Medieval e Islâmico

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves

Esta intervenção teve como objectivo principal a realização de sondagens de diagnóstico no sentido de compreender o potencial científico e patrimonial deste espaço, tendo em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização relativamente aos trabalhos de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves levados a cabo pelo Programa Polis de Silves.

Convento das Bernardas

Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo convento das Bernardas, Tavira, permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense nos inicios do século XVI até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.

Alcariais dos Guerreiros de Cima

A intervenção arqueológica nos Alcariais dos Guerreiros de Cima (Gomes Aires, Almodôvar) puseram à vista um conjunto único para a arqueologia rural islâmica na região e no Garb Al-Andaluz.

Casa do Governador, Belém, Lisboa

A unidade romana de produção de preparados de peixe da Casa do Governador da Torre de Belém é um complexo edificado em uma única fase de construção, de planta regular, com uma área total de 1525,08 m².

Marinha Baixa

No decurso do acompanhamento das obras, a cargo da SIMRIA S.A., de implantação do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro e por deliberação do, já extinto, Instituto Português de Arqueologia, a Marinha Baixa foi objeto da realização de cinco sondagens arqueológicas efetuadas em duas fases nos anos de 1999 e 2000.

Praça Rodrigues Lobo

A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que insere-se no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização e, consequentemente, representa um contributo para o estudo das necrópoles deste período.

Barragem dos Minutos

Projecto de coordenação geral dos trabalhos arqueológicos que decorreu no âmbito de prevenção e minimização de impactes sobre o património arqueológico. Resultaram, deste âmbito, inúmeras intervenções a diversos níveis nos sítios localizados na área afectada pela obra.

Praça Dom Luís I

O empreendimento do Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís revelou duas excecionais realidades – a espectacular grade de maré do Estaleiro Naval e o inigualável fundeadouro romano.

Castelo de Ouguela

As escavações arqueológicas no Castelo de Ouguela permitiram-nos reavaliar os últimos 400 anos da história deste monumento e devolver uma história esquecida pelos seus conterrâneos.

Museu de Évora

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de remodelação e valorização do edifício do Museu de Évora, antigo Paço Arquiepiscopal desta cidade, da responsabilidade da FDO, Construções, S.A.

Bloco 5 do regolfo do Alqueva: Pré-História recente da margem esquerda do Guadiana

No âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo de Alqueva, foi criado um bloco (Bloco 5) destinado à investigação da Pré-História recente da margem esquerda do Guadiana

Monte da Pata - Bloco 9

Sítio de interpretação funcional difícil de estabelecer. Contudo, as características evidenciadas pelas estruturas identificadas, a sua implantação topográfica sítios e os respectivos conjuntos artefactuais recolhidos apontam para uma unidade de exploração rural, de cariz familiar.

Monte da Ribeira 2 - Bloco 9

A escavação arqueológica permitiu conhecer três sepulturas que podem ser integradas no Bronze Pleno

Xancra II

Minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes das obras de implementação do Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito - Pisão, promovidas pela EDIA, S.A.

Cruz de Celas

Os trabalhos arqueológicos realizaram-se numa das áreas de estacionamento do empreendimento Celas Studio Residence localizado na zona de protecção da DGCP do Mosteiro de Santa Cruz de de Celas classificado como Monumento Nacional.

Bloco 10 do regolfo do Alqueva: Ocupações romanas da margem direita do Guadiana

No âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo de Alqueva, foi criado um bloco (Bloco 10) destinado à investigação das ueva: Ocupações romanas da margem direita do Guadiana.

São Francisco

A área que actualmente corresponde a um projecto de loteamento, denominado urbanização de S.Francisco, é referida na documentação histórica como tendo sido ocupada pelo Convento de S.Francisco e pela Igreja de Nossa Senhora da Sebonha.

Restaurante Páteo de Alfama

Recuperação e conservação de um troço exterior da Cerca Velha ou Cerca Moura

Casa dos Bicos

Trabalhos de Conservação e Restauro levados a cabo sobre as estruturas arqueológicas. A consolidação e manutenção é também um factor decisivo para uma boa musealização.

Diagnóstico Arqueológico da Rua dos Lagares 74, Lisboa

No âmbito das obras de requalificação de um edifício na Rua dos Lagares (Mouraria, Lisboa) foi identificada uma ocupação desde a baixa idade média. Das várias ocupações do espaço destaca-se a sua utilização como necrópole e como zona de despejo de resíduos das olarias que ali funcionavam entre a baixa idade média e a época moderna.

Recuperação e requalificação da antiga igreja do Convento da Graça, Loulé

Os trabalhos arqueológicos inserem-se no âmbito do projecto de recuparação do Portal da antiga Igreja do Convento da Graça e à requalificação do seu espaço interior a realizar pelo Município de Loulé.

Edifício nº 5 a 7, Rua dos Machados (Tavira)

A intervenção arqueológica realizada na Rua dos Machados 5 a 7, em Tavira, inseriu-se numa prespectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentação de terras, previstos no âmbito da empreitada de reabilitação do edifício aqui localizado. Nesse sentido, foram realizadas quatro sondagens de diagnóstico e a escavação integral da área de implantação do futuro tanque/piscina

Escadinhas de São Crispim, 3-3A, Lisboa

A escavação arqueológica realizada neste edifício permitiu identificar uma sequência cronológica que indica uma ocupação deste espaço desde época romana até época contemporânea.

Igreja do Divino Espirito Santo de Ota

Este projecto teve como objectivo a avaliação do potencial arqueológico efectuado na Igreja do Divino Espirito Santo na freguesia da Ota, concelho de Alenquer, no âmbito das obras de reabilitação deste edifício religioso.

Campo de Golfe de Palmares (Lagos)

Os trabalhos arqueológicos de minimização de impacte sobre o património arqueológico realizados entre Julho de 2009 e Setembro de 2010 no âmbito do empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos). Destacam-se os dados relativos aos sítios arqueológicos de Palmares 3, Sete Figueiras 4 e Monte Augusto 1.

Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)

Foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha para o Centro Interpretativo. Os trabalhos incidiram sobre a observação e registo da abertura de uma vala para a passagem dos cabos do ar condicionado (AVAC) com um comprimento total de 86,60m aproximadamente .

Requalificação da zona envolvente da Sé de Idanha-a-Velha (Castelo Branco)

Esta intervenção surgiu no âmbito da requalificação da zona envolvente à Sé de Idanha-a-Velha. Os trabalhos realizados nas várias frentes de obra permitiram identificar várias estruturas arqueológicas de diferentes graus de interesse arqueológico.

Parque Central do Cartaxo

No âmbito do projecto do Parque Central do Cartaxo, a cargo da empresa RUMO 2020, foi efectuada a escavação arqueológica de uma área de cerca de 600m2, que, após a realização de 11 sondagens de diagnóstico, foi delimitada como zona a intervencionar manualmente, conforme preconizado pelo IGESPAR, IP, em reunião efectuada no local.

Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória

No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à referida empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau. Perante a necessidade de afectação dos mesmos para o prosseguimento dos trabalhos em curso programou-se a realização de uma sondagem arqueológica na área onde estes contextos foram identificados, que permitisse a escavação arqueológica integral dos mesmos na área e cota de afectação da obra.

Programa Polis de Torres Vedras

Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e avaliação prévia face à necessidade de aplicar um adequado plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrente da implementação do Programa Polis de Torres Vedras.

Castro de Cola, Ourique

As escavações arqueológicas realizadas pela ERA no Castro de Cola inseriram-se num projecto de valorização do sítio, promovido pelo IPPAR.

Ermida de São Pedro, Campo Maior

A intervenção da ERA Arqueologia visou o diagnóstico do potencial arqueológico da Ermida de São Pedro, no âmbito do projecto de valorização e salvaguarda do imóvel desenvolvido pela autarquia.

Moinho do Rodete, Silves

Os trabalhos de campo levados a cabo pela ERA em 2005 tiveram como principais objectivos a avaliação do potencial cientifico, patrimonial e museológico do conjunto edificado.

Biblioteca Municipal de Mértola

No âmbito do projecto de reabilitação e ampliação da Biblioteca Municipal de Mértola, a intervenção da ERA visou a minimização de impactes sobre o património arqueológico.

Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo)

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito de um estudo de impacto patrimonial enquadram-se numa perspectiva de minimização de impactos na zona a afectar pelo empreendimento da Barragem dos Minutos.

Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa, Vila Franca de Xira

As escavações arqueológicas de emergência na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (Vila Franca de Xira) foram adjudicadas à ERA Arqueologia pelo Município de Vila Franca de Xira.

Moinhos de Água, Alqueva

A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.

Levantamento Arqueológico das Bacias Hidrográficas dos Rios Sado e Mira

O levantamento do Património Arqueológico da Bacia Hidrogáfica do Rio Sado e do Litoral Sado baseou-se em recolhas bibliográficas.

A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel

Estes trabalhos realizaram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico eventualmente a afectar pela construção da A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel.

Barragem de Ribeiradio, Rio Vouga

Os trabalhos arqueológicos na Barragem de Ribeiradio enquadraram-se na avaliação e caracterização dos elementos arqueológicos e patrimoniais existentes na área a afectar pelo aproveitamento hidráulico.

Igreja Matriz de Campo Maior

A ERA realizou escavações arqueológicas no âmbito do projecto de repavimentação e colocação de um novo altar mor na Igreja Matriz de Campo Maior.

Azinheira 1, Barragem dos Minutos

A ERA-Arqueologia realizou sondagens com o objectivo de confirmar a existência de uma ocupação humana neste sítio, que seria afectado pela construção do muro da Barragem dos Minutos.

Castelinho, sublanço S. Bartolomeu de Messines/VLA

Os trabalhos arqueológicos efectuados no sítio do Castelinho decorreram entre 14 e 25 de Agosto de 1999 e foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Tecninvest.

Zona Histórica de Lisboa - Rua Augusta

A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico com o objectivo de prevenir uma possível afectação de vestígios arqueológicos na área afecta pela instalação das novas condutas de gás na zona histórica da Rua Augusta, Baixa de Lisboa

Portela 3 - Fase 2

A intervenção arqueológica no povoado islâmico da Portela 3 foi realizada no contexto das medidas de minimização dos impactes negativos provocados pela construção da A2.

Portela 3 (Sítio 2)

O sítio 2 da Portela 3 (S.Bartolomeu de Messines) foi identificado durante o acompanhamento arqueológico da construção da A2 – Sublanço S.Bartolomeu/VLA com a descoberta de ossos humanos.

Muralha Norte do Castelo de Avis

O objectivo desta intervenção consistiu na aplicação de uma medida de minimização do impacte negativo sobre o património arqueológico das movimentações de terras efectuadas no âmbito da reparação do sistema de drenagem junto à Muralha Norte do Castelo de Avis.

Alcariais dos Guerreiros de Cima - 2ª Intervenção

O objectivo consistiu em completar e finalizar a escavação da área afectada pelo traçado da A2 na zona do povoado iniciada por uma equipa anterior

Quinta da Ombria, Concelho de Loulé

Os trabalhos arqueológicos de prospecção sistemática aqui realizados surgiram no âmbito do Estudo de Impactes sobre o Património Arqueológico na área abrangida pelo Projecto do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Ombria.

Acompanhamento Arqueológico - Linha Alqueva-Sines

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção e acompanhamento arqueológicos nas Linhas Aéreas de Alta Tensão Alqueva-Ferreira do Alentejo e Ferreira do Alentejo-Sines 2.

A7 Guimarães – Fafe – Basto

A ERA-Arqueologia levou a cabo prospecções arqueológicas sistemáticas no traçado aprovado para a auto-estrada A7 Guimarães – Fafe – Basto, num total de cerca de 37 km e tendo por limites a área de afectação directa de implantação do eixo da nova via.

Castro da Cola - Pesquisa Bibliográfica

Este trabalho teve como objectivo a recolha, organização e análise dos dados significativos disponíveis sobre o Castro da Cola, quer de natureza bibliográfica, quer de natureza documental.

Amoreirinha 13 - Barragem dos Minutos

A intervenção arqueológica no sítio Amoreirinha 13 enquadrou-se no Plano de Minimização de Impacto sobre o Património Arqueológico na área do regolfo da Barragem dos Minutos.

Requalificação da Frente da Ribeira, Porto

Os trabalhos desenvolveram-se numa óptica de mitigação de impacte decorrente da empreitada de Requalificação da Frente da Ribeira, visando a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio.

São Francisco, Alcochete

A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa promotora de um empreendimento imobiliário em S. Francisco, em Alcochete, para proceder à escavação de três sepulturas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico realizado na área de obra.

Blocos 5 e 9 - Monte do Tosco e Castelo das Juntas

A intervenção teve por objectivo garantir a preservação das estruturas arqueológicas postas a descoberto durante as campanhas precedentes. Para tal procedeu-se à selagem das sondagens, uma vez que desta forma os elementos estruturais deixariam de ficar expostos aos agentes atmosféricos.

Linha de Alta Tensão Santarém-Zêzere

Realizaram-se trabalhos de prospecção prévia, escavação e acompanhamento arqueológico das obras de execução, numa perspectiva de aplicação de medidas de minimização preconizadas pelo Estudo de Impacte Ambiental.

Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40

A ERA-Arqueologia foi contratada com a finalidade de realizar um parecer técnico sobre o impacte patrimonial provocado pelo projecto de reabilitação do prédio nº 32 a nº 40.

Edifício das Cavalariças no castelo de Castelo de Vide

A intervenção arqueológica no antigo edifício das Cavalariças no castelo de Castelo de Vide ocorreu face às obras de reabilitação desta edificação, as quais determinaram a escavação integral em toda a área afectada.

Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40 (2ª intervenção)

A ERA-Arqueologia levou a cabo sondagens para a minimização do impacto arqueológico negativo provocado por este empreendimento imobiliário, procedendo ao registo gráfico e limpeza do troço da muralha fernandina, identificado no pátio do antigo edifício.

Cerca de Santa Mónica, Évora

Estes trabalhos arqueológicos inseriram-se no âmbito da minimização de impacte da construção de moradias, tendo como principal objectivo a caracterização funcional e cronológica do espaço.

Santa Helena, Tarouca

Esta intervenção pretendeu avaliar o potencial arqueológico deste sítio e minimizar qualquer tipo de afectação decorrente da empreitada aí a realizar na implantação de um poste de alta tensão.

Castelo de Alter Pedroso

Os objectivo genéricos da intervenção foram definidos pela Câmara Municipal de Alter do Chão e visaram a recuperação das muralhas e da capela de S. Bento e o acompanhamento arqueológico das actividades de escavação no sub-solo decorrentes da implantação de cabos de electricidade.

Rua da Misericórdia, nº 94-104 (acompanhamento)

O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção/remodelação do edifício sito na Rua da Misericórdia surgiu no seguimento dos resultados das duas sondagens arqueológicas efectuadas neste imóvel.

Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 10 a 14, Tavira

Esta intervenção enquadrou-se no diagnóstico prévio do potencial arqueológico de um terreno localizado em Tavira, face a uma intervenção decorrente de um projecto de reabilitação e ampliação do edifício aí existente.

EDP - Remodelação de Rede MT 10 Kv, Lisboa

Efectuou-se o acompanhamento arqueológico da construção de rede MT 10Kv e remodelação de postos de seccionamento e transformação, levadas a cabo pela EDP em áreas específicas de Lisboa.

Rede Ferroviária de Alta Velocidade, Troço Montemor-o-Novo/Évora

Estas acções incluíram uma fase prévia de pesquisa bibliográfica e documental, uma segunda fase de prospecções arqueológicas e, finalmente, a elaboração de um parecer técnico com o inventário e avaliação patrimonial, avaliação de impactes e proposta de medidas de minimização.

Centro histórico de Albufeira, Programa Polis

Os trabalhos realizados enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrentes das obras de melhoramento dos arruamentos do centro antigo, na zona de intervenção do programa Polis em Albufeira.

Sítio da Lezíria, Castro Marim

A realização de uma sondagem arqueológica neste sítio teve como objectivo aferir os impactes negativos da abertura de uma vala para implantação de um estaleiro, no âmbito de uma empreitada das Águas do Algarve

Praça da República, Tavira

Esta intervenção incidiu no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações e remoções de terra no âmbito da remodelação da Praça da República.

Rua do Jardim, nº 6-10, Lagos

Estes trabalhos enquadraram-se no âmbito do projecto de reabilitação do imóvel, cuja localização no Centro Histórico, muito próximo da Porta de S. Gonçalo, o colocam dentro da Zona Especial de Protecção a este monumento Nacional.

Convento da Graça, Tavira

Os trabalhos de conservação e restauro nas Ruínas Islâmicas assentaram na implementação de uma estratégia que garantisse a preservação do monumento para o futuro, dentro dos princípios definidos internacionalmente para a recuperação do património em geral e arqueológico em particular.

Rua São João da Praça, nº 18, Lisboa

Realizou-se o acompanhamento dos trabalhos de picagem da muralha denominada por “Cerca Moura”, no âmbito das obras de remodelação do edifício nº 18.

Conjunto de 25 moedas antigas, Vila Real de Santo António

Visou-se melhorar pontualmente, e na medida do possível, a legibilidade da superfície, a estabilização dos processos de corrosão e a aplicação de camadas de protecção, prevenindo a deterioração progressiva.

Ecopontos, Centro Histórico de Tavira

A realização de sondagens no Centro Histórico de Tavira teve como objectivo principal o diagnóstico do potencial arqueológico dos locais onde se previa a implantação de Ecopontos subterrâneos, nos casos em que estes se situavam em zonas especialmente sensíveis a nível patrimonial.

Parque de Campismo ZMar, concelho de Odemira

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção arqueológica e avaliação de impactes no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental para o Parque de Campismo ZMar.

Rua São João da Praça, nº 18, Lisboa (2ª intervenção)

A intervenção arqueológica neste edifício concretizou-se como medida de minimização no âmbito da construção de duas sapatas no 1º piso e da instalação de oito caixas de saneamento básico e respectivas valas no R/C.

Rua de Santa Catarina e outras, Porto

O acompanhamento arqueológico executado no âmbito destas obras de remodelação consistiu na detecção de eventuais vestígios arqueológicos e a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Escadinhas de S. Crispim, nº 18, Lisboa

O objectivo genérico foi a protecção do referido troço de muralha através de acções de recobrimento, de modo a minorar os processos de degradação em curso e salvaguardar este bem patrimonial para o futuro.

Rua Nova da Trindade, nº 8 C a 9 B, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos consistiram no acompanhamento da abertura de uma vala na Rua Nova da Trindade, n.ºs 8 C a 9 B, no Chiado (Lisboa), conducente à colocação de infra-estruturas de telecomunicações.

Rua dos Jerónimos, freguesia de Santa Maria de Belém, Lisboa

No âmbito das obras de melhoria da rede de saneamento e de telecomunicações da cidade de Lisboa, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram numa única frente de obra da Rua dos Jerónimos.

Calçada da Graça, nº 11 B, Lisboa

Levou-se a cabo uma sondagem arqueológica na área do corredor do piso inferior deste imóvel, bem como a picagem da parede ocidental do mesmo piso. O objetivo foi aferir da conjectural presença no local de um troço da Cerca Fernandina e evitar a sua eventual afectação.

Rua São João da Praça n.º 18, Lisboa (3ª intervenção)

Os trabalhos sobre um troço da Cerca Velha e Torreão tiveram como objectivo a sua recuperação através de acções de conservação e restauro de modo a reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso.

Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio de Xancra II

Os 46 m2 escavados neste sítio, divididos por 4 sondagens, revelaram a presença de uma necrópole com diversos enterramentos preservados em cada uma das sepulturas.

Rua Carlos Campeão, Tomar

As sondagens de diagnóstico possibilitaram a identificação de contextos arqueológicos com uma longa diacronia de ocupação, tendo-se registado vestígios da Idade do Ferro, do período romano e do período medieval.

Museu de São Roque, Lisboa

Os trabalhos de escavação e acompanhamento arqueológicos executados, em 2007, no Museu de São Roque inseriram-se no âmbito da minimização de impactes resultantes das obras de remodelação deste espaço.

Barragem do Pessegueiro, concelho de Alcoutim

O acompanhamento arqueológico visou a salvaguarda de elementos de cariz arqueológico/patrimonial já identificados na zona, mas também a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área de implantação da Barragem.

Rua da Misericórdia, nº 4 a 10, Lisboa

A intervenção arqueológica realizada na Rua da Misericórdia, nºs 4 a 10, teve um carácter de diagnóstico e surgiu no âmbito da (re)construção de um novo edifício habitacional nesse espaço.

Linha Portimão-Tunes, Poste nº 97/167, sítio de Calvos 1

Os trabalhos arqueológicos no sítio de Calvos 1 desenvolveram-se no âmbito da aplicação das medidas de minimização dos impactes negativos que a obra em causa provocaria sobre este sítio arqueológico.

Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 61-64, Tavira

Estas sondagens arqueológicas de diagnóstico inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentações de terras previstos no âmbito da empreitada de reabilitação deste edifício.

Herdade do Roncão (Descritor Património), Parque Alqueva

As prospecções arqueológicas desenvolvidas no âmbito do Descritor Património do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do Parque Alqueva decorreram em Novembro de 2008

Linha MAT Falagueira-Estremoz (400 kv)

Levou-se a cabo o acompanhamento de todos os trabalhos de remoção de terras, designadamente, escavação das fundações dos apoios, desmatação, abertura de plataformas e de caminhos de acesso necessários para o desenrolar da obra.

Conservação de bens arqueológicos, Museu de Torres Vedras

O objectivo da intervenção foi restituir a forma física de dois fragmentos de bordo de vasos campaniformes provenientes do sítio arqueológico Castro de Santiago.

Carta Arqueológica de Vila do Bispo

Esta intervenção visou uma actualização da Carta Arqueológica do concelho de Vila do Bispo e constituiu uma base fundamental para futuros projectos de inventariação, estudo, digitalização e divulgação do património arqueológico.

Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Casqueira 2

O sítio arqueológico Casqueira 2 levou a que se efectuassem duas sondagens mecânicas no eixo da futura vala de uma conduta, na zona onde esta passa mais próxima do referido sítio, de modo a localizar possíveis contextos arqueológicos que pudessem vir a ser afectados.

Estação Elevatória de Torre do Lóbio, sítio Casa Branca 2 (núcleos B e C)

Estes núcleos seriam afectados pela construção da Estação Elevatória de Torre do Lóbio, motivo pelo qual o plano de minimização de impactes previu a realização de sondagens manuais num total de 50 m2 no núcleo B e de 20 m2 no núcleo C

Conduta Elevatória de Pedrogão, sítio Malhada de Orada 2

O cabeço onde se encontraram os vestígios arqueológicos iria ser atravessado a meia encosta pela Conduta Elevatória de Pedrogão, motivo pelo qual o plano de minimização de impactes previu a realização de sondagens mecânicas num total de 40 m².

Rua Terreiro do Parguinho, 2-4, Tavira

As escavações arqueológicas efectuadas no âmbito da empreitada de remodelação dos números 2 a 4 da Rua Terreiro do Parguinho enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lagos

O objectivo genérico desta intervenção foi a recuperação do património integrado no edifício, para que pudesse ser usufruído pelos visitantes do local.

Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, Chaves

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da obra de instalação da ETAR de Chaves decorreram como medida de minimização do impacte sobre o património existente no local.

Largo da Nossa Senhora da Guia, Ferrel, Peniche

Os trabalhos arqueológicos efectuados num imóvel situado no Largo Nossa Senhora da Guia visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção realizada permitiu a observação de contextos funerários preservados, constituídos por cinco indivíduos.

Antigo Parque de Festas, Tavira

Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico visaram a obtenção de informação que auxiliasse o desenvolvimento da construção do Centro de Arte Contemporânea no antigo Parque de Festas, bem como a definição de condicionantes arqueológicas.

Calçada da Graça, nº 8, Lisboa

A intervenção arqueológica enquadrou-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

Rua do Poço nº 62-64, Chaves

Os trabalhos arqueológicos enquadraram-se no âmbito de um projecto de remodelação, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais, uma vez que o edifício se encontra localizado na ZEP da muralha medieval desta cidade.

Sítio de Quinta dos Poços 4 e 5, freguesia de Parchal, Lagoa

A avaliação e caracterização deste sítio arqueológico tornou possível adequar as obras previstas para aquela área aos vestígios aí identificados, pois o projecto encontrava-se ainda em fase de elaboração.

Sítio de Palmares 3, Lagos

Foram realizadas prospecções geofísicas neste sítio arqueológico, no âmbito do Empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos), na zona do “Green” do campo 10.

Centro Cívico de Leiria

A intervenção consistiu na execução de sondagens arqueológicas manuais, tendo como objectivos genéricos a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial da área em questão.

Rua do Infante D. Henrique, nº 35, Porto

Foram executados trabalhos de acompanhamento arqueológico e registo tipológico do edificado na obra de reabilitação do prédio sito na Rua do Infante D. Henrique, com o número de polícia 35.

Herdade das Areias e Cebolinhos, Monte Roncão 16, Reguengos de Monsaraz

No âmbito do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projecto da Barragem da Sardinha – Herdade das Areias e Cebolinhos, Reguengos de Monsaraz, foram realizados trabalhos arqueológicos com carácter de diagnóstico no sítio do Monte Roncão 16.

Cidadela de Cascais (registo ortofotográfico)

O objectivo foi a preservação, pelo registo, da Porta de Mar da Cidadela de Cascais, dado que o tecto da referida estrutura teria que ser sujeito a afectações no âmbito da empreitada de reabilitação da Cidadela.

Campo de Golfe de Palmares, Lagos

No âmbito da construção do Campo de Golfe de Palmares, estas sondagens de diagnóstico corresponderam à execução de um conjunto de medidas de minimização de impacte/caracterização patrimonial a aplicar neste local.

Rua dos Machadinhos, 34-38 (e zonas envolventes), Lisboa

Esta intervenção consistiu na realização de pesquisa histórica para a avaliação do potencial arqueológico do edifício sito na Rua dos Machadinhos.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção arqueológica permitiu a identificação de contextos funerários, tendo a escavação e exumação destes contextos respeitado à segunda fase destes trabalhos.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça de D. Luís, Lisboa

Em 2011, realizou-se um diagnóstico arqueológico no âmbito da construção do Parque. Posteriormente, foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, destacando-se quatro estruturas portuárias. Mais tarde, em 2013, foi identificado um contexto arqueológico que faz recuar até à época Romana os vestígios de utilização/ocupação desta área.

Pousada de Óbidos, Rua do Castelo, nº 1, Óbidos

A ERA levou a cabo, em 2011, o parecer técnico relativo ao projecto de ampliação da Pousada de Óbidos na área do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Rua do Recolhimento, n.º 35, Lisboa

As sondagens de diagnóstico efetuadas possibilitaram a identificação de uma longa diacronia de ocupação neste local, desde a Idade do Ferro à actualidade. Numa delas, registaram-se vestígios atribuídos ao período Romano republicano, nomeadamente um muro, já muito afectado por contextos posteriores.

Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122, Lisboa

Realizaram-se sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito das obras de reabilitação deste edifício sito na Rua da Prata, para adaptação do Hotel Lisboa Prata Boutique.

Rua Fernando Magalhães, nº 27, Barcelos

Foram realizadas sondagens prévias de diagnóstico, parietais e no solo, distribuídas de forma a abranger as principais zonas de afectação e a caracterizar o mais rigorosamente possível a diacronia do local.

Instalação de Condutas de Distribuição de Gás — Delães — V. N. de Famalicão

Os trabalhos arqueológicos procuraram avaliar, por um lado, o eventual grau de destruição do sítio pelas valas já escavadas e, por outro, diagnosticar a presença de contextos preservados em zonas ainda não abertas.

Praça Joaquim António de Aguiar, Rua José Elias Garcia e Rua João de Deus, Évora

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito de uma empreitada de colocação de infraestruturas de telecomunicações.

Rua do Ferragial, 9-13, Lisboa

A obra a realizar neste local implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolve na Zona de Intervenção de Nível II do PDM de Lisboa, estando o imóvel classificado como Conjunto de Interesse Público (CIP).

Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís I, Lisboa

Neste trabalho foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, do qual se destacaram quatro estruturas portuárias (séculos XVII e XVIII): um cais de madeira e alvenaria, um estaleiro naval de grandes dimensões, o cais do Forte de São Paulo e o cais da Casa da Moeda.

Rua Beato Rodrigues e Av. Combatentes da Grande Guerra, Alcochete

O objectivo desta intervenção foi o diagnóstico prévio de uma área abrangida por uma Zona Especial de Protecção da Igreja de Alcochete, Capela da Nossa Senhora da Vida e Igreja da Misericórdia de Alcochete.

Escadinhas do Duque e Calçada da Glória, Lisboa

Esta intervenção visou definir os critérios que fundamentariam as acções de conservação e de arqueologia relativas ao troço de Muralha Fernandina existente na área do património edificado da CP.

Ruas Cândido dos Reis, 2 e 4, e do Arco de Santana, 1 e 3, Estoi, Faro

Esta intervenção baseou-se no acompanhamento arqueológico das obras de reestruturação do edifício sito nestas ruas, tendo sido possível identificar as suas fases construtivas.

Quarteirão dos Lagares, Mouraria, Lisboa

O objectivo foi a caracterização funcional e cronológica deste espaço, tendo também por base os dados resultantes de trabalhos anteriores, onde se identificaram vestígios de um jardim do século XVI, que teria sido construído sobre contextos relacionados com a produção oleira.

Rua António da Costa Ascensão, nº 8, Loulé

Assim, a realização desta sondagem de diagnóstico tinha como objectivo a caracterização tipológica e cronológica da estrutura negativa aparentemente melhor conservada.

Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado

Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.

Beco do Castelo, Letra A, e Calçada da Rosa, 18-A, Lisboa

Realizaram-se duas sondagens de diagnóstico e subsequentes trabalhos de acompanhamento arqueológico, que permitiram caracterizar a ocupação deste espaço.

Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Carvão 1

Caracterizado como uma mancha de ocupação com materiais enquadráveis na Idade do Ferro, Romano e Medieval, no Vale de Carvão 1 observaram-se fragmentos de cerâmica com baixa densidade, levantados pelas valas abertas para plantação do olival.

Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 4

Esta intervenção consistiu na realização de 9 sondagens, no total de 84,25 m², que incidiram sobre um conjunto de 9 estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.

Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 5

Esta intervenção consistiu na realização de 2 sondagens de diagnóstico, no total de 5 m², que incidiram sobre duas estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.

Blocos de Rega de Vale do Gaio e Adutor de Vale do Gaio, Horta do Pinheiro 5

Os trabalhos permitiram identificar um conjunto de estruturas negativas tipo fossa, uma delas utilizada como espaço funerário, e uma área de necrópole, com diversos enterramentos.

Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Barranco de Rio de Moinhos 1

Os trabalhos permitiram caracterizar dois muros identificados aquando do acompanhamento das decapagens realizadas no âmbito deste projeto, estando relacionados com uma estrutura hidráulica tipo caleira, para deslocação de água.

Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Barranco de Rio de Moinhos 2

Durante a escavação foram identificadas nove estruturas negativas correspondentes a deposições, provavelmente secundárias, de restos de cremações funerárias.

Circuito Hidráulico de São Matias, Monte da Polina 1

Esta intervenção resultaram da descoberta, em trabalhos de decapagem mecânica do terreno, de vários vestígios arqueológicos, sendo abrangida uma área total de 481,41 m², distribuída por várias sondagens e dividida por dois núcleos de ocupação.

Circuito Hidráulico de São Matias, Monte de Mata Bodes 4

As sondagens arqueológicas realizadas permitiram identificar um conjunto de estruturas em negativo que julgámos serem de diferentes épocas cronológicas, atestando a ocupação deste Monte ao longo dos tempos.

Rua dos Lagares, 24, Lisboa

Durante a remoção mecânica dos depósitos de superfície (aterros recentes), no âmbito da abertura das fundações para construção de um posto de transformação (PT), foi detectada a presença de restos humanos, pelo que se suspenderam os trabalhos com recurso a meios mecânicos.

Circuito Hidráulico de São Matias, Quinta das Faias

Na primeira fase dos trabalhos foi escavada uma sepultura de incineração de cronologia romana. Já os trabalhos da 2.ª fase permitiram a identificação de 3 estruturas negativas.

Circuito Hidráulico de São Matias, Ribeira de São Pedro 4

Estes trabalhos iniciaram-se no seguimento da descoberta, em acompanhamento arqueológico, de uma mancha com materiais de cronologia desconhecida associada a vários alinhamentos pétreos (possíveis estruturas) e derrubes.

Blocos de Rega de Beringel-Beja, Almocreva

Foram realizadas cinco sondagens manuais com o objectivo de registar a estratigrafia completa de uma área já previamente diagnosticada e de caracterizar um conjunto de estruturas negativas de possível interesse arqueológico.

Blocos de Rega de Beringel-Beja, Lobeira da Figueira

Na necrópole da Lobeira da Figueira, realizaram-se 22 sondagens de diagnóstico, que incidiram tanto sobre as sepulturas como sobre os recintos a estas associados, identificados durante o acompanhamento de obra, num total de 280 m2.

Variante dos Capuchos, Leiria

Nesta intervenção, é de salientar a identificação de diversos contextos arqueológicos enquadráveis numa ampla diacronia, desde a Pré-historia Antiga (Paleolítico Inferior) à Época Contemporânea.

Largo do Chão das Covas, Évora

O acompanhamento arqueológico permanente de todas as movimentações de terras permitiu a identificação de algumas estruturas e vestígios arqueológicos, na sua maioria já profundamente afectados por extensas alterações no subsolo da cidade.

Empreendimento Rei Ramiro Terraces, Vila Nova de Gaia

O plano de trabalhos preconizou o alargamento em área das sondagens realizadas, em 2008, na plataforma superior, onde haviam sido identificados contextos romanos, e a escavação de duas novas sondagens na plataforma inferior, dentro do actual edifício.

Abastecimento Hidroagrícola da Baixa de Óbidos

Procedeu-se, até ao final do mês de Setembro de 2016, ao acompanhamento de toda a movimentação de terras, no sentido de salvaguardar pelo registo as realidades ali observadas.

Castelo de Montemor-o-Novo

Estes trabalhos de prospeção geofísica resultaram de uma solicitação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN) e enquadraram-se no projecto de investigação em torno do Castelo de Montemor que a CMMN vinha desenvolvendo através do seu gabinete de arqueologia.

Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Magoita, Ribeira de São Domingos 1

As sondagens revelaram, entre outras coisas, a existência de sepulturas de cronologia islâmica, seladas por lajes de xisto.

Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Navegadas, Horta dos Quarteirões 1

Levou-se a cabo a escavação arqueológica manual das sondagens implantadas sobre os depósitos e estruturas negativas identificadas em acompanhamento de obra.

Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Vilas Boas 3

A escavação destas realidades revelou a existência de 15 fossas morfologicamente semelhantes, embora de dimensões variáveis, de plano circular, parecendo enquadrar-se num horizonte medieval

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale do Ouro

Verificou-se um total de 112 estruturas negativas com diferentes tipologias, cronologias e funcionalidades, permitindo apontar para o sítio do Vale do Ouro uma diacronia de ocupação longa, entre a Pré-História recente e a Época Moderna.

Palácio da Inquisição, Palácio dos Condes de Basto e Páteo de São Miguel, Évora

A intervenção visou, por um lado, a proteção dos valores patrimoniais que poderiam ser afetados pela prossecução das obras, e por outro, a recolha de informação sobre o local, contribuindo, dessa forma, para um aumento do conhecimento da história de Évora.

Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória, Lisboa

No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau.

Alteração do Antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, Lisboa

Apesar de grandes alterações no Convento, o acompanhamento permitiu registar um conjunto de estruturas edificadas anteriores ao atual complexo do imóvel.

Forte de São João de Deus, Bragança

Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.

Praça da Figueira, n.º 15, Lisboa

A intervenção permitiu aferir a diacronia ocupacional do sítio, identificando-se um conjunto de estruturas provavelmente de época pré-pombalina, identificadas no piso inferior, e um conjunto de estruturas correspondentes aos momentos contemporâneos de ocupação do edificado, no piso térreo.

Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Lamas

Foram escavadas e registadas duas estruturas negativas escavadas no substrato estéril de funcionalidade desconhecida. A primeira, pela sua forma oval alongada, poderia sugerir uma estrutura funerária, porém, não foram identificados vestígios a corroborarem esta hipótese.

Sistema Interceptor de Beja, Quinta da Abóbada, Horta de Todos

Na Quinta da Abóbada, foram realizadas 15 sondagens de diagnóstico que revelaram uma longa diacronia daquele espaço, desde a Pré-História ao período Moderno.

Sistema Interceptor de Beja, Terras Frias 3

As estruturas e contextos identificados correspondem a um conjunto de vestígios da pars rustica de uma vila romana, tendo sido possível ao longo desta intervenção aferir a evolução ocupacional deste local, desde a sua fundação no século I d.C. até aos nossos dias.

Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Quinta do Castelo 6

A intervenção teve como resultado a identificação de 10 estruturas negativas de origem antrópica (nove de planta circular e uma de planta irregular) e uma de origem indeterminada.

Convento dos Lóios, Largo dos Lóios, n.º 10, Lisboa

Este edificado apresenta um longo historial, que remonta pelo menos ao século XIII, tendo sofrido inúmeras alterações ao longo dos tempos até aos nossos dias. As sondagens intervencionadas, no máximo a 1 metro de profundidade, são testemunha destas alterações.

Hospital CUF TEJOS, Lisboa

A ERA-Arqueologia definiu um Plano de Atuação Arqueológica com o intuito de verificar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto no Hospital CUF TEJOS.

Bloco de Rega de Pias, Amendoeirinha 1

O sítio em questão fora considerado no Estudo de Impacte Ambiental como um casal rústico de cronologia Medieval/Moderna.

Bloco de Rega de Pias, Amendoeirinha 4

Estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens mecânicas de diagnóstico na área onde estava projetada a implantação da conduta C2, num total de 8 m².

Bloco de Rega de Pias, Bota Cerva 1

A intervenção consistiu na execução de 2 sondagens mecânicas de diagnóstico (1x4), num total de 8 m². Não foram registados contextos arqueológicos preservados.

Bloco de Rega de Pias, Caseta do Cangueiro 4

Estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens de diagnóstico por meios mecânicos na área afeta ao projeto de implantação da conduta.

Bloco de Rega de Pias, Entregas 4

Caracterizado como uma mancha de ocupação cronologicamente enquadrada no período Medieval/Moderno, o sítio de Entregas 4 localiza-se a cerca de 2 km do centro da vila de Pias, concelho de Serpa.

Bloco de Rega de Pias, Herdade da Torre 2

À superfície identificaram-se materiais arqueológicos que apresentavam uma longa diacronia de ocupação do espaço, designadamente, cerâmicas de cronologia contemporânea, moderna, islâmica e romana.

Circuito Hidráulico Caliços-Pias, Herdade da Torre

A intervenção permitiu aferir que no local estabelecido para a colocação de infraestruturas de rega existiam vestígios de ocupações preservadas com uma longa diacronia, aproximadamente desde o século II d.C. até ao século XII d.C.

Bloco de Rega de Pias, Monte Barroso 2

O sítio do Monte Barroso 2 corresponde ao n.º 35 do Estudo de Impacte Ambiental do Bloco de Rega de Pias, tendo sido descrito como uma calçada de cronologia romana/medieval, situada numa das passagens do Barranco das Amoreiras.

Circuito Hidráulico Amoreira-Caliços, Monte dos Cotéis 3

A intervenção revelou a existência de um edifício com uma planta composta por 4 compartimentos nos quais foram identificados vários conjuntos de buracos de poste e dois silos, assim como uma zona correspondente a um espaço exterior. Esta ocupação foi enquadrada entre o século XVI e a primeira metade do XVII..

Bloco de Rega de Pias, Monte Velho 1

O sítio Monte Velho 1 havia sido considerado no Estudo de Impacte Ambiental como um achado isolado de cronologia Medieval.

Bloco de Rega de Pias, prospeções arqueológicas

Foram prospetados os troços de infraestruturas (redes de rega e redes viárias) que, durante a execução do Estudo de Impacte Ambiental, se encontravam descritas com visibilidade reduzida a nula, complementando desta forma a avaliação efetuada.

Bloco de Rega de Pias, Quintinha 3

Este sítio havia sido assinalado com o n.º 60 no Estudo de Impacte Ambiental, correspondendo a um habitat Medieval, com fragmentos em vidrado de tom melado à superfície.

Bloco de Rega de Pias, Quintinha 7

Este local, no qual foram identificados 2 núcleos correspondentes a duas manchas de concentração de material distintas, caracterizara-se como um sítio com uma ocupação enquadrada no período medieval/moderno.

Bloco de Rega de Pias, Quintinha

Os contextos identificados corresponderam a um edifício com pelo menos 2 compartimentos, em muito mau estado de conservação, uma vez que só foi possível identificar as fundações dos muros que o constituíam.

Rua Visconde de Trevões e Largo do Adro, Trevões

As cinco sondagens arqueológicas realizadas permitiram registar um conjunto de elementos antrópicos, relativos a nove grandes momentos/fases de utilização, abandono e reformulação deste espaço, e que apontavam para um contexto de necrópole.

Muralha medieval do Castelo de Miranda do Douro

Determinados elementos detetados na estrutura defensiva poderão indiciar uma construção, do ponto de vista cronológico, anterior à estrutura dionisina datada da transição do séc. XIII para o séc. XIV.

Torre do Esporão, Complexo Arqueológico dos Perdigões, Reguengos de Monsaraz

A ERA levou a cabo a observação do estado de preservação da exposição sobre o Complexo Arqueológico dos Perdigões instalada no piso térreo da torre medieval da Herdade do Esporão.

Pestana Blue Alvor Hotel, Alvor, Portimão

A escavação de sondagens arqueológicas de diagnóstico decorreu no âmbito da empreitada de construção de Hotel de 5 estrelas (Pestana Blue Alvor Hotel), no sítio da Amoreira, em Alvor.

Centro Multiusos (Antigo Cineteatro), Travessa Cândido dos Reis/Rua Santo António, Chaves

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se no projeto de reabilitação do edifício do Cineteatro de Chaves, para instalação do Centro Multiusos/Palácio da Água de Chaves.