Requalificação Infraestruturas Urbanas

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves

Esta intervenção teve como objectivo principal a realização de sondagens de diagnóstico no sentido de compreender o potencial científico e patrimonial deste espaço, tendo em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização relativamente aos trabalhos de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves levados a cabo pelo Programa Polis de Silves.

Mercado da Ribeira

A intervenção arqueológica no Mercado da Ribeira, pertencente à freguesia de S. Paulo em Lisboa, trouxe algumas conclusões sobre a ocupação do espaço onde, nos inícios do Século XX, foi construído o atual Mercado da Ribeira.

Convento das Bernardas

Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo convento das Bernardas, Tavira, permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense nos inicios do século XVI até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.

Casa do Governador, Belém, Lisboa

A unidade romana de produção de preparados de peixe da Casa do Governador da Torre de Belém é um complexo edificado em uma única fase de construção, de planta regular, com uma área total de 1525,08 m².

Praça Rodrigues Lobo

A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que insere-se no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização e, consequentemente, representa um contributo para o estudo das necrópoles deste período.

Praça Dom Luís I

O empreendimento do Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís revelou duas excecionais realidades – a espectacular grade de maré do Estaleiro Naval e o inigualável fundeadouro romano.

Museu de Évora

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de remodelação e valorização do edifício do Museu de Évora, antigo Paço Arquiepiscopal desta cidade, da responsabilidade da FDO, Construções, S.A.

Palácio dos Lumiares

A intervenção no Palácio dos Lumiares decorreu de um projeto de reabilitação do edifício que permitiu vislumbrar a presença de um contexto cronologicamente situado entre o Mesolítico e o Neolítico Antigo.

Conjunto Habitacional Foz do Douro

Projecto de trabalhos arqueológicos concretizado na zona ribeirinha do Porto, no âmbito do empreendimento imobiliário 'Cidade Foz'.

Ermida de Santo António

Trata-se de uma antiga Ermida dedicada a Santo António. Terá sido provavelmente construída na 2ª metade do século XVIII, tendo perdido o seu uso religioso entre 1803 e 1853, começando a ser utilizada para fins profanos. A última actualização do sítio levou à construção de um piso superior, que veio cortar os altares. Da construção original existem ainda vestígios de frescos com decoração geométrica, que terão decorado os altares. Durante os trabalhos de escavação foram detectados enterramentos.

São Francisco

A área que actualmente corresponde a um projecto de loteamento, denominado urbanização de S.Francisco, é referida na documentação histórica como tendo sido ocupada pelo Convento de S.Francisco e pela Igreja de Nossa Senhora da Sebonha.

Restaurante Páteo de Alfama

Recuperação e conservação de um troço exterior da Cerca Velha ou Cerca Moura

Casa dos Bicos

Trabalhos de Conservação e Restauro levados a cabo sobre as estruturas arqueológicas. A consolidação e manutenção é também um factor decisivo para uma boa musealização.

Príncipe Real Nº 34

Trabalho de limpeza de cantarias e também dos guardas metálicos das varandas. Foi um trabalho realizado sobre ambas as fachadas do prédio.

Convento do Desagravo

Todo o trabalho de conservação e restauro ficou a cargo da ERA Arqueologia desde a componente cantaria, à pintura mural ou mesmos os estuques.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

Sondagens de Diagnóstico Arqueológico na Rua das Flores, Porto

No âmbito da reabilitaçao da Casa Ferraz-Bravo a Era realizou sondagens arqueológicas de forma a aprofundar o conhecimento histórico da casa e das realidades cronológicas anteriores.

Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

Um vasto projecto, enquadrado no processo de reabilitação do edifício. Equipa da ERA realizou os trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Centro de Fisioterapia da Stª Casa da Misericórida, Almeirim

Apesar da diminuta área intervencionada e da exiguidade dos dados obtidos, as cinco sondagens arqueológicas realizadas, permitiram registar um pequeno conjunto de elementos antrópicos, de diferentes tipologias, relativos a seis grandes momentos/fases de ocupação/abandono deste espaço, que apontam para um potencial de presença de vestígios arqueológicos nesta área.

Cidadela de Cascais

Realizaram-se 8 sondagens arqueológicas de diagnóstico prévias à reabilitação da Cidadela de Cascais, de modo a melhor caracterizar o potencial científico e patrimonial das realidades arqueológicas presentes no local.

Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)

Foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha para o Centro Interpretativo. Os trabalhos incidiram sobre a observação e registo da abertura de uma vala para a passagem dos cabos do ar condicionado (AVAC) com um comprimento total de 86,60m aproximadamente .

Requalificação da zona envolvente da Sé de Idanha-a-Velha (Castelo Branco)

Esta intervenção surgiu no âmbito da requalificação da zona envolvente à Sé de Idanha-a-Velha. Os trabalhos realizados nas várias frentes de obra permitiram identificar várias estruturas arqueológicas de diferentes graus de interesse arqueológico.

Remodelação e ampliação da Casa do Carmo (Casa dos Conde Margaride) - Guimarães

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de remodelação e ampliação da Casa do Carmo (Casa Margaride) em Guimarães. Estes trabalhos decorreram entre os dias 10 e 14 de Agosto. Em resultado da pré-avaliação, foi entendido dada a afetação do subsolo provocada pela execução do projeto, que teriam de ser realizadas sondagens arqueológicas prévias à obra na área de ampliação do edifício.

Parque Central do Cartaxo

No âmbito do projecto do Parque Central do Cartaxo, a cargo da empresa RUMO 2020, foi efectuada a escavação arqueológica de uma área de cerca de 600m2, que, após a realização de 11 sondagens de diagnóstico, foi delimitada como zona a intervencionar manualmente, conforme preconizado pelo IGESPAR, IP, em reunião efectuada no local.

Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória

No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à referida empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau. Perante a necessidade de afectação dos mesmos para o prosseguimento dos trabalhos em curso programou-se a realização de uma sondagem arqueológica na área onde estes contextos foram identificados, que permitisse a escavação arqueológica integral dos mesmos na área e cota de afectação da obra.

Programa Polis de Torres Vedras

Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e avaliação prévia face à necessidade de aplicar um adequado plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrente da implementação do Programa Polis de Torres Vedras.

Campo das Cebolas

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito da Empreitada de Obra Pública para a Execução dos Desvios dos Serviços Afectados para a Construção do Parque de Estacionamento da EMEL.

Necrópole Romana das Portas de Santo Antão (84-90), Lisboa

Durante o acompanhamento da obra de reabilitação deste edifício, verificou-se a presença de aterros de cronologia moderna/contemporânea e, em níveis inferiores, um espaço de necrópole de período Romano, enquadrável entre os séculos III e IV d.C.

Nova Sede Corporativa da EDP, Avenida 24 de Julho, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito do projecto de construção da Nova Sede Corporativa do Grupo EDP.

Requalificação do Museu da Água

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico, realizados entre os dias 1 de Abril e 2 de Julho de 2014, no âmbito da empreitada de requalificação do Museu da Água.

R. General Sousa Machado (Chaves)

Trabalhos arqueológicos

Avenida Marginal do Parque da Cidade, Porto - 2ª Campanha

Estes trabalhos referem-se a uma segunda fase de escavações realizadas na Av. Marginal do Parque da Cidade do Porto, na sequência da detecção de materiais líticos.

Prédio da Zara, Rua Augusta, Lisboa

A escavação arqueológica realizada na Baixa de Lisboa surgiu na sequência da identificação de estruturas e estratos arqueológicos conservados no decorrer do acompanhamento arqueológico das obras das futuras instalações da Zara.

Escultura de Eça de Queirós, Largo Barão de Quintela

A Divisão de Património da Câmara Municipal de Lisboa adjudicou à ERA-Arqueologia o parecer relativo à reconstituição do plinto da escultura de Eça de Queirós, em Lisboa.

Avenida Marginal do Parque da Cidade, Porto - 1ª Campanha

A ERA-Arqueologia realizou, entre Agosto de 2000 e Novembro de 2001, trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de requalificação urbana da Avenida Marginal do Parque da Cidade.

Acompanhamento Arqueológico em São Pedro, Campo Maior

A ERA Arqueologia efectuou o acompanhamento arqueológico de sondagens mecânicas realizadas num terreno da Câmara Municipal de Campo Maior, como medida de minimização do impacte arqueológico da construção de um bairro social.

Acompanhamento Arqueológico no Alto do Parque, Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento preventivo das obras de construção do Parque de Estacionamento do Alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, surgiu da necessidade de acautelar a eventual passagem do Aqueduto Real, erigido no reinado de D. João V, na área da futura rampa de acesso à Alameda Cardeal Cerejeira.

Programa Polis de Aveiro - Incidências Patrimoniais

A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e do Desenvolvimento (futuramente designado por IDAD) para integrar o Estudo de Incidência Ambiental do Programa Polis da cidade de Aveiro, na vertente de Património e de Arqueologia.

Requalificação da Frente da Ribeira, Porto

Os trabalhos desenvolveram-se numa óptica de mitigação de impacte decorrente da empreitada de Requalificação da Frente da Ribeira, visando a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio.

Plano de Perdas e Fugas - EPAL - Lisboa

Os objectivos desta intervenção consistiram no acompanhamento permanente por um arqueólogo das acções que implicassem revolvimentos de terras, bem como a identificação, registo e caracterização de realidades arqueológicas pré-existentes.

Rua do Salitre

Esta intervenção consistiu no acompanhamento dos trabalhos de revolvimento de terras do subsolo para a instalação de uma rede de telecomunicações entre a Avenida da Liberdade e a Rua Nova de São Mamede.

Projecto Trindade, Lisboa

A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico da instalação subterrânea de cabos de fibra óptica, entre o Largo da Academia Nacional das Belas Artes e a Rua Nova da Trindade.

Porto de Ponta Delgada

A ERA-Arqueologia levou a cabo a inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelas Obras de Ampliação e Reordenamento do Porto de Ponta Delgada.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Antiga Sé de Elvas

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva preventiva de minimização de impacte, tendo como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área de subsolo a afectar pela execução de uma vala para drenagem periférica à Igreja.

Zona da Graça, Lisboa

Esta intervenção consistiu no acompanhamento de obra dos trabalhos de revolvimento do subsolo necessários à construção de uma rede de telecomunicações, promovida pela Novis, na Praça António Sardinha.

Reformulação do Nó do Mercado Abastecedor do Porto

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico no âmbito da Reformulação do Nó do Mercado Abastecedor, no Porto.

Castelo de São Jorge (área circundante)

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico quando se efectuou a abertura de valas para a construção de infraestruturas de subsolo destinadas à colocação de rede de telecomunicações da Novis.

Zona da Alfândega, Porto

Os objectivos dos trabalhos foram a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio e a observação de estruturas pré-existentes, nomeadamente a muralha fernandina, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local.

Rua das Flores nº 59, Lisboa (infraestruturas telefónicas)

A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico na área afectada pela abertura de uma vala para colocação de infraestruturas telefónicas em torno deste edifício

Ruas Ivens e Capelo, em Lisboa

Durante o dia 28 de Janeiro de 2005, levaram-se a cabo trabalhos de acompanhamento arqueológico na área afectada pela instalação de uma rede de telecomunicações (Colt).

Rua Bartolomeu Dias, Belém, Lisboa

O desaterro de uma vala perto do Mosteiro dos Jerónimos justificou a presença de um arqueólogo que acompanhasse o decorrer dos trabalhos perante a eventualidade de surgir qualquer realidade arqueológica.

Centro histórico de Portalegre, Projecto Polis

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais decorrentes de obras relacionadas com o Projecto Polis.

Calçada das Necessidades, nº 48/50-52, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e de minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de movimentações de terras na Calçada das Necessidades.

Travessa do Possolo, Lisboa

A ERA-Arqueologia acompanhou todos os trabalhos de revolvimentos de terras, para a instalação de novos cabos eléctricos, de modo a prevenir o possível impacto negativo que poderiam ter sobre o património arqueológico.

Rua da Misericórdia e Bairro Alto (Novis)

Concretizou-se o acompanhamento arqueológico na obra para implantação subterrânea de cabos de fibra óptica da Novis, a cargo da Visabeira, Lda.

Praça da Alegria (Novis)

Este projecto teve como objectivo minimizar o impacte sobre eventuais vestígios arqueológicos durante a remoção de terras, no âmbito da implantação da rede de telecomunicações NOVIS.

Rua do Menino Jesus e Largo Luís de Camões, Évora

A ERA-Arqueologia concretizou o acompanhamento arqueológico no âmbito da construção de infraestruturas para o operador NOVIS no interior das muralhas de Évora.

Largo 25 de Abril e ruas adjacentes, Faro

A intervenção consistiu na caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio, na análise da estratigrafia do subsolo e na observação de eventuais estruturas pré-existentes, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local.

Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande

Esta intervenção teve como objectivo detectar e caracterizar eventuais vestígios arqueológicos, e permitir uma correcta avaliação do impacte que as acções de reabilitação do adro da Igreja teriam sobre os mesmos, propondo medidas de minimização de impactes.

Centro histórico de Albufeira, Programa Polis

Os trabalhos realizados enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrentes das obras de melhoramento dos arruamentos do centro antigo, na zona de intervenção do programa Polis em Albufeira.

Praça da República, Tavira

Esta intervenção incidiu no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações e remoções de terra no âmbito da remodelação da Praça da República.

Moinho do Pereira, Arroja, Odivelas

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico e minimização de impactes negativos sobre a área a afectar pela construção de uma estrutura de carácter comercial.

Rua Ribeiro Sanches, Lisboa

Os trabalhos para colocação de fibra óptica incidiram numa área classificada como susceptível de impacte patrimonial ou arqueológico, tendo a ERA-Arqueologia realizado o acompanhamento da abertura das valas.

Rua Garrett, nº 4-40, Lisboa

Levaram-se a cabo acções de acompanhamento arqueológico com vista à minimização do impacte da obra de implantação de infraestruturas de telecomunicações.

Rua do Arsenal, Lisboa

O acompanhamento arqueológico teve como objectivo a aferição da existência de vestígios patrimoniais no subsolo, na área a afectar pela abertura de uma vala para a colocação de tubos de fibra óptica para telecomunicações.

Rua Azinhaga das Lajes, Cemitério do Lumiar, Lisboa

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da empreitada de abertura de uma vala para a instalação de infraestruturas da Portugal Telecom.

Largo do Carmo, Lisboa

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impacte sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de abertura de valas de instalação de uma rede de telecomunicações de fibra óptica.

Ecopontos, Centro Histórico de Tavira

A realização de sondagens no Centro Histórico de Tavira teve como objectivo principal o diagnóstico do potencial arqueológico dos locais onde se previa a implantação de Ecopontos subterrâneos, nos casos em que estes se situavam em zonas especialmente sensíveis a nível patrimonial.

Rede de Incêndio, Centro Histórico de Tavira

Estas acções de acompanhamento arqueológico efectuaram-se no âmbito da instalação da rede de incêndio no Centro Histórico de Tavira.

Aldeia de Algodres, Fornos de Algodres

Esta intervenção arqueológica enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes face à empreitada de melhoramentos realizada no centro histórico desta aldeia e visou a conclusão da escavação arqueológica nas áreas anteriormente intervencionadas, bem como a intervenção de novas áreas a afectar pela obra em curso.

Rua de Santa Catarina e outras, Porto

O acompanhamento arqueológico executado no âmbito destas obras de remodelação consistiu na detecção de eventuais vestígios arqueológicos e a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Zona Industrial de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul

Realizaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de construção de uma unidade fabril, localizada na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis. Estes compreenderam remoções de terras (criação de plataformas e valas de fundação para os muros de sustentação de terras) numa área de cerca 4900m².

Quinta do Coleginho, Lisboa

Tendo-nos sido solicitado um diagnóstico desta área, no âmbito de um projecto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo e outras edificações, propusemos a realização de prospecções geofísicas, visto tratar-se de um método expedito e de grande fiabilidade.

Projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa”

As acções de acompanhamento arqueológico realizadas, em 2007, no âmbito do projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa” tiveram como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de instalação dos cabos telefónicos.

Travessa do Pinheiro, nº 23, Lisboa

O acompanhamento arqueológico efectuado na Travessa do Pinheiro, nº 23, em Lisboa, no âmbito da abertura de uma vala para a colocação de cabos de telecomunicações de interligação de CVP’S, enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre eventuais vestígios e contextos patrimoniais a serem afectados pelas intervenções em curso.

Rua Nova da Trindade, nº 8 C a 9 B, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos consistiram no acompanhamento da abertura de uma vala na Rua Nova da Trindade, n.ºs 8 C a 9 B, no Chiado (Lisboa), conducente à colocação de infra-estruturas de telecomunicações.

Rua dos Jerónimos, freguesia de Santa Maria de Belém, Lisboa

No âmbito das obras de melhoria da rede de saneamento e de telecomunicações da cidade de Lisboa, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram numa única frente de obra da Rua dos Jerónimos.

Avenida Infante D. Henrique (Campo das Cebolas/Praça do Comércio), Lisboa

Este trabalho de acompanhamento arqueológico surgiu no âmbito do projecto de construção de um troço de conduta elevatória na Avenida Infante D. Henrique, entre o Campo das Cebolas e a Praça do Comércio.

Convento dos Barbadinhos, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuado durante a construção e remodelação de áreas para habitação no Convento dos Barbadinhos consistiram na observação de todas as movimentações de terras, mecânicas ou manuais, decorrentes dos trabalhos da empreitada.

Ruas do Vale do Pereiro e Braamcamp, Lisboa

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de duas valas relacionadas com a colocação de infra-estruturas da NOVIS (telecomunicações).

Rua Almirante Reis, nº 11, Almeirim

As escavação arqueológica executadas no centro de Almeirim decorreram da identificação prévia de realidades postas a descoberto aquando da substituição das infraestruturas de esgotos e águas.

Projecto dos Interceptores do Largo do Chafariz de Dentro – Cais do Sodré

Este plano de intervenção arqueológica surgiu no âmbito da definição de processos de minimização de impacte previsto pela implementação do Projecto dos Interceptores do Largo Chafariz de Dentro – Cais do Sodré sobre o património arquitectónico e arqueológico conhecido para a área de afectação.

Ruas Formosa e do Bonjardim, Porto

A ERA-Arqueologia realizou o trabalho de acompanhamento arqueológico da empreitada de Requalificação das Ruas Formosa e Bonjardim.

Rua Carlos Campeão, Tomar

As sondagens de diagnóstico possibilitaram a identificação de contextos arqueológicos com uma longa diacronia de ocupação, tendo-se registado vestígios da Idade do Ferro, do período romano e do período medieval.

Rua de Serpa Pinto, Lisboa

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala de instalação de uma rede de telecomunicações na Rua de Serpa Pinto.

Largo das Mouras Velhas, Faro

A 2ª fase da intervenção realizada no Largo das Mouras Velhas enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e melhor caracterização do sítio arqueológico sito na área do futuro Parque de Estacionamento e na sequência de uma primeira fase de sondagens realizadas em 2004.

Sondagens Arqueológicas no Centro de Almeirim

As sondagens arqueológicas de diagnóstico no centro de Almeirim surgiram na sequência do acompanhamento arqueológico da empreitada de colocação de infraestruturas e da condicionante imposta pelo IGESPAR no sentido de prevenção de impactes negativos sobre o património arqueológico.

Avenida D. Afonso Henriques, Portimão

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito da escavação de uma vala para instalação de condutas telefónicas na Avenida D. Afonso Henriques, em Portimão.

Requalificação da Avenida Luísa Todi e Espaços Envolventes, Setúbal

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação de infraestruturas de electricidade, saneamento, água, telecomunicações e gás, entre outras, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Instalação de cabos de fibra óptica, freguesia de Santa Isabel, Lisboa

O acompanhamento arqueológico efectuado no âmbito da abertura de valas para instalação de cabos de fibra óptica teve como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

Requalificação das Ruas 25 de Abril e Silva Lopes, Lagos (1ª intervenção)

Numa perspectiva de diagnóstico arqueológico da área a afectar pelas obras de requalificação urbana da Rua 25 de Abril e Rua Silva Lopes, estas acções arqueológicas consistiram na realização de 24 sondagens.

Requalificação das Ruas 25 de Abril e Silva Lopes, Lagos (2ª intervenção)

Os trabalhos realizados no âmbito do Projecto URBCOM – Requalificação Urbana da Ruas 25 de Abril e Silva Lopes enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes da área a afectar pela obra, tendo já presente a informação resultante das sondagens de diagnóstico previamente realizadas.

Centro histórico de Lagos (colocação de cabos da Cabovisão)

A necessidade de efectuar movimentações de terra com afectação do subsolo urbano, em algumas zonas do centro histórico com especial sensibilidade arqueológica, motivou o acompanhamento arqueológico durante a abertura de valas.

Largo do Chafariz de Dentro ao Terreiro do Trigo, Lisboa (diagnóstico)

O objectivo deste trabalho foi a realização de um diagnóstico prévio que permitisse fundamentar, planear e orçamentar todas as intervenções arqueológicas subsequentes, quer de escavação, quer de acompanhamento de obras, assim como fornecer dados fundamentais para o planeamento da empreitada geral.

Rua 1º de Dezembro e outras, Lisboa

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da abertura de valas e movimentação de terras no âmbito da instalação das infraestruturas de fibra óptica em nove ruas da cidade de Lisboa.

Rua Garcia da Horta (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

Estes trabalhos visaram a minimização do impacte do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo) sobre o património arqueológico na Rua Garcia da Horta.

Rua do Telhal, nº 2-10 (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico consistiram na minimização do impacte do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo) sobre o património arqueológico na Rua do Telhal.

Rua do Barão (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

Esta intervenção visou a minimização do impacte do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações sobre o património arqueológico na Rua do Barão.

Calçada do Forte (telecomunicações - Telcabo), Lisboa

No âmbito do empreendimento de abertura de valas para telecomunicações (Telcabo), este trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a minimização do impacte sobre o património existente na Calçada do Forte.

Muralha de Praia da Vitória, Terceira, Açores

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área adjacente à Muralha da Frente Marginal da Praia da Vitória, assim como a Caracterização do Estado de Conservação e Proposta de Recuperação deste monumento.

Ruas de São Julião, da Prata e do Comércio, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da reabertura de valas para a colocação de cabos de electricidade de Média Tensão

Calçada do Cabra, Lisboa

Estes trabalhos visaram a minimização do impacte sobre o património decorrente da realização de uma vala para colocação de um sistema de telecomunicações.

Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, Lagos

Realizou-se a avaliação prévia do potencial arqueológico e de minimização de impactes sobre o eventual património arqueológico na área a afectar pela empreitada.

Quartel da Atalaia, Tavira

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para colocação de uma conduta e da abertura de um cabouco para construção de um maciço de suporte a uma torre de telecomunicações.

Zona Centro da Guia, Albufeira

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área abrangida pelo projecto de Rectificação, Dotação de Infraestruturas e Arranjo Paisagístico da Zona Centro da Guia.

Rua 5 de Outubro e adjacentes, Albufeira

O acompanhamento arqueológico da empreitada efectuada no centro histórico de Albufeira visou precaver eventuais situações de afectação sobre o património edificado ou arqueológico decorrentes do desenvolvimento das obras.

Praça Marquês de Pombal, Vila Real de S. António (obelisco)

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação sobre o Obelisco localizado na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de S. António.

Capela de S. Lourenço – Vale de Boi, Vila do Bispo

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram na empreitada de abertura de valas para colocação de lancis e instalação eléctrica em redor da Capela de S. Lourenço, bem como na colocação de infraestruturas de electricidade na Rua de S. Lourenço.

Convento dos Barbadinhos (Rua Alviela), Lisboa

A intervenção teve como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de abertura de valas para instalação de redes de telecomunicações.

Centro Histórico de Tavira

O acompanhamento arqueológico enquadrou-se numa perspectiva preventiva e de minimização de impactes patrimoniais face às obras previstas no âmbito da empreitada de Execução das Infraestruturas e Requalificação do Espaço Público na Vila-a-Dentro

Muro de Suporte e Estabilização de Talude, Burgau, Vila do Bispo

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados nos trabalhos de abertura de vala, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Calçada do Combro, 127, Lisboa

Estas acções de acompanhamento visaram prevenir o impacto provocado pela remoção de terras no subsolo resultante desta empreitada, salvaguardando o património arqueológico.

Praça dos Restauradores, nº 72, Lisboa

Os trabalhos consistiram na realização do acompanhamento arqueológico da abertura de vala na via pública para a colocação da fibra óptica, de modo a avaliar e minimizar eventuais impactes sobre vestígios arqueológicos.

Antigo Parque de Festas, Tavira

Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico visaram a obtenção de informação que auxiliasse o desenvolvimento da construção do Centro de Arte Contemporânea no antigo Parque de Festas, bem como a definição de condicionantes arqueológicas.

Largo Trindade Coelho, Lisboa

O acompanhamento arqueológico da requalificação do Largo Trindade Coelho visou a minimização de impactes sobre eventuais vestígios arqueológicos e patrimoniais afectados pelas movimentações de terras.

Rua de São Bento e Avenida D. Carlos I, Lisboa

Inseridos numa Zona de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, os trabalhos de abertura de vala foram alvo de um acompanhamento minucioso e permanente, tendo sido feito todo o registo descritivo e fotográfico dos trabalhos.

Novo Terminal Fluvial no Interface do Terreiro do Paço

A área intervencionada localiza-se em zona de nível 2 do PDM de Lisboa, implicando a obrigatoriedade de acções de acompanhamento arqueológico permanente.

Rua da Oliveira, Lagos

A ERA levou a cabo trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da abertura de valas para a colocação de cabos da CaboVisão.

Hotel Barata Salgueiro, Rua do Salitre, Lisboa

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se no âmbito das medidas de minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes da instalação de infraestruturas de electricidade no subsolo.

Espaço Público da Ribeira das Naus, Lisboa

Estas acções de diagnóstico arqueológico foram preconizadas no âmbito da requalificação do Espaço Público da Ribeira das Naus, com a realização de sondagens em áreas referentes ao antigo Arsenal da Marinha.

Travessa das Casas Pintadas, centro histórico de Évora

Os objectivos desta intervenção prendiam-se com a detecção de eventuais vestígios de interesse patrimonial que pudessem vir a ser afectados do decorrer dos trabalhos de escavação da empreitada de colocação de rede de fibra óptica.

Rua Cardeal Netto e Rua dos Peixeiros, Lagos

A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da abertura de valas para a colocação de cabos da CaboVisão.

Reforço dos cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco

O objectivo foi verificar a eventual existência de vestígios arqueológicos junto dos materiais dragados, tendo a intervenção sido realizada mediante a devida autorização por parte do IGESPAR/Divisão de Arqueologia Naútica e Subaquática.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça de D. Luís, Lisboa

Em 2011, realizou-se um diagnóstico arqueológico no âmbito da construção do Parque. Posteriormente, foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, destacando-se quatro estruturas portuárias. Mais tarde, em 2013, foi identificado um contexto arqueológico que faz recuar até à época Romana os vestígios de utilização/ocupação desta área.

Largo José Afonso, n° 69 e 68 A, Setúbal

Efectuaram-se 2 sondagens de diagnóstico, não se tendo registado contextos arqueológicos preservados em nenhuma das áreas intervencionadas.

Travessa do Açougue, Lisboa

Foram realizadas 2 sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de abertura de valas para a colocação de infraestruturas de telecomunicação.

Rua da Boavista, Lisboa

As acções arqueológicas realizadas na Rua da Boavista consistiram no acompanhamento de uma vala para instalação de fibra óptica da Vodafone.

Rua dos Sapateiros, nº 79, Lisboa

A ERA concretizou uma sondagem de diagnóstico arqueológico/mitigação de impacte no âmbito da abertura de uma vala para implantação de uma fossa séptica.

Calçada da Estrela, Lisboa

O objectivo desta intervenção prendeu-se com a mitigação do eventual impacte patrimonial provocado pela implementação de infraestruturas eléctricas.

Rede Primária F4 de gás natural – Plano Director da Zona Nascente de Braga

Através da definição de uma estratégia geral de intervenção, visou-se garantir a execução de todos os trabalhos de escavação previstos, compatibilizando a sua evolução com a salvaguarda do património arqueológico.

Mercado do Livramento, Av. Luísa Todi, 163, Setúbal

No âmbito da requalificação do Mercado, esta intervenção decorreu do facto de a criação de uma estrutura de acesso implicar a afectação da zona onde se acreditava existir a muralha correspondente ao Baluarte do Livramento.

Requalificação Ambiental e Paisagística da Envolvente às Muralhas de Elvas

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação e restauro das Muralhas de Elvas, nos troços entre as Portas de Olivença e o Baluarte do Trem, estruturas protegidas juridicamente como Monumento Nacional.

Requalificação Urbana da Vila de Odemira

Foi programada a abertura de um conjunto de sondagens prévias de diagnóstico em locais com potencial arqueológico.

Rua Afonso de Albuquerque, 13-23, Peniche

A intervenção resultou de este projecto se inserir na Zona Especial de Protecção da Fortaleza de Peniche (Monumento Nacional) e na Zona de Protecção da Igreja de S. Pedro (Imóvel de Interesse Público).

Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, Sintra

Estes trabalhos de prospecção arqueológica foram realizados no âmbito da elaboração do Relatório Ambiental do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte.

Travessa do Chão de Loureiro, Lisboa

Os trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais afectados pela empreitada de colocação de infraestruturas de telecomunicações e contemplaram o acompanhamento arqueológico das acções com remeximento do subsolo.

Rua de São Paulo, nº 49-59, Lisboa

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico da abertura de vala para colocação de cablagem de média tensão.

Rua Conde Nova Goa, em Lisboa

Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de escavação mecânica de três valas para a instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Instalação de Condutas de Distribuição de Gás — Delães — V. N. de Famalicão

Os trabalhos arqueológicos procuraram avaliar, por um lado, o eventual grau de destruição do sítio pelas valas já escavadas e, por outro, diagnosticar a presença de contextos preservados em zonas ainda não abertas.

Praça Joaquim António de Aguiar, Rua José Elias Garcia e Rua João de Deus, Évora

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito de uma empreitada de colocação de infraestruturas de telecomunicações.

Alto do Coruto, Escariz, Arouca

Foi aberta uma sondagem de 5m2 numa área de concentração de blocos graníticos que poderiam corresponder à Mamoa 2 da Urreira descrita por Fernando Silva (2004).

Rua Serpa Pinto e Rua do Raimundo, Évora

Os trabalhos preconizaram o acompanhamento de duas sondagens manuais para a colocação de caixas contendo intensificadores de sinal da rede NOS.

Largo do Chão do Loureiro, Lisboa

Os trabalhos foram realizados em duas fases, consistindo a primeira na execução de duas sondagens de diagnóstico e a segunda no acompanhamento arqueológico da abertura de vala para a colocação de infraestruturas de telecomunicações.

Rua Nova do Carvalho, nº 66, Lisboa

Durante o acompanhamento da reabertura de vala para colocação de dois tubos de fibra óptica, não foram identificadas estruturas e vestígios arqueológicos.

Rua do Cano, Rua de S. Manços, Travessa de S. Joãozinho, Évora

No âmbito da colocação de infraestruturas de eletricidade, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram sobre as movimentações de terras inerentes à execução da empreitada.

Avenida de São Domingos, Elvas, Recuperação e Reabilitação do troço da Muralha

Estes trabalhos consistiram na abertura de três sondagens de diagnóstico, encostadas ao pano de Muralha, com o objectivo de obter uma leitura estratigráfica e a caracterização do seu processo construtivo.

Ruas General Morais Sarmento e D. Frei Manuel do Cenáculo, Beja

A intervenção correspondeu ao acompanhamento da abertura de cerca de 400m de valas para a passagem de cabos de fibra óptica da Vodafone.

Reforço e protecção da arriba da Praia do Quebrado, Peniche

A área intervencionada localiza-se junto ao istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI, chamada a “ilha” de Peniche.

Rua de São Domingos à Lapa, Lisboa

A empreitada foi efectuada sobre infraestruturas pré-existentes, isto é, tubagens de telecomunicações já instaladas, paralelamente à via de circulação automóvel.

Rua da Glória, Lisboa

Os trabalhos de abertura de vala foram efectuados sobre infraestruturas pré-existentes, isto é, tubagens de telecomunicações já instaladas em vala sob o local de passagem pedonal.

Avenida da Ribeira das Naus, Lisboa

Os labores arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento de requalificação da Avenida da Ribeira das Naus, na sua primeira fase, dedicada ao avanço de margem previsto no projecto desta empreitada.

Parque Central do Cartaxo

Os trabalhos de remoção mecânica para a instalação do Parque Subterrâneo Automóvel permitiram identificar contextos arqueológicos preservados que tudo indicava pertencerem a um antigo complexo religioso.

Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís I, Lisboa

Neste trabalho foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, do qual se destacaram quatro estruturas portuárias (séculos XVII e XVIII): um cais de madeira e alvenaria, um estaleiro naval de grandes dimensões, o cais do Forte de São Paulo e o cais da Casa da Moeda.

Praça da Figueira, n.º 1, Lisboa

O objectivo principal foi a detecção de vestígios patrimoniais que pudessem ser afectados pelo empreendimento de reabertura de vala neste local.

Largo de São Sebastião, São Brás de Alportel

As obras de requalificação do Largo implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, já que se desenvolviam no local onde, presumivelmente, se encontra a Ermida de São Sebastião, edificada no século XVII e demolida em 1893.

Rua Beato Rodrigues e Av. Combatentes da Grande Guerra, Alcochete

O objectivo desta intervenção foi o diagnóstico prévio de uma área abrangida por uma Zona Especial de Protecção da Igreja de Alcochete, Capela da Nossa Senhora da Vida e Igreja da Misericórdia de Alcochete.

Escadinhas do Duque e Calçada da Glória, Lisboa

Esta intervenção visou definir os critérios que fundamentariam as acções de conservação e de arqueologia relativas ao troço de Muralha Fernandina existente na área do património edificado da CP.

Rua de José Estevão e Travessa da Lingueta (Santo António), Peniche

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de salvaguarda e preservação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos existentes na área do projecto de Requalificação do espaço urbano no antigo espaço do Jogo da Bola.

Estação do Areeiro, Linha Verde do Metropolitano de Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito da Empreitada de Ampliação e Remodelação da Estação do Areeiro foram adjudicados à ERA pela da Hagen SA no ano de 2009 e prolongaram-se de forma periódica até 2012.

Rua Zeferino Brandão, centro histórico de Santarém

A ERA concretizou o acompanhamento arqueológico da obra de abertura de vala para a implantação de cabos de telecomunicações nesta rua do centro histórico de Santarém

Rua Marquês Ponte de Lima e adjacentes, Mouraria, Lisboa

Estes trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes das obras de Requalificação do espaço Público da Mouraria.

Requalificação do Terreiro do Paço, Lisboa

Enquadrado no empreendimento de remodelação do Terreiro do Paço, este acompanhamento arqueológico resultou deste local se encontrar em Zona de Nível I do PDM de Lisboa, pelo que as obra afectariam uma área com potencial arqueológico.

Requalificação da Marginal de Sesimbra – Marginal Poente e Largo da Marinha

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a identificação e caracterização de bens arqueológicos, bem como a implementação de medidas de minimização dos impactos sobre os mesmos.

Largo da Rosa, Mouraria, Lisboa

Esta intervenção resultou da identificação de restos humanos nas terras provenientes de uma vala aberta no Largo da Rosa, no âmbito do acompanhamento arqueológico do projecto de remodelação da Mouraria de Lisboa, durante o qual foram recolhidos dois crânios e diversos outros ossos.

Remodelação da Envolvente do Elevador da Bica, Lisboa

Os trabalhos acompanhamento arqueológico concluídos no bairro da Bica ofereceram uma importante imagem da evolução desta área de Lisboa.

Aqueduto das Águas Livres, Carenque

No âmbito do empreendimento de Construção da 2ª Fase da Nova Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês, Foi realizada uma sondagem de diagnóstico sob o arco do aqueduto, na Rua do Arco, freguesia da Mina.

Centro de Artes e Tecnologia, Belém, Lisboa

Durante a intervenção foram detectadas diferentes realidades arqueológicas. A fase mais recente (séc. XX) materializou-se pelas edificações de carácter industrial relacionadas com a antiga Central Tejo, complexo conhecido pela produção de electricidade a carvão.

Rua de São Bento, Lisboa

No decorrer dos trabalhos de acompanhamento arqueológico, foram registados depósitos de aterro de regularização de superfície, de cronologia contemporânea, e infraestruturas de água e esgoto, as quais foram alvo de registo fotográfico.

Rua de São Julião/Rua Augusta, Lisboa

Estes labores arqueológicos integraram-se no empreendimento de abertura de vala para instalação de cablagem de fibra óptica na Rua de São Julião/Rua Augusta.

Rua dos Lagares, 24, Lisboa

Durante a remoção mecânica dos depósitos de superfície (aterros recentes), no âmbito da abertura das fundações para construção de um posto de transformação (PT), foi detectada a presença de restos humanos, pelo que se suspenderam os trabalhos com recurso a meios mecânicos.

Variante dos Capuchos, Leiria

Nesta intervenção, é de salientar a identificação de diversos contextos arqueológicos enquadráveis numa ampla diacronia, desde a Pré-historia Antiga (Paleolítico Inferior) à Época Contemporânea.

Travessa de Remolares e Rua Nova do Carvalho, Lisboa

Esta intervenção realizou-se no âmbito da reabertura de uma vala de implantação de infraestruturas de comunicações no cruzamento entre a Travessa de Remolares e a Rua Nova do Carvalho.

Rua dos Remédios, Alfama, Lisboa

Os trabalhos permitiram recolher um conjunto de dados que ajudam a complementar as nossas noções sobre a evolução e desenvolvimento do urbanismo nos últimos 3 séculos desta área da cidade de Lisboa, e em particular deste antigo arruamento.

Rua da Boavista, n.º 30-32, Lisboa

Estes labores foram realizados no âmbito da reabertura de uma vala para implantação de um novo ramal de telecomunicações da PT/MEO.

Largo de São Francisco, Alcácer do Sal

Tendo-se desenvolvido entre o Largo de S. Francisco e o Largo da Amoreira (situado nas imediações do Castelo), os trabalhos de acompanhamento arqueológico cingiram-se às intervenções no solo e no subsolo.

Rua de Cicioso e Rua de D. Braz, Évora

Os trabalhos consistiram no acompanhamento arqueológico de abertura de vala para telecomunicações na Rua de Cicioso e na Rua de D. Braz.

Rua das Gaivotas, 10-22, Lisboa

Estas ações de acompanhamento arqueológico inseriram-se numa empreitada de instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Plano de Urbanização da Entrada Norte da cidade de Setúbal

Na fase inicial foi efetuado um levantamento bibliográfico, cartográfico e documental dos sítios arqueológicos localizados na proximidade da área de afetação. Posteriormente, realizou-se a prospeção sistemática de toda a área a intervencionar.

Ruas Sousa Refoios e Infantaria, Coimbra

Efetuou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de 76 metros de vala e três caixas para instalação de infraestruturas de comunicações da Portugal Telecom.

Rua de Artilharia 1, Lisboa

Estas ações de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da abertura de valas para colocação de cabos de telecomunicações.

Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Príncipe Real, Lisboa

Estes trabalhos decorreram no âmbito do planeamento e licenciamento de um projeto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo localizado na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

Requalificação Urbana do Alto de Santa Catarina, Lisboa

Não foram identificados níveis arqueológicos preservados que justificassem alterações ao projeto de requalificação urbana, tendo sido realizado o registo gráfico e fotográfico das realidades arqueológicas observadas, como medida de salvaguarda.

Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória, Lisboa

No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau.

Parque de Estacionamento do Campo das Cebolas, Lisboa

Na generalidade, os contextos estratigráficos observados nas diversas sondagens enquadraram-se numa cronologia contemporânea (séculos XIX/XX), estando associados à utilização do Campo das Cebolas como área portuária e sua posterior desativação.

Requalificação da Calçada da Ajuda, Lisboa

Foi identificado um conjunto de estruturas ligadas ao saneamento e ao escoamento de águas pluviais construídas na segunda metade do século XIX e relacionadas, à época, com preocupações de higiene e saúde pública.

Rua Garrett, n.º 47, Lisboa

Os trabalhos consistiram na escavação de duas sondagens de diagnóstico e no acompanhamento da abertura de uma vala, tendo como resultado a identificação de duas estruturas hidráulicas possivelmente enquadráveis no período pombalino.

Rua Bartolomeu de Gusmão 3/Rua do Chão da Feira, Lisboa

Não foram detetados estruturas ou materiais arqueológicos, correspondendo as realidades observadas a áreas amplamente remexidas no âmbito de anteriores obras de implantação de infraestruturas contemporâneas.

EDP-CAT, Rampa da Cordoaria Nacional, Lisboa

Foi detetado um contexto arqueológico integrando elementos em madeira, tendo sido avançada a hipótese de corresponder à Rampa “dos Escaleres Reais” da Cordoaria Nacional, mandada construir pelo Marquês de Pombal e concluída no início do reinado de D. Maria I.

Calçada dos Barbadinhos, n.º 138, Lisboa

Durante os trabalhos de reabertura de uma vala para telecomunicações não foram detetadas quaisquer evidências de materiais ou contextos de carácter arqueológicos preservados.

Condomínio do Freixo Azóia, Colares

No sentido de diagnosticar o potencial arqueológico do local, procedeu-se à realização de sondagens de diagnóstico, dispersas pelas principais áreas a afetar e recorrendo a meios mecânicos de escavação.

Rua do Vale, Lisboa

Foram acompanhados os trabalhos de escavação mecânica de abertura de uma vala, tendo sido realizado o registo gráfico e fotográfico das realidades observadas.

Travessa Francisco Resende, Lisboa

A intervenção inseriu-se na Categoria C de trabalhos arqueológicos – ações preventivas a realizar no âmbito de trabalhos de minimização de impactes devidos a empreendimentos públicos ou privados, em meio rural, urbano ou subaquático.

Travessa do Chão da Feira, Lisboa

A intervenção correspondeu ao acompanhamento da reabertura de uma vala para a instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Supressão de Barreiras Urbanísticas no Centro Histórico de Chaves

A intervenção visou a deteção de vestígios arqueológicos que poderiam ser afetados pelo desenvolvimento das obras de supressão de barreiras urbanísticas e arquitectónicas e renovação de mobiliário urbano e sinalética no centro histórico de Chaves.

Projeto de Requalificação do Espaço Exterior dos Quartéis de Moura

A área geográfica intervencionada situa-se na zona envolvente ao Edifício dos Quartéis de Moura, tratando-se este edifício de um complexo militar do século XVII, fortemente associado às Guerras da Restauração da Independência.

Rua Visconde de Trevões e Largo do Adro, Trevões

As cinco sondagens arqueológicas realizadas permitiram registar um conjunto de elementos antrópicos, relativos a nove grandes momentos/fases de utilização, abandono e reformulação deste espaço, e que apontavam para um contexto de necrópole.

Estrada de Santa Eufémia e Rua Miguel Torga, Sintra

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito do projeto de Beneficiação da Estrada de Santa Eufémia e da Rua Miguel Torga.

Av. Severiano Falcão, Lote 6, Prior Velho, Loures

As obras a realizar implicavam a afetação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolviam na Zona Especial de Proteção da “Casa da Quinta da Francelha de Cima”, Imóvel de Interesse Público. Assim, foram realizadas 6 sondagens arqueológicas de diagnóstico com meios mecânicos.

Empreendimento Alcântara Rio, Lisboa

A ERA-Arqueologia elaborou um Plano de Atuação Arqueológica com vista a averiguar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto Empreendimento Alcântara Rio.

Empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Odivelas

Estes trabalhos decorrem de uma solicitação da Câmara Municipal de Odivelas relativamente à Empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Odivelas, mais concretamente na Rua Neto, que decorria sem trabalhos arqueológicos.

Quinta Paço do Lumiar, Lisboa

A implementação deste empreendimento implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolvia numa área classificada como Conjunto de Interesse Público do Paço do Lumiar.

Rua do Jardim do Tabaco/Travessa do Cais da Lingueta, Lisboa

As empreitadas para implantação de cablagem de baixa e média tensão, tubagem de esgoto e cablagem de telecomunicações implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, uma vez que se desenvolveram em Zonas de Intervenção de nível II do PDM de Lisboa.

Projeto de Ampliação e Remodelação da Estação de Arroios, Lisboa

A empreitada envolvia a afetação de áreas com potencial arqueológico, desenvolvendo-se em Zonas de Intervenção de nível III do PDM e na Zona Especial de Proteção do Convento de Arroios/Convento de Nossa Senhora da Nazaré.

Largo do Terreiro da Feira, Mértola

A intervenção arqueológica enquadrou-se no projeto de requalificação do Largo do Terreiro da Feira, perante a possível incidência dos trabalhos de implementação sobre os contextos funerários da Idade do Ferro, localizados na área de afetação direta e indireta do projeto.

Mercado do Bom Sucesso, Porto

O relatório levado a cabo pela ERA descreveu o estado de conservação, diagnóstico de patologias e os pressupostos da intervenção de conservação e restauro para a totalidade do património integrado que se propunha alterar.

Rua das Cruzes da Sé, 15, Lisboa

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se no projeto de reabertura de valas para a colocação de infraestruturas na área situada entre a Rua Cruzes da Sé, a Travessa do Almargem e a Rua Afonso de Albuquerque.

Rua 5 de Outubro, Estremoz

O acompanhamento arqueológico incidiu sobre as movimentações de terras resultantes da abertura de vala para instalação de um cabo de eletricidade, tendo sido possível identificar a presença de restos humanos.

Pousada Rainha Santa Isabel, Largo D. Dinis, Estremoz

Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se na empreitada de substituição da torre arrefecimento do Chiller do Sistema de AVAC da Pousada Rainha Santa Isabel.

Fortaleza de Campo Maior

A ERA levou a cabo a realização de sondagens arqueológicas na zona exterior a Sul da Fortaleza de Campo Maior, onde se implantaria uma urbanização, no âmbito da ação da Câmara Municipal para Realojamento de Agregados Familiares em Situação de Ocupação Ilegal do Espaço Público.

Remodelação do Balneário Municipal do Castelo (Lisboa)

Durante os trabalhos procedeu-se à abertura de cinco valas e de uma área de perfil quadrangular, tendo em consideração os sectores que seriam afetados pela empreitada de remodelação dos balneários.