, no âmbito do empreendimento Programa Polis do Litoral Sudoeste.

Largo de São Martinho, Lisboa

Os trabalhos realizados no Largo de São Martinho permitiram identificar os vestígios de uma ocupação do período romano, atestada pela presença de um pavimento em opus signinum.

Rua da Madalena, 54-60, Lisboa

A ERA levou a cabo, em 2013, sondagens arqueológicas de diagnóstico no n.º 54 da Rua da Madalena.

Herdade do Mercador (Mourão), Monte do Mercador 7

Os trabalhos realizados identificaram a continuação dos contextos escavados na primeira fase, correspondentes a uma ocupação materializada pela presença de compartimentos, buracos de poste e lajeados de cariz habitacional.

Palácio Nacional de Queluz

Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projecto de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, consistindo na realização de uma sondagem de diagnóstico no extradorso da abóboda do Canal dos Azulejos e no acompanhamento da remoção dos sedimentos e limpeza desta estrutura setecentista.

Castelo de Montemor-o-Novo

Estes trabalhos de prospeção geofísica resultaram de uma solicitação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN) e enquadraram-se no projecto de investigação em torno do Castelo de Montemor que a CMMN vinha desenvolvendo através do seu gabinete de arqueologia.

Palácio da Inquisição, Palácio dos Condes de Basto e Páteo de São Miguel, Évora

A intervenção visou, por um lado, a proteção dos valores patrimoniais que poderiam ser afetados pela prossecução das obras, e por outro, a recolha de informação sobre o local, contribuindo, dessa forma, para um aumento do conhecimento da história de Évora.

Forte de São João de Deus, Bragança

Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.

Loja da Benetton, Largo do Chiado, 1-7, e Rua Garrett, 83, Lisboa

A ERA-Arquelogia efetuou o levantamento do estado de conservação e uma proposta de intervenção sobre o património integrado da Loja da Benetton, no Chiado.

Padrão do Senhor Roubado, Olival de Basto, Odivelas

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito das intervenções junto à parede de tardoz do Padrão do Senhor Roubado.

Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo

As prospeções arqueológicas no âmbito do projeto de Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo visaram a relocalização de sítios e a identificação de novas realidades patrimoniais que pudessem existir no concelho, bem como proceder à sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Palácio Ficalho, Rua dos Caetanos n.º 18-20, Lisboa

O Palácio Ficalho integra a lista de bens de interesse municipal e outros bens culturais imóveis do PDM, encontrando-se os projetos de arquitetura sujeitos a parecer vinculativo da administração do património cultural.

Forte de Olheiros, Torres Vedras

As ações arqueológicas aqui desenvolvidas enquadraram-se no projeto “Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras”, consistindo na escavação arqueológica de três canhoeiras, do interior do paiol e de um troço do fosso, num total de 64.75 m2, e no acompanhamento de alguns trabalhos de limpeza e regularização de estruturas.

Convento de Santo Agostinho, Leiria

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de reconversão do Convento enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico. Mais tarde, a ERA levou a cabo o processo de conservação e restauro de elementos de pintura mural e cantarias.

Memorial dos Presos Políticos da Fortaleza de Peniche

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito construção do Memorial dos Presos Políticos da Fortaleza de Peniche foram adjudicados à ERA-Arqueologia pelo Município de Peniche.

Rua General Sousa Machado, n.º 51, Chaves

O principal objetivo da intervenção consistiu em garantir a integridade física e química dos elementos de uma pintura mural de época Romana durante o processo de escavação arqueológica do espaço em causa.

Edifício Stephens, Marinha Grande

Após o estudo em que se procedeu ao levantamento dos objetos de valor histórico e cultural integrado existentes no interior e exterior do Edifício Stephens, surgiu a necessidade de conhecer de forma mais aprofundada as características formais, extensão e estado de conservação das pinturas murais aí identificadas.

Horta do Palácio Nacional de Sintra

Os trabalhos visaram a estabilização dos elementos arquitetónicos e decorativos, assim como melhorar aspetos de ordem estética, no sentido de permitir ao visitante, ou especialista, a contemplação e usufruto do bem sem interferências causadas pelo mau estado de conservação ou pela presença de alterações/intervenções não adequadas.

Muralha medieval do Castelo de Miranda do Douro

Determinados elementos detetados na estrutura defensiva poderão indiciar uma construção, do ponto de vista cronológico, anterior à estrutura dionisina datada da transição do séc. XIII para o séc. XIV.

Igreja do Convento de Corpus Christi, Rua dos Fanqueiros, 113-117, Lisboa

Este projeto de conservação e restauro tem como principal objetivo a salvaguarda dos elementos patrimoniais que sobreviveram às diversas alterações e que ainda permanecem no imóvel

Quinta de Santa Catharina de Ribamar, Cruz Quebrada, Oeiras

De modo a dar resposta à necessidade de determinar o valor patrimonial, a ERA levou a cabo a caracterização histórico-arqueológica e identificação de elementos patrimoniais da quinta de Santa Catharina.

Jardim de Malta do Palácio Nacional de Queluz

Estes trabalhos arqueológicos decorreram no âmbito do empreendimento de recuperação do Jardim de Malta do Palácio Nacional de Queluz, considerado Monumento Nacional.

Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho

Os trabalhos de escavação e exumação do material osteológico identificado no âmbito da empreitada de reabilitação da Igreja de Santo António puseram a descoberto uma fracção da necrópole aí estabelecida.

Igreja Paroquial de S. Martinho, Sintra

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se no trabalho de conservação e restauro sobre estrutura com possíveis elementos arqueológicos – Muro do Portão de acesso ao adro da Igreja.

Torre do Esporão, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

A ERA levou a cabo a observação do estado de preservação da exposição sobre o Complexo Arqueológico dos Perdigões instalada no piso térreo da torre medieval da Herdade do Esporão.

Muralha de São Domingos, Elvas

Os trabalhos realizados no âmbito do Projeto de Reabilitação do Troço de Muralha existente na Avenida de São Domingos foram alvo de acompanhemnto arqueológico.

Antigo Convento do Corpus Christi, Rua dos Douradores nº 84, Lisboa

Esta intervenção de conservação e restauro incide no conjunto de Cetárias existentes no antigo Convento do Corpus Christi, localizado na Baixa Pombalina, em Lisboa, imóvel classificado na categoria de Monumento de Interesse Público.

Pestana Blue Alvor Hotel, Alvor, Portimão

A escavação de sondagens arqueológicas de diagnóstico decorreu no âmbito da empreitada de construção de Hotel de 5 estrelas (Pestana Blue Alvor Hotel), no sítio da Amoreira, em Alvor.

Villas Romanas de Santa Suzana e do Freixo, Redondo

Os trabalhos de prospeção geofísica enquadraram-se numa perspetiva de investigação e valorização dos sítios arqueológicos de Santa Suzana e Freixo.

Pavilhão Robillion e Sala dos Embaixadores, Palácio Nacional de Queluz

O projecto pretendia reabilitar uma zona do Palácio que se encontrava encerrada ao público e dinamizar a oferta de serviços, envolvendo a recuperação e adaptação dos pisos térreos inacabados do Pavilhão Robillion e Sala dos Embaixadores, a cafetaria, auditório e apoio a eventos.

Cofinanciado por: